‘Atacar Poder Judiciário é atacar a democracia’, diz presidente do STF

by Diário do Vale

Dias Toffoli se manifestou sobre declaração do filho de Jair Bolsonaro


Brasília –
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, divulgou hoje (22) uma nota oficial em que afirma ser fundamental para a democracia garantir a independência da Corte.

“O Supremo Tribunal Federal é uma instituição centenária e essencial ao Estado Democrático de Direito. Não há democracia sem um Poder Judiciário independente e autônomo. O País conta com instituições sólidas e todas as autoridades devem respeitar a Constituição. Atacar o Poder Judiciário é atacar a democracia”, diz a nota.

O texto foi divulgado pelo STF após a repercussão de uma fala do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ), filho do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), em que o parlamentar diz que para fechar o Supremo “não manda nem um jipe, manda um soldado, um cabo”.

Toffoli, que estava na Itália em viagem a trabalho quando a fala de Bolsonaro repercutiu no Brasil, se manifestou após outros ministros também falarem sobre o caso. Ao jornal Folha de S. Paulo, o ministro Luís Roberto Barroso havia dito que o STF deveria se manifestar a “uma só voz”.

Também nesta segunda, o ministro Celso de Mello, o mais antigo do Supremo, classificou de golpista a fala do deputado. “Essa declaração, além de inconsequente e golpista, mostra bem o tipo (irresponsável) de parlamentar cuja atuação no Congresso Nacional, mantida essa inaceitável visão autoritária, só comprometerá a integridade da ordem democrática e o respeito indeclinável que se deve ter pela supremacia da Constituição da República!!!!”, disse o decano em nota também publicada pela Folha de S. Paulo.

Ontem (21), a ministra do STF Rosa Weber, presidente ainda do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também rebateu as declarações de Eduardo Bolsonaro. “No Brasil, as instituições estão funcionando normalmente e juiz algum que honra a toga se deixa abalar por qualquer manifestação que eventualmente possa ser compreendida como inadequada”, disse ela.

Vídeo
O vídeo em que Eduardo Bolsonaro, deputado federal reeleito por São Paulo com a maior votação da história (1,8 milhão de votos), diz que basta um soldado e um cabo para fechar o STF viralizou durante o fim de semana nas redes sociais. A afirmação foi feita em julho durante a aula de um cursinho preparatório para a Polícia Federal (PF), em Cascavel (PR).

Em resposta a um questionamento sobre uma possível ação do Exército caso seu pai fosse impedido de assumir a Presidência por alguma decisão do Supremo, Eduardo Bolsonaro respondeu: “Se quiser fechar o STF, sabe o que você faz? Não manda nem um jipe. Manda um soldado e um cabo. Não é querer desmerecer o soldado e o cabo”.

“O que é o STF? Tira a poder da caneta da mão de um ministro do STF, o que ele é na rua. Se você prender um ministro do STF, você acha que vai ter manifestação popular a favor dos ministros do STF? Milhões na rua?”, acrescentou o deputado federal.

O presidenciável Jair Bolsonaro desclassificou a fala do filho, afirmando que se ele falou em fechar STF, “precisa consultar um psiquiatra”. O candidato do PSL negou qualquer intenção em intervir no Supremo.

You may also like

26 comments

Rone775 24 de outubro de 2018, 07:21h - 07:21

BOLSONARO PRESIDENTE

Rone775 24 de outubro de 2018, 07:17h - 07:17

um vagabundo pau mandado do PT que nao serve para nada vem falar em democracia, esse STF tem que ser trocado todos esses vagabundos

Francisco Carlos 23 de outubro de 2018, 12:00h - 12:00

Quase todos estes juizes estão lá pois o ladrão do Lula os indicou

Golias 23 de outubro de 2018, 11:27h - 11:27

Este cara é aquele que descassou o Neto?
E num Embargo de declaração?
Pode isso Arnaldo?
Tomem vergonha na cara petralhada.

