Resende- O pouco estoque de bolsas de sangue em todos os tipos sanguíneos no hemonúcleo de Resende deixou a unidade em estado de alerta e preocupada em incentivar as doações. O serviço chama a atenção para doação de sangue devido aos níveis críticos no estoque, que atende os hospitais das cidades de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis.
De acordo com os dados da unidade do último dia 21, o estoque está com: A+ e A- críticos; B+ e B- críticos; AB+ e AB- críticos; O+ e O- críticos. E todos os tipos sanguíneos precisam de doações com urgência.
Como esta semana, no período de 21 a 25 de novembro, é voltada à campanha da Semana Nacional do Doador de Sangue e também à Copa do Mundo 2022. O Hemonúcleo preparou uma programação todo especial com distribuição de brindes, lanches diferenciados e o banco de sangue está ornamentado.
-Estamos em um momento crítico, com os tipos sanguíneos em baixa no estoque e precisamos da mobilização da população para reverter esse cenário. E aproveitamos a Semana do Doador de Sangue para incentivar a solidariedade, pois é um gesto que salva vidas e que todos nós podemos precisar a qualquer momento – disse a diretora do Hemonúcleo de Resende, Maria Fernanda Aguiar.
Para doar sangue, o munícipe deve ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e não ter doenças graves. No caso de jovens de 16 e 17 anos, a doação só pode ser feita mediante autorização do responsável legal. A autorização para menores de idade está disponível no site da Prefeitura de Resende. Já os doadores com mais de 60 anos é necessário que esta não seja sua primeira doação.
Os voluntários poderão agendar a doação de sangue pelo telefone: (24)3381-4834 para agilizar o atendimento. No dia da doação basta levar um documento oficial com foto, não estar em jejum e estar em boas condições de saúde.
O Hemonúcleo fica em anexo ao Hospital Municipal de Emergência, localizado na Avenida Marcílio Dias, no bairro Jardim Jalisco. As doações são feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h.