
Arma encontrada no local do crime
(Foto: Cedida pela PM)
Paraty – O delegado titular da 167ª Delegacia de Polícia, de Paraty, Pedro Paulo Pinho, vai mandar fazer um exame balístico no ICCE (Instituto de Criminalística Carlos Éboli), no Rio de Janeiro, para confrontar as armas apreendidas com a bala que ficou alojada no corpo do estudante Tovick Coelho, de 16 anos. A intenção é saber se o tiro que atingiu o rapaz partiu de armas de policiais militares ou assaltantes.
Tovick foi vítima de bala perdida na segunda-feira (27), durante troca de tiros entre policiais militares e bandidos, que tentaram assaltar a loja Casas Bahia, no Centro de Paraty.
O rapaz foi socorrido na Unidade de Pronto Atendimento, mas não resistiu aos ferimentos, por apresentar um “quadro de hemorragia interna”. Segundo testemunhas, Tovick estava a caminho do Colégio Estadual Mario Moura Brasil do Amaral, onde estudava, quando foi ferido. O corpo do rapaz está sendo velado na Igreja Assembleia de Deus, no Centro de Paraty. O horário e local do sepultamento ainda não foram divulgados.
Por meio de nota, a Prefeitura Municipal de Paraty, lamentou o episódio e informou que, assim que Tovick chegou à unidade médica a equipe “fez todos os esforços para estabilizar o quadro de saúde do rapaz e viabilizar sua transferência”. A nota acrescenta que, infelizmente o jovem apresentou um novo quadro de hemorragia e não resistiu.
Ainda de acordo com o texto, a prefeitura ressalta que irá cobrar, rigorosamente, a apuração das circunstâncias do caso e, além disso, “reconhece que a segurança pública é uma agenda prioritária e inadiável em Paraty e se dispõe a construir, junto com a sociedade, as ferramentas necessárias para a prevenção à violência e o combate à criminalidade no município.”
Um dos suspeitos foi baleado e levado para um hospital em Cunha, São Paulo, onde está sob custódia. No município paulista, policiais prenderam uma terceira pessoa, possivelmente, envolvida no crime. Durante o assalto, um policial também ficou ferido ao ser atingido com tiro de raspão na perna.
O delegado disse ao DIÁRIO DO VALE, nesta terça-feira (28), que três pessoas foram presas, sendo um deles, um soldado do exército. Outros três suspeitos de envolvimento na tentativa de assalto, ainda estão foragidos. Pedro Paulo ressaltou, que uma testemunha admitiu ter confundido Tovick com um dos assaltantes, mas que ao apurar o caso, foi constatado que o estudante foi vitima de bala perdida.
“Quando fui ao hospital, em Cunha, onde um dos suspeitos da tentativa de assalto esta internado, ao olhar a foto do estudante, feita por um popular durante o tiroteio, o suspeito não reconheceu a vítima como um dos integrantes da quadrilha”, completou o delegado, acrescentando que “ao retornar a Paraty mostrei a mesma foto para o outro suspeito, o soldado do exército, que também não reconheceu a vítima, além disso, fui procurado por vários moradores que descartaram a participação de Tovick no crime”.
Para o delegado os indícios mostram que o tiro que acertou a região lombar do Tovick, partiu da arma de um dos policiais, devido a posição da linha desse tiro. Outro indício que reforça esta possibilidade é o fato da vítima, ao ser baleado, estar atrás dos bandidos. A polícia vai confrontar o projétil da pistola, retirada do corpo do rapaz, com a pistola apreendida de um dos bandidos, que pulou do segundo andar do prédio da loja, e as armas dos policiais que participaram da ação. As imagens das câmeras de segurança da loja também serão requisitadas pela polícia.
Os suspeitos de envolvimento na tentativa de assalto são da Comunidade Barreira do Vasco, atrás da sede do time Vasco da Gama, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Já o soldado é lotado no 1º Batalhão da Polícia Militar de São Cristóvão.
