Atleta Mirim de Vassouras foi convocado à participar do Campeonato Mundial de Karatê

by Diário do Vale

Neste fim de semana, Hiago levou medalha de ouro na competição, em Vassouras
(Foto: Rosemberg França Ferreira Fructuoso)

Vassouras – Um atleta mirim foi convocado para participar do Campeonato Mundial de Karatê, que vai acontecer no mês de outubro, em Fortaleza. Hiago Fructuoso Gonçalves, de apenas oito anos, pratica o esporte há dois, e tem chance de representar o Brasil e a região Sul Fluminense, no mundial que será entre os dias 17 à 20.

Hiago conseguiu a convocação para participar do mundial quando levou medalhas no Circuito Fluminense de Karatê – Fase Classificatória para os Campeonatos: Brasileiro e Mundial, primeira etapa, que aconteceu em Campo Grande, além da segunda etapa do circuito, que aconteceu no último domingo (25), em Vassouras. Segundo a mãe de Hiago, Alessandra Fructuoso Soares Ferreira, na primeira etapa, o atleta mirim já tinha conseguido sua vaga no mundial.

– A LIKERJ organiza alguns campeonatos, como o que teve em Vassouras, no domingo, em que o Hiago conseguiu o primeiro lugar. Já na competição, em Campo Grande, ele conseguiu o quinto lugar porque tinha acabado de passar por uma situação complicada, tinha acabado de perder o avô, mas conseguiu a classificação, pois os atletas que conseguem as cinco primeiras colocações são automaticamente classificados – explicou a mãe.

A Liga Independente de Karatê Esportivo do Rio de Janeiro (LIKERJ) divide as competições em dois momentos: o Kata e o Kumitê. O Kata é uma das técnicas aprendidas no esporte, onde o atleta realiza uma sequências de movimentos ou técnicas de ataque e defesa com objetivo de proporcionar ao praticante um aprendizado mais aprofundado da arte, conhecida como “balé da morte”. Já o Kumite é um dos componentes de treinamento e de competição, é o combate entre os atletas durante as competições da arte marcial. Os dois momentos são avaliados pelos juris, que dão o resultado de qual atleta foi mais preciso nos movimentos.

Atleta mirim coleciona medalhas e conquistas
(Foto: Alessandra Fructuoso Soares Ferreira)

Conquistas

Hiago começou a participar de competições no ano passado para ter novas experiências com o esporte, além dos treinos que realiza, em Vassouras.

O atleta mirim começou a participar em abril de 2018, em Barra do Piraí, onde levou o primeiro lugar no Kumitê, depois participou de outro campeonato em Piraí, no mês de maio, levando primeiro lugar no Kata e no Kumitê.

Em julho, se graduou na faixa amarela, e em setembro participou de dois campeonatos, que já eram seletivas para o mundial, que aconteceu no Rio. Hiago também participou do Campeonato Brasileiro de Karatê, que aconteceu em Belford Roxo, ele levou a medalha de prata no Kata e de bronze no Kumitê.

Participou da Copa Brasil de Karatê, em Campo Grande, levando medalha de prata no Kata e no Kumitê. No mundial do ano passado, que aconteceu em Nilópolis, ficou em primeiro lugar no Kata e em quarto no Kumitê.

Para Alessandra, o comprometimento e a determinação do filho são motivos de orgulho para a família.

– Pra gente é um orgulho muito grande, porque é determinação e comprometimento mesmo dele. Hiago só tem 8 anos e quando ele está cansado, ainda sim se esforça para conseguir um bom resultado. Quando ele vai participar dos campeonatos, nós saímos de Vassouras, às cinco da manhã, e só voltamos tarde da noite. Eu e meu esposo dedicamos o dia inteiro para dar todo suporte para ele. Ele começou com 6 anos e esse tempo todo está se dedicando, se empenhando, isso é muito satisfatório. A família tem muito orgulho de ver ele se desenvolvendo dentro do esporte – comentou a mãe.

Contato

De acordo com a mãe de Hiago, o menino tinha muito interesse por esportes, começou pelo judô, se aventurou no Muay Thai, e acabou conhecendo o karatê através do padrasto, que praticava o esporte há alguns anos, e através da igreja em que a família frequenta, em Vassouras.

– Na nossa igreja aqui em Vassouras, tem um professor de karatê que organiza o projeto, que é um projeto social chamado “Separados Geração de Vencedores”, e nós começamos a levar o Hiago nos treinos, nisso ele foi gostando, aprendendo e foi evoluindo – disse Alessandra.

Separados Geração de Vencedores, é um projeto em parceria com a equipe Arte Livre de competição sobre a supervisão do mestre Neury Gomes, que também oferece aulas de jiu-jitsu
(Foto: Arquivo Pessoal)

Após conhecer o projeto, Hiago começou a treinar com os outros alunos do sensei (professor), Telmo Vieira, que é fundador do projeto junto com sua esposa. Para o sensei, o atleta mirim é reflexo de superação e mudança.

– O Hiago para mim é o reflexo de superação e mudança, pois era uma criança que tinha uma dificuldade de convivência com outras e hoje, a cada dia vivenciamos sua mudanças. E no esporte uma grande revelação estamos investindo no futuro dele. Para mais tarde ser nosso representante quem sabe nas olimpíadas. Estou crendo em um ótimo resultado no mundial como dos outros atletas inclusive o meu – afirmou o professor, que também irá competir no Campeonato Mundial de Karatê.

O projeto “Separados Geração de Vencedores” está em atividade há cinco anos, atendendo aproximadamente 40 atletas, na cidade de Vassouras, tem apoio da Prefeitura Municipal de Vassouras e com a Universidade de Vassouras. O fundador do projeto, Telmo Vieira, de 42 anos, é professor há 25 anos.

As aulas acontecem às segundas-feiras e sextas-feiras, na quadra da residência ou no Clube XV de Novembro, no bairro Residência, de 18h30 às 21h30 ; às terças-feiras, no Espaço Multi-Uso da prefeitura, no mesmo horário; às quintas-feiras, no Ginásio da Universidade de Vassouras, no mesmo horário; aos sábados, os treinos acontecem na quadra do bairro Residência, das 8h30 às 12h30.

Viagem

O Campeonato de Mundial de Karatê vai acontecer entre os dias 17 e 21 de outubro, em Fortaleza. Para chegar no destino, Hiago e sua família terão de viajar de avião, será a primeira experiência deles com voos.

– Eu confesso que tenho medo de andar de avião ,mas já falei pro Hiago que eu to abrindo mão de tudo para poder dar essa oportunidade para ele porque é o sonho do meu filho […] A gente que é mãe faz de tudo pelo nosso filho, e o Hiago tem um futuro muito bom dentro do karatê – concluiu a mãe.

A família de Hiago está pedindo ajuda nas redes sociais para arrecadar o dinheiro necessário para viagem ao nordeste. Estão utilizando do recurso da vaquinha online, através do link: https://bit.ly/2LdWkZ0 , para juntar a quantia de R$ 4 mil para pagar os custos da viagem, pois o atleta mirim não possui muitos patrocinadores.

You may also like

1 comment

VAI VENDO 27 de agosto de 2019, 11:40h - 11:40

Parabéns aos atletas! Estarei torcendo por vcs.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996