quarta-feira, 23 de outubro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / As aves vão invadir Paraty

As aves vão invadir Paraty

Matéria publicada em 18 de setembro de 2019, 09:00 horas

 


VII Festival Aves de Paraty é um evento gratuito com programação voltada para crianças, famílias e amantes da observação de aves

Patrimônio da humanidade, Paraty soube preservar também suas áreas de Mata Atlântica e sua diversidade de pássaros, confirmando-se o local ideal para observação de aves. Neste cenário, a cidade é palco para o Festival Aves de Paraty, realizado pelo Sesc, e que chega a sua sétima edição. O evento é único e agrega educação ambiental, observação e fotografia de aves livres em nossa linda cidade.
Paraty é rica em diversidade de pássaros. Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), 85% da Mata Atlântica é preservada nessa área, que concentra 45% das aves que vivem nas florestas atlânticas do Brasil. Até hoje já foram catalogadas no município 477 espécies, o que corresponde a mais da metade de todas as aves da Mata Atlântica.
O principal objetivo educativo do festival é que crianças e adolescentes aprendam brincando sobre as aves e a preservação ambiental; unindo sensibilização, conhecimentos e lazer num circuito de atividades práticas orientadas por monitores e gratuitas. Somando as outras edições anuais do evento, já participaram das atividades educativas mais de milhares de estudantes de instituições de ensino da cidade.
A programação conta com exposições, cursos, oficinas e saídas a campo para observação de aves com o acompanhamento de monitores. As atividades acontecem na unidade Sesc Santa Rita, no Largo de Santa Rita e no Manguezal Terra Nova.
Pautado pela valorização e pelo respeito às aves livres, ao meio ambiente e ao ser humano, o festival se mostrou capaz de unir riqueza natural com desenvolvimento cultural, social e econômico ao sensibilizar a população, por meio de ações de educação ambiental, para valorização da fauna da Mata Atlântica.
Por tudo isso, o VII Festival Aves de Paraty desperta nas pessoas a importância da natureza e a necessidade de conservar o meio ambiente e todas as formas de vida que dele dependem.

Programação

> Quinta-feira, dia 19
* Local: Unidade Sesc Santa Rita
– 7h às 10h – Saídas para observação de aves em áreas da região
– 15h – Fala Abertura Oficial FAP 2019
– 15h30 – Fabíola Guadix – A passarinheira de Paraty
– 16h – Sylvia Junghahnel – Aves da minha Escola Paraty
– 16h30 – Lilly Briggs (USA – Cornell Lab of Ornithology) – Educação ambiental através dos pássaros. Projeto Detetive de Aves.

> Sexta-feira, dia 20
* Local: Unidade Sesc Santa Rita
– 7h30 às 10h30 – Saída oficial do evento para observação de aves na Fazenda Bananal (ponto de encontro às 7h no centro da cidade de Paraty)
– 8h às 17h – Receptivo de escolas em atividades educativas no Largo de Santa Rita
– 15h30 – Guto Carvalho (AVISTAR) – Palestra Festivais de Observação de Aves no Brasil
– 16h – Bruno Arantes (Cornell Lab of Ornithology) – Projeto MerlinBird ID
– 16h30 – Gabriel e Daniel Mello – Fotografia de Aves e Natureza

* Local: Paredes Externas Casarão Sesc Paraty
– 19h às 20h YoungBirds – Vídeo Instalação

> Sábado, dia 21
* Local: Unidade Sesc Santa Rita
– 7h às 10h – Saídas para observação de aves em áreas da região
– 15h – João Marcos Rosa – Fotografia de Natureza
– 16h – Tony Genérico – Fotografia Splash

> Domingo, dia 22
– 7h às 10h – Saídas para observação de aves em áreas da região
– 10h às 15h – Atividades educativas no Largo de Santa Rita
– 15h30 às 17h – Saída oficial do evento para observação de aves
– Saída Kids! Com os Young Birders e Clube de Observadores de Aves de Paraty no Manguezal Terra Nova (Ponto de Encontro às 15h no Largo de Santa Rita)

Cursos e Oficinas
–  Oficina – Plantas Espontâneas Medicinais e Alimentícias com Jorge Ferreira
19/09 – Quinta-Feira das 14h às 16h
Local Unidade Sesc Santa Rita

– Oficina – Educação ambiental através dos pássaros | Projeto Detetive de Aves com Lilly Briggs (USA – Cornell Lab of Ornithology) e Lorena Patrício (Aves da Demétria)
20/09 – Sexta-Feira das 14h às 16h
Local: Unidade Sesc Santa Rita

– Curso – Fotografia de Aves com Gabriel Mello e Daniel Mello
21/09 – Sábado das 8h às 17h e domingo das 8h às 15h
Local Unidade Sesc Santa Rita

Serviço:
O VII Festival Aves de Paraty acontece de 19 a 22 de setembro na Unidade Sesc Santa Rita, no Largo de Santa Rita e no Manguezal Terra Nova, em Paraty. Todas as atividades são gratuitas. Mais informações e inscrições nos cursos e oficinas (24) 3371-4516 / 3371-8415.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document