Após ser notificado pelo STF, Eunício marca sessão sobre afastamento de Aécio

by Diário do Vale

Brasília– O presidente do Senado, Eunício Oliveiria (PMDB-CE), marcou para a manhã desta quinta-feira (28) uma sessão extraordinária para analisar a decisão do Supremo Tribunal Federal de afastar o senador Aécio Neves (PSDB-MG) de seu mandato e determinar seu recolhimento domiciliar noturno. Eunício foi notificado na quarta (27) à noite por um oficial de Justiça sobre a decisão da Corte.

Parlamentares da base e da oposição se movimentam com o objetivo de reverter a medida. Alegando que o Poder Judiciário não pode prevalecer sobre o Legislativo, e recorrendo à Constituição para dizer que não é possível afastar um parlamentar no exercício do mandato, os senadores se mobilizam na tentativa de explicar que não se trata de defender Aécio e sim o próprio Senado Federal.

A decisão do Supremo também tem provocado divergências entre os próprios ministros do Corte que questionam a constitucionalidade do ato. Nesta quarta-feira, o ministro Gilmar Mendes classificou a decisão da Primeira Turma da Corte como “comportamento suspeito”. Para ele, as medidas cautelares equivalem à imposição de prisão contra o parlamentar.

“Eu tenho impressão que a Primeira Turma notoriamente decidiu pela prisão, o que não tem respaldo na Constituição, e que o Senado tem que deliberar sobre isso. A Constituição prevê que cabe a Senado e Câmara tomar a decisão”, disse Gilmar Mendes.

You may also like

2 comments

agafjgjjkWantuil fortes Silvério 29 de setembro de 2017, 12:45h - 12:45

Melhor corrigir ,O Aercio tem ser preso….

agafjgjjkWantuil fortes Silvério 29 de setembro de 2017, 12:44h - 12:44

Se o STF , É a sigla maior da justiça , O será afastado ou fechar o congresso ou rasgar à constituição. Se Eu roubar , O juiz tem o poder de mandar prender. Aí minha família faz à votação, ou seja o senado faz votação. Quem fez essa constituição de 88 ,Foram os bandidos que lá estão se defendendo hoje !!!!! Fim dessa constituição que só serve para proteger políticos ladrões….

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996