As crises da democracia, ontem e hoje

by Diário do Vale

Democracia: Enfrentando problemas no mundo moderno

Os regimes democráticos, onde os governos se alternam mediante eleições, sempre enfrentaram a ameaça do autoritarismo e daqueles que querem se perpetuar no poder. Vide o que acontece hoje em dia nos países mais poderosos da Terra. A China é uma ditadura explícita. A Rússia uma ditadura disfarçada onde o presidente Vladimir Putin se perpetua no poder há mais de duas décadas. E os Estados Unidos enfrentaram a ameaça de um golpe de estado quando o presidente Donald Trump não aceitou o resultado das eleições e mandou seus apoiadores invadirem o capitólio.

No livro “Crises da democracia” de Adam Prezworski , o autor examina a situação atual e os casos clássicos de derrocada de regimes democráticos ocorridos no século passado. Prezworski é professor de política e economia na universidade de Nova York e já recebeu o prêmio Johann Skyte por seus estudos em defesa dos regimes democráticos. Entre os exemplos citados no livro há o caso mais conhecido da ascensão do nazismo na Alemanha da década de 1930, quando o artigo 48 da constituição de Weimar abriu uma brecha para o autoritarismo de Hitler. A França, em 1958, esteve ameaçada de sofrer um golpe militar que só não aconteceu devido à popularidade do presidente Charles DeGaulle.

A conclusão do autor é que a sobrevivência da democracia depende das condições econômicas e de um contexto social e institucional. Quando a economia vai mal e o povo enfrenta o desemprego e a fome é muito mais fácil um político ou militar se apresentar como salvador da pátria e conquistar o poder. Prezworski, que nasceu na Polônia, adverte que não devemos “confiar em análises que pretendem saber e compreender tudo” já que o nosso estado atual do conhecimento não permite respostas fáceis. Ele acha que a manutenção dos regimes democráticos depende de que os cidadãos e os partidos aceitem que a mudança do status quo político possa se dar por meio do voto e não através de soluções mágicas, vindas de cima. Mas os democratas enfrentarão sempre a pressão daqueles que se aboletaram no poder e estão dispostos a tudo para não perdê-lo. Como Trump nos EUA e Putin na Rússia.

Jorge Luiz Calife 

You may also like

2 comments

guto 2 de janeiro de 2022, 13:16h - 13:16

Bolsonaro 2022.
Olhe para cima!
DEUS ACIMA DE TODOS!

Zero 2 de janeiro de 2022, 10:16h - 10:16

Bolsonaro 2022.
Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996