Protesto
Na manhã desta terça-feira (28), alunos do Colégio Estadual Moura Brasil do Amaral, onde o Tovick estudava, fizeram passeata pelas ruas da cidade, percorrendo a Avenida Roberto Silveira. A manifestação foi até a delegacia e o DPO (Destacamento de Polícia Ostensiva), no Centro. Alunos reivindicam justiça.
PM nega ter dito que adolescente morto tinha envolviment0 no assalto
Em nota oficial, a Polícia Militar negou ter dito que o adolescente morto teria algum envolvimento no crime. Segue a íntegra da nota.
“A Polícia Militar vem a público esclarecer que em momento algum afirmou que o adolescente atingido na tentativa de assalto a loja das Casas Bahia em Paraty era um dos envolvidos na ação.
A atuação da Polícia Militar foi imediata e dentro da técnica adequada, mostrando que estamos trabalhando com seriedade e responsabilidade, prendendo um dos assaltantes no local e apreendendo uma pistola e, mais dois assaltantes no hospital de Cunha/SP, onde um deles se encontrava ferido, sendo recuperada a carga roubada e dois veículos utilizados na ação. Ressalta-se que nesta ocorrência tivemos um policial baleado durante o confronto.
A suposição de que o adolescente era um dos integrantes da quadrilha, baseou-se em depoimentos prestados por funcionários da loja, o qual foi reconhecido formalmente através de termo em sede Distrital.
A Polícia Militar lamenta o falecimento do estudante, informando que prestou o pronto socorro e ainda tentou o acionamento de uma aeronave para transferi-lo para um hospital com melhores recursos.
Informamos que um procedimento interno foi instaurado e que estamos auxiliando às investigações em curso na 167ªDP.
A Polícia Militar se solidariza com os sentimentos da Família e se põe a disposição para qualquer esclarecimento em relação ao fato”.
44 comments
Aposto como a bala saiu da arma desses incompetentes, corruptos. Essa joça tem que acabar, está totalmente contaminada, não tem mais serventia para a sociedade.
Concordo! Nós cidadãos de bem temos medo de sermos abordados até em uma blitz com a documentação toda certa. Apenas o fato de tirar a carteira para pegar documento já é sinal de ameça para esses inúteis e incompetentes puxar a arma para nós.
Para o leitor tio Mazinho, tá tudo normal! Matar inocente e pegar dinheiro de bandido vale pra ele! rsrsrsrsrs
O soldado e do exército ou da pm o texto diz que ele é lotado 1 batalhão Polícia Militar São Cristóvão
PM tem que acabar. Novos concursos, deveria ser obrigatorio nível superior. Antes de um policial Militar dizer que ” a culpa e do estado, pela Policia estar sucateada sem recursos e etc…” esse cidadão tem que olhar pra dentro da sua casa primeiro e ver se o que ele tem é fruto do seu trabalho. Falo isso porque sou corruptor e infelizmente faço parte dessa estatistica que sem educação tem que resolver as coisas com dinheiro, onde não existe a educação, prevalece a ignorância.
Quanta bobagem dita por aqui… Infelizmente a sociedade continua dando porrada na PM, isso só desencoraja e desmotiva a polícia a ficar cada vez menos combativa. Pessoal, como acham que deve ser o tratamento com bandidos?
Não sei como aconteceu, mas de acordo com as notícias, apenas 2 ou 3 policiais deram de cara com 6 bandidos, os bandidos não se rendem e decidem atirar, os PMs então deveriam deitar no chão e fazer nada? Então inverteu-se todos os valores. Sei que resultou na perda de uma vida inocente, mas isso DEVE ir pra conta dos bandidos! Difícil compreender?
Se a PM não está boa (e o que está bom nesse país, me responda?) nós como cidadãos devemos cobrar, denunciar, e fazer o que estiver em nosso alcance legal para que possamos ter uma segurança pública cada vez melhor.
O PT já desarmou a população, precisamos contar única e exclusivamente com a polícia mesmo, porque se não for a PM, serão os bandidos que irão nos subjugar.
