
Foto: Divulgação
Volta Redonda – O diretor financeiro da CDL-BM (Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra Mansa), Leo Santos, se reuniu, na manhã desta quarta-feira (12), com o ex-deputado estadual Marcelo Cabeleireiro e com o secretário municipal de Ordem Pública de Volta Redonda, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa. O encontro ocorreu na sede da entidade, no bairro Voldac, e abordou sobre os impactos do combate à criminalidade na vida da população e no desenvolvimento econômico e social.
Quem também esteve presente foi subsecretário de Ordem Pública, o subtenente Amauri Pego e o Major Silvério. Durante a reunião, foi abordada a contribuição do uso de novas tecnologias, como as câmeras de reconhecimento facial e de leitura de placas de automóveis para localizar foragidos da Justiça e identificar veículos clonados. Segundo o secretário coronel Henrique, os equipamentos têm sido de extrema importância na repressão ao crime.
“Nosso objetivo é tornar Volta Redonda uma referência em segurança. A tecnologia tem se mostrado uma grande aliada no combate à criminalidade, e estamos trabalhando para expandir seu uso”, destacou.
O encontro também trouxe à tona a contratação temporária de agentes civis para o Programa Segurança Presente. Volta Redonda em conjunto com outras cidades do Médio Paraíba conta com 31 vagas para ingresso imediato – sendo 25 para agentes civis voluntários e seis para assistentes civis voluntários. O salário oferecido é de R$ 3.036, além de um auxílio-alimentação de R$ 350. As inscrições para o processo seletivo do Programa Segurança Presente seguem abertas até o dia 11 de abril e devem ser feitas pelo site do Instituto Indec (institutoindec.org.br), responsável pela organização do concurso
O ex-deputado estadual Marcelo Cabeleireiro pontuou que investir na segurança pública é essencial para atrair novos empreendimentos para a cidade. “Uma cidade segura gera confiança tanto para os moradores quanto para os empresários. Quando garantimos segurança, facilitamos a chegada de novos investimentos, impulsionando a economia e gerando empregos”, afirmou.
O empresário Leo Santos reforçou a importância da parceria entre o setor público e privado para garantir melhorias na segurança.
“Os empresários precisam dessa segurança para manter e expandir seus negócios. O diálogo com a gestão pública é fundamental para buscarmos soluções eficientes e sustentáveis. Volta Redonda já se tornou um ícone em segurança pública em nossa região, um exemplo que deve ser seguido por outros municípios”, disse.
Investimentos
Nos últimos anos, Volta Redonda investiu na aquisição de novas viaturas e o ingresso de novos agentes na Guarda Municipal. O convênio com o Governo do Estado possibilitou a contratação pela prefeitura de policiais militares para atuarem em seus dias de folga, por meio do Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança), além da implantação do programa “Operação Segurança Presente”.
O secretário de Ordem Pública destacou a realização de ações integradas que envolvem o uso da tecnologia no combate e prevenção ao crime, como mais de 1.700 câmeras e o sistema de reconhecimento facial, que ajudam diariamente a prender foragidos da Justiça de forma eficaz.