Carlos Augusto 23 de outubro de 2018, 10:43h - 10:43

Agora os apoiadores do ladrão, chefe de quadrilha( luladrão) vão dizer que o STF esta certo kkkkkkkkk. Mas quando condenaram o FDP eles eram golpistas kkkkkkkkkkkk

Gonçalves 23 de outubro de 2018, 10:40h - 10:40

Tenho outra visão, Eleitor. Com essa “instituição” extinta, os “bandidos do colarinho branco” terão que ser julgados pela “justiça comum”. Menor chance de impunidade.

.+.+.+. 23 de outubro de 2018, 09:51h - 09:51

Todo mundo com butuca apertada…e olha que o homem nem chegou lá ! imagina quando for presidente…

Smilodon Tacinus 23 de outubro de 2018, 09:28h - 09:28

Atacar a democracia? Os membros do STF foram eleitos pelo povo?… Vou além: os membros do STF foram selecionados através de concurso público? Nem magistrados de carreira alguns são!!!… Os critérios para provimento do cargo são extremamente subjetivos (notório saber jurídico de QUALQUER cidadão) e políticos (escolha pelo Presidente da República e aprovação pelo Senado)… Ou seja, seus membros têm rabo preso e não votam com total isenção…

O judiciário brasileiro não é um poder independente, mas sim um ente sem braços e sem pernas que vive em simbiose com o executivo e o legislativo!! Aliás, a idéia que se tem de democracia no Brasil é uma piada de mau gosto…

Mão Santa 23 de outubro de 2018, 07:27h - 07:27

A caixa de Pandora está prestes a ser aberta,as vivandeiras ficarão angustiadas ou cegas.Nao sou engenheiro de obra feita,quem viver verá, seremos um Paraguai piorado.

Marionete de Arame 23 de outubro de 2018, 04:00h - 04:00

Pelo que faz Gilmar Mendes e Cia e melhor não fazer um plebiscito que teremos 11 desempregados e mais uma galera que mamam no STF. Supremo que legitimou o golpe contra Goulart. Agora se mostra como instituição democrática. Ah vá!

guto 23 de outubro de 2018, 01:23h - 01:23

O que Dias Toffoli nunca repreendeu, nem comentou é uma fala do deputado federal petista Wadih Damous na qual ele fala de maneira explícita: “tem que fechar o Supremo Tribunal Federal!”…
Outro que nunca foi repreendido pelo Ministro Dias Toffoli foi o ex-ministro José Dirceu, que disse que devia fechar o STF!
A declaração do Eduardo Bolsonaro foi desautorizada pelo Jair Bolsonaro, pois foi uma declaração de improviso, mas fala uma coisa absurda e desnecessária, contudo não consta no plano de governo do Jair Bolsonaro!
No entanto, as declarações do deputado federal petista Wadih Damous e do ex-ministro Dirceu ecoam no plano de governo do Fernando Haddad, porque o PT quer e está escrito lá no plano petista, instituir o controle social de todos os poderes e do Ministério Público!
Como diria o ex-Senador Mão Santa: “A gente faz apenas uma vez na vida: nascer, morrer e votar no PT!”…

Eleitor 23 de outubro de 2018, 01:18h - 01:18

Os petistas estão morrendo de medo. A era PT está chegando ao fim. E esse filme… The End.

Marrento 23 de outubro de 2018, 00:13h - 00:13

Meu senador mandou bem. É só pagar pra vê kkkkkkkkk. Ministros do STF não sao intocáveis e nem podem ficar dando sentença de acordo com a vontade deles. E como o senador falou é uma hipótese remota mas tudo é possível.

Zero 23 de outubro de 2018, 01:34h - 01:34

Deputado petista e ez prwsidebtw da OAB/RJ declarou que STF tem que ser fechado e ninguém se espantou.

Bolsonaro 17 Presidente
Wilson 20 Governador

Beto richa 23 de outubro de 2018, 00:06h - 00:06

Analisando o que faz o senhor Gilmar mendes não sei se o que foi dito e tão sem fundamento assim.

