Audiência na Alerj debate violência sexual contra mulheres

by Agatha Amorim

Estado do Rio – A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), promove nesta terça-feira (4) uma audiência pública para propor e cobrar políticas públicas sobre os casos de violência sexual contra mulheres. O debate será às 10h, na sede do Parlamento Fluminense.

Segundo dados da Rede de Observatórios da Segurança Pública, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), esses tipos de casos cresceram 134% em quatro anos, sendo que a violência contra mulheres praticamente dobrou no mesmo período.

Para a deputada Renata Souza (Psol), presidente da Comissão, os dados alarmantes evidenciam a necessidade de se discutir o tema para que as mulheres se sintam protegidas.

“No Rio, 40% dos casos de violência sexual se referem a menores de 18 anos e 67% foram cometidos contra meninas e mulheres negras. Acolhemos recentemente denúncias de casos de estupro cometidos dentro de boates, e parece não haver locais seguros, nem mesmo dentro de casa. Elaborar um plano estadual de combate ao estupro é uma necessidade evidente e essa é uma responsabilidade conjunta do Estado e da sociedade civil organizada. Uma audiência pública é o espaço adequado para esse debate coletivo em torno da construção de políticas públicas integradas, de segurança, saúde e educação, por exemplo, que garantam o cuidado, a integridade e a liberdade das nossas mulheres e meninas”, disse a deputada.

Foram convidados para participar do encontro a coordenadora do Acolhimento da Casa de Resistência Lésbicas da Maré, Beatriz Adura; a diretora do Departamento Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM), Tatiana Queiroz; a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Adriana Ramos; a superintendente da Secretaria Estadual da Mulher, Giulia Luz; entre outros.

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996