>
domingo, 7 de agosto de 2022 - 13:04 h

TEMPO REAL

 

Capa / Nacional / Lula fala a Sérgio Moro por cinco horas em Curitiba

Lula fala a Sérgio Moro por cinco horas em Curitiba

Matéria publicada em 10 de maio de 2017, 19:16 horas

 


PM em frente ao prédio da justiça militar de curutiba.  (Lula Marques/AGPT)

PM em frente ao prédio da justiça militar de curutiba. (Lula Marques/AGPT)


Brasília –
 Em depoimento ao juiz Sérgio Moro nesta quarta-feira (10), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou ter ocultado ser dono do triplex no Guarujá, no litoral de São Paulo. Lula respondeu a perguntas de Moro, da assistência de acusação, de procuradores do Ministério Público Federal e fez as alegações finais.

O ex-presidente é acusado de ter recebido propina de R$ 3,7 milhões da empreiteira OAS por meio das reformas em um apartamento triplex no Guarujá, litoral de São Paulo. Em troca, a empresa seria favorecida em contratos.

O depoimento de Lula começou por volta das 14h15. Usando uma gravata com as cores da bandeira do Brasil, o ex-presidente entrou no prédio da Justiça Federal acompanhado de seu advogado Cristiano Zanin. Manifestantes favoráveis e políticos aliados acompanharam Lula até o prédio. Entre os aliados que foram até Curitiba para apoiá-lo, estava a ex-presidente Dilma Rousseff.

Segurança

O depoimento ocorreu sob forte esquema de segurança na área externa do prédio. Cerca de 3 mil profissionais de segurança pública das esferas federal, estadual e municipal foram mobilizados. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, desse total, cerca de 1,7 mil são policiais militares que atuam em Curitiba.

Durante todo o dia, centenas de policiais militares fizeram um bloqueio em um perímetro de 150 metros ao redor do prédio da Justiça Federal. Agentes da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal cuidaram do isolamento do próprio prédio. Os profissionais também acompanharam os atos a favor e contra Lula e fizeram a escolta do carro do ex-presidente.

Manifestantes contra e a favor de Lula realizaram atos em pontos diferentes da capital paranaense. De acordo com o governo estadual, cerca de 6 mil manifestantes que apoiam Lula foram a Curitiba para acompanhar o interrogatório.  Ao todo, foram 128 ônibus vindos de vários estados do país. Grupos contrários ao ex-presidente também foram para a cidade, mas a Polícia Militar informou que não recebeu notificações de ônibus fretados por eles.

O Ministério Público Federal (MPF) o acusa de ter recebido o imóvel como parte de propina da OAS, que tinha contratos com a Petrobras.

Lula também negou ter orientado o ex-presidente da OAS Leo Pinheiro a destruir as provas de registros documentais de supostos pagamentos de propina ao PT. Lula confirmou que visitou o imóvel, porque a OAS pretendia vendê-lo para sua família. Mas disse que não orientou nenhuma reforma no imóvel.

O juiz questionou o ex-presidente sobre um documento de adesão de uma unidade duplex no edifício em Guarujá que depois acabou se transformando em triplex. De acordo com Moro, o documento foi apreendido na casa do ex-presidente e não está assinado. “Então não está assinado, doutor… Talvez quem acusa saiba como foi parar lá. Eu não sei como está um documento lá em casa, sem adesão de 2004, quando a minha mulher comprou o apartamento [da Bancoop] em 2005”.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

31 comentários

  1. Engraçado que não há essa repercussão qndo outros politicos, principalmente de direita, são citados na Lava Jato. Se o cara deve, tem que pagar pelo que fez assim como todos os outros.. Justiça é imparcial amigos, pelo menos em sua tese sim.

  2. Eu só tenho uma certeza!!!! Quem defende ou é Petista, não o faz por ideologia, mas porque já mamou muito na teta do governo anterior.

  3. A César o que é de César

    Odebrecht depositou “65 milhões de dólares em contas do Temer no exterior” e entregou os comprovantes dos depósitos para a cúpula da lava jato, tudo documentato e a Globo nada fala. Já fazem 3 anos que estão tentando provar que o o sítio e o Triplex pertencem ao Lula, por enquanto só blábláblá, não existe nenhuma prova documental, só suposições e denúncias a troco de redução de pena. LULA 2018.

  4. Não sei o que foi mais vergonhoso para lula e o PT, se foi o fiasco da greve ou do apoio de ontem. O que me alegra é ver que o povo acordou, pelo menos a grande maioria que poderia elegê-lo, pois não havia sequer 3 mil pessoa ontem, apesar de alguns politicos, citarem 50 mil kkkkk. Estes precisam ser melhor assessorados por que seria impossível alocar mais de 10 mil pessoas naquela praça rsrsrs, mas o importante é ver que, para apoiar luladrao foi preciso pagar as pessoas, oferecer-lhes dinheiro, comida. E, pior ainda, mesmo pagando, não tiveram o esperado, e tiveram que trazer ônibus de esfomiados da venezuela, paraguai e bolivia kkkkkkkkk lULA ACABOU junto com sua quadrilha de corruptos . GRAÇAS A DEUS. idiotas sempre vão existir, como estes que aqui defendem esse ladrão, mas não fazem diferença.

  5. Mais uns dois depoimentos desses e o Lula acaba convencendo o Moro a ser seu candidato a vice em 2018.

  6. Impressionante como ainda defendem esse homem. Para quem diz que não há provas. As provas existem, qualquer um que está minimamente por dentro da operação lava jato, acompanha na íntegra as delações, conhece as acusações e as provas sabe muito bem disso. Até os petistas sabem que a situação do Lula é muito delicada.

