Ubatuba – Após o envio de alertas falsos de terremoto para usuários de Android, na madrugada desta sexta-feira (14), o Google se desculpou por causar desespero nas pessoas.
Segundo a empresa, aparelhos Android possuem um sistema complementar que capta vibrações de terremotos para, se necessário, enviar alertas aos usuários com avisos e cuidados a serem tomados em situações de urgência. Apesar disso, o Google afirmou que esse sistema não substitui alertas oficiais, que geralmente são enviados pela defesa civil de cada município.
O Google declarou que não sabe o motivo do envio das mensagens e disse que de alguma forma, o sistema teria reconhecido vibrações no litoral de São Paulo. Após a confusão a empresa afirmou que desativou este recurso.
A Defesa Civil de São Paulo esclareceu que não emitiu nenhum alerta oficial sobre o fenômeno. “Até o momento, não há registro de ocorrência relacionada com possível terremoto no estado”, informa o comunicado, publicado às 3h10 nas redes sociais.
Confira a nota do Google na íntegra:
“O Sistema Android de Alertas de Terremoto é um sistema complementar que usa celulares Android para rapidamente estimar vibrações de terremotos e oferecer alertas para as pessoas. Ele não foi desenhado para substituir nenhum outro sistema de alerta oficial. Em 14 de fevereiro, nosso sistema detectou sinais de celulares em localização próxima ao litoral de São Paulo e disparou um alerta de terremoto aos usuários na região. Nós desativamos prontamente o sistema de alerta no Brasil e estamos investigando o ocorrido. Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas.”
© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. – Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996