Ar Puro, Liberdade e Casa de Biscoitos para o Dia das Crianças

Por Diário do Vale

As crianças terão brincadeiras do tempo da vovó, caminhada divertida, plantio de flores, entre outros atividades

Nem sempre é possível dar uma fugidinha a um lugar tranquilo para curtir a família, com um programa voltado para crianças e adultos. O feriado de 12 de outubro é uma oportunidade para colocar em prática o plano de uma escapada da grande cidade imergindo na natureza, e assim visitar o mais novo paraíso eco cultural do sul do estado. O Uaná Etê, jardim ecológico que é dedicado à música e à natureza, é uma novidade que chama a atenção pela programação criativa e beleza do espaço. Já é referência na região Vale do Café, recebendo visitantes do Brasil e do exterior.
Mas é no Dia das Crianças que o Jardim Uaná Etê recebe todos os tons da alegria, com programação aos ilustres homenageados entre os dias 12 e 14 de outubro. A maior atração da festa é a Casa de Biscoitos Gigante, uma casa confeitada com doces, pirulitos e bombons: a casa dos sonhos de toda criança. O contrabaixista Ricardo Medeiros, anfitrião da festa, apresenta concerto de clássicos infantis que alcançam gerações. O show acontece no anfiteatro do Labirinto da Música, projeto paisagístico de Maritza de Orleans e Bragança, que propõe um percurso interativo sobre a importância da música como ciência.
– Queremos que as crianças vivenciem atividades próprias para sua idade, estimulando a criatividade, imaginação e perspicácia típicas da infância. Eu irei apresentar um show com repertório de Bia Bedran e demais compositores consagrados na sexta-feira e no sábado, às 16h. Além disso, teremos apresentação de harpa com a Fada Açucarada (personagem do Quebra-Nozes) que levará temas clássicos infantis – explica Ricardo.
A programação, que terá brincadeiras do tempo da vovó, caminhada divertida, plantio de flores, entre outros, interage com os mais de 22 jardins, em 135 mil metros quadrados, recheado de trilhas, mirantes e Mata Atlântica. Além das brincadeiras, o passeio pelas instalações permanentes como Bosque de Sinos, Árvore das Infinitas Possibilidades e Jardim de Cristais, já serão uma diversão e renderão lindas fotos! Aos fãs de orquídeas e de Lenine, temos a novidade da estação: o Orquidário Lenine, que tem como patrono o artista.
– Além das apresentações musicais, haverá contações de histórias e passeios pelo jardim também acontecem durante o fim de semana. O bistrô terá pratos especialmente pensados para as crianças com refeições gostosas e saudáveis. Tudo pensado para eles – diz.
Na hora do lanche, o bistrô de Uaná Etê tem delícias caprichadas para servir e disponibiliza cestas para montar e fazer piquenique no jardim. Por falar em delícias, a Casa de Biscoitos, amada pelas crianças, poderá ser visitada entre dias 12 e 14, até domingo, quando será saboreada por crianças de abrigos e projetos sociais da região.

Programação:
O II Fim de Semana da Criança no Jardim Ecológico Uaná Etê acontece de 12 à 14 de outubro, sexta à domingo, 10h30 às 17h.
– Visitação à Casa de Doces: 10h30 às 17h
– Brincadeiras ao ar livre: 11h às 12h
– Passeio no jardim com contação de história: 14h30
– Show de Ricardo Medeiros com canções infantis: 16h
E mais: Apresentação de harpa com a Fada Açucarada, Fada dos Doces da Casinha e Almoço com pratos infantis.
No domingo, dia 14 de outubro, o Jardim abre especialmente para crianças de abrigos e projetos sociais. Uaná Etê aceita doações de alimentos não perecíveis para os abrigos de crianças da região.

