quinta-feira, 13 de maio de 2021 - 02:51 h

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Atividades pelo Dia do Meio Ambiente reforçam tema preservação da água

Atividades pelo Dia do Meio Ambiente reforçam tema preservação da água

Matéria publicada em 5 de junho de 2018, 08:32 horas

 


Região tem programação intensa pelo Dia Mundial do Meio Ambiente. (crédito Paulo Dimas)

Sul Fluminense – O Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado hoje, terça-feira, 5, terá programação diversificada em diversas cidades do Sul Fluminense. A maioria dos eventos acontece no decorrer da semana e às margens do Rio Paraíba. Em Barra Mansa, a programação segue até sexta-feira, dia 8, com atividades de valorização do patrimônio ambiental.

Entre elas plantios de mudas às margens dos rios Barra Mansa, Bananal e Paraíba do Sul; conscientização sobre ações sustentáveis e a apresentação das unidades de conservação Monumento Natural Serra da Beleza pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e Área de Proteção Ambiental Municipal Serra do Rio Bonito, localizadas no distrito de Amparo.

A Semana encerra com o Programa Águas de Barra Mansa, no Parque da Cidade. O projeto tem o intuito de preservar as nascentes e as matas ciliares do principal manancial de abastecimento público do município. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, está previsto o plantio de mais de 50 mil mudas de espécies nativas de Mata Atlântica na bacia hidrográfica do rio Bananal e nas margens do rio Paraíba do Sul, promovendo uma restauração florestal da área correspondente a 34,8 hectares.

Em Resende o Dia do Meio Ambiente também será de atividades diversas. As ações vão desde um mutirão de limpeza, na área de confluência dos rios Paraíba do Sul e Alambari, em Campos Elíseos, à realização de exposição fotográfica sobre o Rio Paraíba do Sul. Haverá ainda apresentações musicais. O maior atrativo,  no entanto, é a expedição, com visita técnica, pelo Rio Paraíba do Sul.

Este evento é resultado da parceria com a Academia Militar das Agulhas Negras e a prefeitura de Resende. A expedição é aberta ao público e poderá ser experimentada por estudantes, professores, técnicos e demais interessados.

Já em Valença, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o apoio do INEA, as atividades acontecem na Praça Visconde do Rio Preto (Jardim de Cima), até o próximo sábado, 9, das 13h30 às 17 horas. Quem passar pelo local poderá visitar a exposição de serpentes e participar de atividades de educação ambiental. No sábado acontece a Feira de Adoção de Cães e Gatos.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    Hoje começa a olimpíada nacional da matématica.

Untitled Document