PMs desmotivados.devem procurar outra.profissão.
Não servem para defender a população com o dinheiro dos nossos.impostos.
Quem mata NÃO é herói.
Quem mata é ASSASSINO art 121.
Raramente a gente ouve dizer que policial federal matou inocente. Ai vem os defensores dos bandidos de farda dizerem: “quando precisar chama a federal então”. Seria muito bom se a população pudesse contar com a presença dos federais, que são inigualavelmente mais preparados que os pms. Mas o fato é que somos obrigados a depender da pm. Policias que atiram e depois perguntam, que pegam arrego e que abastecem os traficantes com armas.
Aplausos.
Concordo
Claro que não se houve notícias da PF seu idiota… Eles atendem esse tipo de ocorrência diariamente? Mesmo entrando em confronto raramente, esses dias mataram um motorista desarmado em SP. E o mais curioso é que o povo nos comentários de um outro jornal, apoiaram a ação da PF. Será que naquela história, se apenas trocassem a PF pela PM, o apoio seria mantido?
Tio Mazinho, mais uma informação para você, seu semianalfabeto, no texto eu disse; Seria muito bom se a população pudesse contar com a presença dos federais (leia no texto). Ou seja, deixa bem claro que eles não atendem esse tipo de ocorrência, mas SERIA bom se a população PUDESSE contar com eles. Até para criticar alguém, tem que ter o mínimo de interpretação correta! LEIA O TEXTO seu burro!
Seu imbecil, mais uma vez irei repetir que à partir do momento em que a PF começasse a patrulhar as ruas, iria cair no mesmo lugar comum ao qual a PM é acusada: despreparo, truculência, falta de treinamento e etc… Afinal de contas, isso tudo é relativo ao caos que se tornou esse país e não há uma instituição policial que seja a salvadora da pátria. Bala perdida é um dos efeitos colaterais da guerra diária que a PM enfrenta. Você tem 15 anos de idade? Só pode ter, pra achar que na PF tem super heróis, super policiais. Deixa de ser trouxa, tem cara lá que nunca trocou tiro na vida. Volto a dizer, no dia que eles colocarem cara à tapa, vão fazer o mesmo ou até pior, até porque o homem se adapta aos meios. Pegue um deles e ponha pra tomar tiro numa favela… Ou ele vai revidar, muitas vezes usando seu instinto e esquecendo do treinamento, pois isso é do ser humano, ou vai querer morrer? Só tem um porém nisso tudo meu querido, não se esqueça que as atribuições da PF são outras. Dê uma lida no Constituição Federal ok? Morte de inocentes é um dos efeitos da guerra e ponto final.
Não tenho problema nenhum em continuar te contestando, já que te doeu tanto criticar a pm. Seu SEMIANALFABETO, eu pedi pra você ler o texto, então LEIA seu ignorante! Eu disse; Seria muito bom se a população pudesse contar com a presença dos federais. LEIA ignorante! Isso se daria, logicamente, com mudanças na lei (como uma emenda constitucional, por exemplo) que alteraria ou acrescentaria funções à polícia federal. Mas você com certeza é um daqueles caras que não estudou, e acha que incompetência, corrupção, e despreparo de um pm, se justifica pelo atraso de salário rsrsrsrsrs. É assim que os defensores dos bandidos fardados argumentam rsrsrsrs. Quando um pm diz que a arma disparou acidentalmente, estando o pm com a arma destravada, com dedo no gatilho e apontada para um rapaz, que discutia no ônibus com a namorada e foi baleado, você vai entender como a pm é um lixo em suas ações! A população já não aceita mais isso, é só você ler os outros comentários dos leitores aqui. Morte de inocente pra você é normal, porque não tem parente seu como vítima, seu otário! Quer defender bandido, continue, mas saiba que a população de bem é maioria. São por causa de pessoas como você, que esse lixo de polícia ainda existe. E ainda continuaram abastecendo criminosos com armas. Cobrando o “arrego” nos morros, pegando propina nas blitzes e atirando “acidentalmente” nas pessoas. