terça-feira, 18 de junho de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Nacional / Após desobedecer liminar, Renan diz que decisão do STF é ‘para se cumprir’

Após desobedecer liminar, Renan diz que decisão do STF é ‘para se cumprir’

Matéria publicada em 8 de dezembro de 2016, 17:00 horas

 


Presidente do Senado ainda elogiou a postura do vice-presidente, Jorge Viana, do PT

De volta: Renan manteve a agenda de votações, como a PEC do Teto dos Gastos, na próxima segunda-feira (Foto: Arquivo)

De volta: Renan manteve a agenda de votações, como a PEC do Teto dos Gastos, na próxima segunda-feira (Foto: Arquivo)

Brasília – Dois dias após não acatar a liminar do ministro Marco Aurélio do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou seu afastamento, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou nesta quinta-feira (8) que decisão da Corte máxima do país “é para se cumprir”. Perguntado se havia falado com o presidente Michel Temer sobre a decisão do STF, Renan disse que decisão judicial “não dá para comentar” e elogiou o papel do primeiro vice-presidente da Casa, Jorge Viana (PT-AC).

– A decisão do [plenário do] Supremo fala por si só. Não dá para comentar decisão judicial. Decisão judicial do Supremo Tribunal Federal é para se cumprir – disse o peemedebista.

– O Jorge sempre pensou além de seus interesses, sempre focou a defesa do interesse nacional – disse Renan, completando: “O Jorge não é petista, o Jorge é uma instituição suprapartidária. E foi este o papel que o Jorge, em nome do Senado, em nome da democracia, em nome da separação dos poderes e em nome do PT também, apesar de ele ser mais amplo, maior que o PT”.

Na última segunda-feira (5), o ministro Marco Aurélio decidiu afastar Renan da presidência do Senado, atendendo a um pedido liminar feito pela Rede Sustentabilidade. No mesmo dia, Renan Calheiros negou-se a receber de um oficial de Justiça a notificação sobre a decisão liminar.
Na terça, após manifestação da Mesa Diretora da Casa, mais uma vez Renan negou-se a receber a notificação e decidiu aguardar a decisão do plenário do STF sobre o afastamento. Anteontem, a maioria dos ministros decidiu manter Renan no cargo ao derrubar a liminar do ministro Marco Aurélio.

Votações

De volta ao plenário da Casa, Renan manteve a agenda de votações aprovada pelos líderes, com a previsão de análise da PEC do Teto de Gastos em segundo turno no próximo dia 13.

– Vamos cumprir a nossa pauta, encerrar os trabalhos no dia 15 e vamos retornar os trabalhos em 1° de fevereiro. Vamos votar a PEC do Gasto, em segundo turno, no dia 13 e, se for o caso, promulgá-la no dia 15 – disse o peemedebista.

Sobre o projeto de lei do abuso de autoridade, que criou um impasse entre Legislativo e o Judiciário, o presidente do Senado disse que a decisão cabe ao plenário da Casa.

– Qualquer decisão com relação à urgência de alguma matéria tem que ser decisão do plenário, não é do presidente. O presidente pauta, mas quem decide se é urgente ou se não é urgente é o plenário. Tenho feito exatamente isso: quando tentaram apreciar aquela matéria, as medidas [anticorrupção] que vieram da Câmara, estava claro que o requerimento não seria aprovado para apreciação em caráter de urgência, fiz questão de concluir a votação porque o plenário me daria uma noção de espaço temporal com a tramitação da matéria – comentou.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

14 comentários

  1. Avatar

    Será que não estar na hora de Renan fazer companhia para o Governador Sergio Cabral?

  2. Avatar

    Fora “Renan” ! Cadeia aos culpados e reincorporação dos bens obtidos por meios ilícitos ao Governo.

  3. Avatar

    Uma coisa é certa, a solução para o Brasil hoje não passa pelo executivo, legislativo e muito menos pelo judiciário, os ocupantes desses poderes hoje não tem moral para exercer esses mandatos, perdemos completamente as esperanças, nobre conforme somos, mantemos o respeito, não sabemos até quando.

    • Avatar

      Se um candidato não recebe votos, ele não senta na cadeira. Só através do voto é que nós tiramos esses pilantras dos cargos.

  4. Avatar

    VAI VENDO
    8 de dezembro de 2016 em 22:42
    Foi o Lula e Dilma que colocou o PMDB no comando ou não, vocês o chamaram para ser vice presidente deu o que deu, vcs deram tiro no próprio pé. Não adianta criticar agora

    Tem outra vai lendo ai; Disputa de terras de Padilha vira caso policial, outro ministro de Temer.
    A disputa de uma propriedade de 1.929 hectares no litoral do Rio Grande do Sul.

    • Avatar

      Vai Vendo, que triste essa sua condição de aspone baixa-renda desempregado com tempo de sobra pra remoer recalque pela boquinha perdida! O pior cabo eleitoral do Universo.
      Vai comer grama 49 anos antes de se aposentar (se não morrer antes). Cara, vai se tratar.

    • Avatar

      São os petistas que não sabiam que votando na Dilma estariam elegendo o Temer junto.

      Outra que descobri agora: há muitos eleitores que acreditam que elegendo um político, ele mudará de opinião depois mesmo por força de pressão, abaixo-assinado, greve, passeata, guerra na frente da Alerj, etc Eles não sabem que uma vez o pilantra eleito ele faz o que quer no cargo, pois sabe que ninguém mais o afasta. Veja o caso do Renan.

    • Avatar

      Seu burro, o PMDB nunca esteve fora de qualquer governo depois da chamada “democracia brasileira”.

  5. Avatar

    É por essas e outras que o homem é intocável, safadeza e cinismo puro. Ganhar no voto estava difícil entrar pelo golpe é muito mais fácil né temer-roso.

  6. Avatar

    É, é é é contradição pura????????????????popar os nossos timpanos o que é bom neca, ainda bem que não sou surdo

  7. Avatar

    O que dizem os eleitores do PMDB e ALIADOS que ajudam a manter esses foras da lei no cargo?

    Quem tbm deixou de votar contra, estão a favor desses pilantras.

    Será que esses eleitores conseguem deitar e dormir sossegados?

    • Avatar

      Larga de ser rídiculo Vai Vendo. E vc que apoiava quem tem o apoio do PT(Baltazar), que ajudam a manter esses fora da lei no cargo? Será que vc consegue deitar e dormir sossegado? Hipócrita. Se vende em troca de favores e depois fica aqui querendo dar um de certinho. Aff.

    • Avatar

      Só no papel o Baltazar teve apoio do PT.

      Os petistas mesmo correram em apoio ao Samuca depois que descobriram que o PV é a favor do aborto, da marcha para liberação das drogas e da Ideologia dos Gêneros.

      Já esqueceu do apoio do Jari ao Samuca? A esse vereador os petistas apoiaram tbm.

    • Avatar

      Você acha que os petistas iriam apoiar o Baltazar depois do anuncio da criação da Secretaria da Família?

Untitled Document