
Cerimônia do Aspirantado é tradicional e ocorre todos os anos. (Foto: Reprodução)
Resende – A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) promove no próximo sábado (25), no Pátio Marechal Mascarenhas de Moraes, a tradicional cerimônia do Aspirantado. Este ano, a Turma Centenário da Missão Militar Francesa no Brasil é composta por 411 cadetes, sendo 399 vindos de todas as regiões do Brasil e 12 de nações amigas.
Os cadetes da região Sudeste somam 234; os da região Sul são 74; da Região Nordeste, 44; do Centro-Oeste somam 35 e da Norte, são 12. Já os cadetes de nações amigas são de Camarões (2), Moçambique (2), Namíbia (2), Panamá (2), Senegal (2) e Vietnam (2).
Na quinta-feira (23), acontece a cerimônia da colação de grau, ocasião em que os Aspirantes recebem o diploma de Bacharel em Ciências Militares, além do reconhecimento daqueles que se destacaram por mérito intelectual.
Já no sábado (25), às 9h30, os cadetes farão a restituição do Espadim, quando trajados pela última vez com o uniforme Azulão e entregarão à instituição as réplicas da Espada de Caxias, as quais portaram desde o primeiro ano da formação na Aman.
Num segundo momento, já de uniforme cinza, os Aspirantes a Oficial receberão a Espada de Oficial do Exército Brasileiro.
O cadete Günther Wulff Poloni, do curso de Intendência, primeiro colocado geral da Turma, receberá a Espada de Oficial das mãos da mais alta autoridade presente na cerimônia.
Logo em seguida, receberão a honraria das mãos de Oficiais Generais outros seis cadetes que se destacaram em suas respectivas Armas e Quadro de Material Bélico. Prosseguindo com o rito da solenidade, é chegada a hora de padrinhos e madrinhas entregarem as espadas a seus afilhados.
1 Comentário
Quero ser um cadete