JUSTUS 23 de outubro de 2018, 00:02h - 00:02

Acho que se alguém xjngasse a mãe dele não se importaria tanto em querer aparecer cimo por uma causa de uma besteira dita a mais de quatro meses atrás.

otug 22 de outubro de 2018, 23:59h - 23:59

Segundo o general Mourao o filhote do bolsonaro disse um arroubo juvenil.
O pai dele diz que quem disse isso de fechar o STF precisa de um psiquiatra.
O Paulo Guedes diz que vai recriarr a CPMF, o bolso diz que nao vai ter aumento.
O general diz que indio ‘e indolente, o bolso manda ele ficar quieto…
e assim caminha a desordem no clã bolsonaro onde cada um na chapa fala uma abobrinha ou uma insanidade e sempre vem a desculpa esfarrapada..haaa mas o pt ja questionou o STF entao podemos tambem.
Sao duas chapas imundas cada um apontando o dedo na ferida do outro num completo sinal que nem bolsonaro nem haddad prestam para governar. Mas o pior ainda esta por vir. Uma vez eleito o desequilibrio mental do bolsonaro ira causar muito mal estar internacional toda vez que ele abrir a boca e falar uma besteira. Certamente o bolsonaro ira derrubar a bolsa de valores na primeira gafe. ‘E um governo fadado ao fracasso e anotem teremos outro impeachment.

VAI VENDO 23 de outubro de 2018, 01:23h - 01:23

NENHUM dos candidatos que se apresentaram para a presidência, para senador, para deputados federal ou estadual prestam para o cargo público. NENHUM deles conhece a Administração Pública e a Gestão Pública, por isso esses desequilíbrios mentais.

O RetarHaddad registrou uma foto dele num ônibus comercial, e nem percebeu que sentou no assento dos deficientes, mesmo sendo um coletivo exclusivo para o evento fotográfico.

Zero 23 de outubro de 2018, 01:35h - 01:35

É melhor JAIR se acostumado.

Bolsonaro 17

CF-88 23 de outubro de 2018, 02:26h - 02:26

nem brinca o vice é o general mourão!!!! hadaad ainda da tempo o maldito renuncia isso, e deixa o ciro essa semana.

Eleitor 22 de outubro de 2018, 23:33h - 23:33

Se o STF acabar, não vai fazer falta nenhuma. Isso é o que pensam o Deputado Eduardo Bolsonaro e o povo brasileiro.

guto 22 de outubro de 2018, 23:27h - 23:27

Tofolli disse “todas as autoridades devem respeitar a Constituição”. Eu não acredito que o presidente do STF falou isso, pois no Impeachment da Dilma Roussef a Constituição não foi respeitada e Dias Toffoli não falou nada, não viu nada, não soube de nada!
O que dizer da ignorância do presidente do STF que concorreu duas vezes para o cargo de juíz no Estado de São Paulo e não passou nas duas tentativas, no entanto, ganhou a posição de Ministro do STF por “ter sido” advogado de José Dirceu?!
Como diria o ex-Senador Mão Santa: “A ignorância é audaciosa!”…

Zero 23 de outubro de 2018, 01:36h - 01:36

Tofolli, advogado do PT.
Mediocridade acima de tudo.

Bolsonaro 17

INDIGNADO 22 de outubro de 2018, 20:37h - 20:37

— ASSIM QUE O MITO CHEGAR COMO PRESIDENTE DO BRASIL TUDO MUDA
TUDO IRA SE ENCAIXAR NOS SEUS DEVIDOS LUGARES ENQUANTO O PT
ESTIVER NO COMANDO SERA ESTA BAGUNÇA ALHEIA

VAI VENDO 22 de outubro de 2018, 19:40h - 19:40

O STF está é querendo aparecer.

Quando o petista Wadih Damous, que não foi reeleito, falou a mesma coisa nenhum dos ministros se pronunciou.

E mesmo quando milhões de brasileiros disseram a mesma coisa.

Jurandir ferreira 22 de outubro de 2018, 17:52h - 17:52

o Brasil está assim por culpa de vocês, também, o

Bolsonaro vai colocar vocês na linha

rapidinho
igualzinho no tempo da ditadura..
e o Brasil vai andar mais rápido…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996