Sobre o Jardim Ecológico Uaná Etê

Uaná Etê é um jardim ecológico de 135.000 m2, aberto à visitação, que propõe uma reflexão sobre arte e natureza. Possui atrações permanentes surpreendentes como o bosque de sinos, a árvore dos cristais, a árvore das infinitas possibilidades cheia de fitas de cetim para você enlaçar seus desejos, cinco gramados com vistas deslumbrantes, trilhas com placas de exercícios e meditação, teias entre árvores para descanso ou movimento, escalda pés, piscina de lama e chuveirões.
O jardim foi preparado para receber também os eventos que você desejar: culturais, corporativos, sociais, acadêmicos, ecológicos, gastronômicos e de desenvolvimento humano.
Para sediar os eventos, Uaná Etê oferece um espaço modular coberto, Paço, que possibilita diversas formações de público, e ainda gramados, deques, pequenos lagos, e piscina. Além disso os visitantes contam com um charmoso sobrado com cinco quartos, Solar, que acomoda até 18 pessoas, ideal para pequenos grupos, e duas Eco Hospedagens no topo do jardim, experiências incríveis de pernoite ecológico. Todas as construções de Uaná Etê utilizam reaproveitamento de materiais dentro de seu conceito de responsabilidade ambiental e sustentabilidade.
Foi o único jardim entre as fazendas históricas a fazer parte do 16º Festival Vale do Café, maior festival de música da região e recentemente recebeu e organizou a 4ª edição do FLOR Atlântica, Festival da Primavera, que contou com nomes como Elba Ramalho, Zé Renato, Charles Gavin e Nilze Carvalho.
O casal de músicos Ricardo Medeiros e Cristina Braga são os idealizadores do Jardim Uaná Etê, que completa 4 anos em 2018. Ricardo é diretor geral do jardim e nos conta um pouco sobre esse local que inova e torna o sul do Rio de Janeiro ainda mais atrativo aos turistas e moradores da região.
– Eu e Cristina sempre quisemos ter um local em que pudéssemos reunir nossas duas paixões: música e natureza. A ideia de construir um jardim que proporcionasse o encontro desses dois elementos surgiu rapidamente, já que a Cris também adora cuidar de plantas. Estamos nesse processo entre idealização e execução há sete anos, sendo que há quatro o jardim está aberto à visitação – lembra Ricardo.
O músico conta ainda que a proposta é sempre ter uma novidade para mostrar aos visitantes, assim como acontece na natureza, que a cada ciclo, a cada estação, nos apresenta algo de novo.
– Procuramos reproduzir no jardim uma vivência que inclui todos os sentidos: o visual das plantas e paisagens, os aromas das flores da estação, que estão ainda mais especiais na primavera, os sons da natureza através dos pássaros e vento e o contato tátil com as árvores e instalações permanentes, que construímos para criar essa relação de proximidade ainda maior entre o visitante e o meio. Com isso esperamos que as pessoas aproveitem o jardim para sentirem-se relaxadas e felizes, que compartilhem de bons momentos com amigos e familiares, desfrutem do passeio e descansem nos recantos, criados especialmente para elas. Observar a vista do cume de Uaná Etê oferece uma imensa paz interior, algo de que todos carecem – conta.
O local é realmente único, baseado em princípios de responsabilidade ambiental natureza e arte, rodeado pela mata atlântica.
– Há muito o que se ver em Uaná, como o Labirinto da música, o primeiro no mundo, idealizado pela paisagista Maritza de Orleans e Bragança. Nele a pessoa percorre a instalação interativa que apresenta o desenvolvimento do som e o estudo da música pelo homem. Todos podem tocar e se distrair com os elementos do Labirinto. Há também a árvore das infinitas possibilidades, em que a proposta é amarrar uma fitinha e fazer um pedido: a árvore reúne diversos pedidos de pessoas de vários lugares do mundo que já visitaram o jardim. As teias, localizadas aos pés dos eucaliptos são outro ponto obrigatório para descansar observando as copas das árvores, curtindo o silêncio da mata – destaca.

Serviço:
O Jardim Ecológico Uaná Etê fica localizado na Estrada RJ 121, nº 2265, Sacra Família, Engenheiro Paulo de Frontin, RJ. Mais informações pelo telefone (24) 2468-1550, email [email protected], site www.uanaete.com e ainda pelo Facebook @uanaete .

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996