Bairros de Volta Redonda recebem força-tarefa contra dengue

Trabalho foi realizado nos bairros Vila Americana e São Luiz

by Mayra Gomes

Foto: Cris Oliveira –
Secom/PMVR

Volta Redonda – A força-tarefa contra a dengue da Prefeitura de Volta Redonda chegou aos bairros Vila Americana e São Luiz. O trabalho, executado pela Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alcançou 21 bairros contemplados.

A ação na Vila Americana e no São Luiz começou na última quinta-feira (11) e a previsão é terminar até a próxima quinta (18). Trinta e nove agentes de endemia estão divididos em quatro equipes, duas em cada bairro: 21 agentes atuam na Vila Americana e 18 no São Luiz.

“Na força-tarefa, os agentes fazem vistorias domiciliares, atendimento a denúncias dos moradores e também utilizamos drone para tentar identificar possíveis focos do mosquito, principalmente caixas d’água destampadas. Nesses casos, fazemos a notificação para que o morador providencie a solução”, explicou a coordenadora da Vigilância Ambiental de Volta Redonda, Janaína Soledad.

Ela reforçou que é importante os moradores receberem os agentes nas suas residências, uma vez que cerca de 80% dos focos estão dentro dos imóveis.

“O Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, Chikungunya e Zika, tem essa característica de se desenvolver próximo a locais onde há presença humana, então é importante que as pessoas vistoriem as suas residências e, principalmente, que aceitem e acatem as orientações do agente”, afirmou Janaína.

A partir da próxima semana, os agentes de endemia vão se dedicar à realização do LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), que identifica os locais do território com maior índice de focos do mosquito, obedecendo uma metodologia de amostragem conforme o número de imóveis. O resultado do LIRAa aponta as prioridades no combate à dengue.

Meu Bairro + Limpo

A Vila Americana, juntamente com a força-tarefa contra dengue, recebeu o programa “Meu Bairro + Limpo”, da Secretaria Municipal de Infraestrutura. Cerca de 100 funcionários da SMI promoveram, na última quinta e sexta-feira (11 e 12), serviços de manutenção como capina, roçada, tapa-buracos, pintura de meios-fios e retirada de entulho.

Fotos de divulgação-Secom/PMVR

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996