>
sábado, 2 de julho de 2022 - 08:47 h

Capa / Lazer / As mais belas fotos do Universo em 2018

As mais belas fotos do Universo em 2018

Matéria publicada em 7 de janeiro de 2019, 10:37 horas

Sondas e telescópios revelaram imagens nunca vistas no ano que passou

No ano passado os telescópios e sondas espaciais continuaram a revelar imagens fantásticas do Universo em que vivemos. Como a foto da cratera Korolev, no planeta Marte, toda coberta de gelo que parece creme de chantilly. A Korolev tem 82 quilômetros de largura e o gelo no seu interior atinge uma espessura de 1,8 quilômetros e trata-se de gelo de água, não gelo seco (dióxido de carbono). O que mostra que os futuros colonizadores de Marte não terão problema de falta de água. A Korolev fica perto da calota polar que cobre o polo norte marciano.
Uma das fotos mais emblemáticas do ano que passou foi a do Starman, o boneco que viajou para o órbita de Marte dentro de um carro esporte Tesla Roadster. Os dois deixaram a Terra no cone de um foguete Super Falcon que a empresa do bilionário Elon Musk testou no dia 6 de fevereiro. O Super Falcon é o foguete mais poderoso do mundo, pelo menos até a NASA, a Agência Espacial Americana, colocar em operação o seu SLS.
Além do planeta Marte fica Júpiter, o maior dos planetas, de onde a sonda espacial Juno, enviou imagens fantásticas dos furacões e tempestades que ocorrem na atmosfera do maior planeta do sistema Solar. Algumas das fotos de Juno lembram quadros do pintor Van Gogh, e revelam um mundo onde as tempestades são do tamanho de planetas e desencadeiam sua fúria durante séculos sem ter nada que as interrompa. A maior de todas é a Grande Mancha Vermelha, um furacão que poderia engolir a Terra com folga.
Além de Júpiter fica Saturno, a joia do sistema solar com seu sistema de anéis feitos de blocos de gelo. No final do ano tivemos uma notícia triste sobre Saturno, os belos anéis estão se desmanchando. A gravidade de Saturno está puxando os blocos de gelo que se desintegram em sua atmosfera. Pelas estimativas atuais os anéis de Saturno terão desaparecido completamente daqui a 100 milhões de anos. A boa notícia é que ainda teremos milhões de anos para admirar a sua simetria.
O Telescópio Espacial Hubble, que completou vinte e sete anos de atividade continuou a mandar para a Terra imagens de galáxias e nebulosas situadas bem longe no Universo. Uma delas é da fantástica nebulosa planetária IC418, na constelação do Lobo, há 2000 anos luz da Terra. A IC418 é o resultado da morte de uma estrela semelhante ao Sol. Ao esgotar seu combustível de hidrogênio a estrela ejetou suas camadas externas para o espaço formando a nuvem luminosa da foto. O ponto brilhante no centro da nuvem é o cadáver da estrela morta. O que mostra que as estrelas são belas até na morte.
Outra imagem igualmente bonita é da NGC 3918, uma nuvem de gás fluorescente que envolve uma estrela gigante vermelha situada na constelação do Centauro, há 4900 anos luz da Terra. Outra imagem fantástica foi a do asteroide Bennu, visitado pela sonda Osiris Rex que se encontra girando ao seu redor. Bennu tem a forma de um cubo coberto de pedras pequenas.
Na fronteira do sistema solar a sonda New Horizons visitou o planetoide Ultima Thule no primeiro dia de 2019. E descobriu que ele tem a forma de um pino de boliche com 33 quilômetros de diâmetro. Como disse uma vez o cientista J.B.Bernall, o universo é mais fantástico do que podemos imaginar.

Um comentário

1. Um bom ano para os amantes da exploração espacial. Meu evento preferido foi o lançamento do Falcon Heavy, provando que a iniciativa privada poderá contribuir muito para a exploração espacial, em especial a tripulada.