>
quinta-feira, 19 de maio de 2022 - 14:37 h

TEMPO REAL

 

Capa / Tempo Real / Atores da Academia da Vida se apresentam em teatro do Rio

Atores da Academia da Vida se apresentam em teatro do Rio

Matéria publicada em 25 de setembro de 2015, 13:00 horas

 


Encenação especial será no João Caetano, na abertura da comemoração do Dia Internacional do Idoso, dia 30

teatro vr

Grupo: Peça que será apresentada pelos atores aborda as dificuldades que os idosos passam no dia a dia
(Foto:Divulgação PMVR)

Volta Redonda- O grupo de teatro Gente Feliz, da Academia da Vida Oscar Cardoso, a sexta escola da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), fará uma apresentação especial na abertura do Dia Internacional do Idoso, comemorado no dia 30 de setembro, a partir de 14h, no Teatro João Caetano, no Centro do Rio.

O convite para se apresentar na sala de espetáculos mais antiga da capital, partiu da direção do Conselho Estadual do Idoso e da Secretaria de Estado do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, após assistir um vídeo com apresentação deles na Conferência Municipal do Idoso de Volta Redonda, ocorrida em maio deste ano, no Clube Náutico.

– É um convite importante para nós, professores e alunos, pois valoriza a melhor idade da nossa cidade e dá a oportunidade deles mostrarem a sua capacidade para outros públicos – disse, orgulhoso o professor e diretor de teatro da escola, Hormínio Gama.

A peça, que é uma pantomina, terá 26 atores com idade acima de 60 anos em cena e se chama “Consciência e Liberdade”, onde aborda as dificuldades que os idosos passam no dia a dia.

– A dramatização tem poucos textos e o s atores se manifestam por gestos e expressões corporais ou fisionômicas – explicou Gama, dizendo que em Volta Redonda, a mesma peça já foi apresentada no Teatro Gacemss, Legião da Boa Vontade (LBV), Associação de Aposentados e Pensionistas (AAP-VR) e em diversas associações de moradores.

– Tem pessoas que choram e se emocionam muito com o espetáculo e muitas delas conversam conosco após a apresentação dizendo que vivenciam os casos no dia a dia – contou o professor.

Gama ainda ressaltou que a Academia da Vida possui quatro grupos de teatro e conta com um total de 110 alunos participantes.

– Temos muito a agradecer à direção da Fevre e à direção da Academia da Vida, que nos dão total incentivo e apoio, tanto nas aulas como nas apresentações especiais – disse.

Por sua vez, a diretora da Academia da Vida, Andiara Dias, salientou a dedicação do professor e o empenho dos alunos.

– Todos estão muito empolgados e ansiosos, principalmente o professor, que está muito honrado com o convite, pois sempre quis levar os alunos para conhecer o Teatro João Caetano – disse a diretora, frisando que agora a situação é diferente.

– O nosso grupo de teatro, não só vai visitar como também serão protagonistas da festa. E, além disso, o Gama vai realizar o sonho que ele tem há mais de cinco anos de apresentar uma peça no teatro mais tradicional do Brasil. Estamos muito felizes – comemorou Andiara.

A Academia da Vida

A instituição existe há 13 anos e está localizada no acesso laranja do Estádio da Cidadania. A academia oferece a 700 alunos com idade acima de 60 anos aulas de português, mundo contemporâneo, programa de saúde, informática, arte e teatro. Além de curso de alfabetização e cursos de extensão como o de bem-viver na terceira idade, o de formação de agentes educadores comunitários, o programa de apoio ao voluntariado, além de oficinas de criação, coral e dança.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document