    Dizer que é inocente, até agora 100% dos políticos disseram ser (ainda que presos, como Cabral, Cunha e toda a cúpula do PT). Apenas os empresários, marqueteiros, doleiros e etc. que assumiram o erro, pois é evidente. O batom na cueca existe, agora, se isso não é o bastante, e acham que o batom pode ter aparecido ali por mágica, tudo bem…

    E o “mau maior” não é apenas a questão do triplex ou sítio, pois isso é irrelevante (apesar de estar sendo também julgado por isso), mas como foi montada toda a quadrilha, o aparelhamento que fizeram nas estatais, principalmente para se perpetuarem no poder. Antes mesmo da lava jato o Romeu Tuma Jr. já falou em seu livro como eram os bastidores do governo do PT, pois esteve lá dentro, não tem nada de novidade…

  7. Moro firmou-se ontem como o melhor cabo eleitoral de Lula 2018.

  8. A CULPA É DA MARISA KKKKKK

  9. Enquanto nao provarem nada, meu voto, ainda é do lula!!!!

  10. Lula 2016:
    “não precisam desse negócio de condução coercitiva, era só me chamar que eu ia lá depor numa boa”
    Lula 2017:
    Dois HC, um pedido de suspeição, um pedido de suspensão do processo, um pedido de adiamento, muito choro, convocação da militância
    Será preso com as mesmas provas que são presos traficantes, estupradores e assassinos: testemunhas, documentos, interceptações telefônicas etc.
    Mas os idiotas de plantão acham que provas é uma declaração escrita de próprio punho, assinada e com firma reconhecida do lula assumindo toda sua sujeira.

  11. No final o Lula agradeceu a oportunidade de tamanha propaganda política para 2018? Sem querer ou não esse Sergio Moro já merece o prêmio de melhor cabo eleitoral do petista para a próxima eleição.

  12. Melhores momentos II:

    Moro: “Tem um documento aqui que fala do triplex….”
    Lula: “Tá assinado por quem?”
    Moro: “Hmm… A assinatura tá em branco…”
    Lula: “Então o senhor pode guardar por gentileza!”

    • Acharam o documento na casa do vagabundo, mas ele não sabe de nada rsrsrs E tem gente que defende esse verme. Por causa de vagabundos como vc que defende vagabundo, que o país esta nesta “M”. O trouxa do luladrão esta vendo muito filme, ele acha que provas é só as que contem a assinatura dele rsrsrs, Típico de petista mesmo. O pior é que o vagabundo desvia dinheiro que poderia construir 1000 hospitais, e vem um imbecil e defende. PQP

    • Prezado Sr. C. Augusto. Tem Polícia Federal, Ministério Público, Moro, Globo, Interpol, delatores, CIA, FBI, James Bond tentando rastrear a “fortuna” do Lula e não conseguem nada. Quem sabe vc, uma nulidade de um coxinha, não consegue?

    • Fala sério…é o macunaíma de nome novo de novo?????? ninguém aguenta mais macunaíma. Só pode ser, não é possível que tenha tanta gente ignorante e inocente assim.

    • C. Augusto, aí é melhor vc se entender com ele. Não me meto em briga de casal, valeu?

    • O problema do pais é tão maior que estão discutindo Triplex com lula. Justiça merda brasileira. Tantas coisas super mais importante e de emergência. ISSO É BRASIL PIADA.

  13. A melhor parte do depoimento.

    Moro: “O sr. não sabia dos desvios da Petrobrás?

    Lula: “Ninguém sabia dos desvios da Petrobrás. Nem eu, nem a imprensa, nem o senhor, nem o Ministério Público e nem a PF. Só ficamos sabendo quando grampearam o Youssef.”

    Moro: “Mas eu não tinha que saber. Eu não tinha nada com isso.”

    Lula: “Tinha sim, foi o senhor que soltou o Youssef.”

    #ChupaMoro
    #LulaÉoCara

  14. Vai demorar muito a “cereja do bolo,”???

  15. Como ele sempre fala não sabe de nada, cuidado se vc cair nas mãos de Deus hum…

  16. Enquanto os caçadores de pedalinho não arranjarem uma prova contra o homem mais investigado do Brasil, não adianta espernear, coxinhada nervosinha adoradora do Pato da Fiesp, paneleiros histéricos e outros marionetes da Gloebbels.
    No mais, é isso… Os cães ladram e a caravana passa.

    • Não diria caravana… Diria bonde!

    • Que seja bonde, passa. Agora, quem só passa vergonha é pobre de direita/coxinha/trouxinha/escondidinho: eterno bovino a mugir servil e alegremente para o abatedouro.

    • Pow macunaima, vai em outra esquina, em outra reunião de fundo de quintal com seus amigos acéfalos defensores de bandido, e tentam formular outra frase que contenha mais de 10 palavras. Essa sua resposta já esta manjada. Pelo amor de Deus, é a mesma resposta em todos os comentários. Espera o lula regurgitar alguma coisa para vc repetir, porque essa já esta passada.

    • Ah, para, Charle August!! Hum… Tá sempre dando pitaco nas minhas postagens. Vai dizer que não curte, vai?

  17. Geraldo Claret Plauska

    Vocês querem prender o Lula. Então, prendam logo, porque se não o prenderem,ele pode mandar prender vocês amanhã. Cambada de coxinhas idiotas, manipulados, alienados, gado da rede Globo. As reformas dos golpistas estão aí para arrebentarem com vocês e suas gerações futuras. VAI P’Ra RUA, MONTE de MERDAS.

    • Pode acontecer realmente… Postura típica de ditador! Vai ser por isso mesmo que daremos a resposta ( de novo) nas urnas!

    • Como é que você ainda defende uma pessoa como essa meu amigo. Aiai. ….cada povo tem o que merece mesmo…. Desisto

Untitled Document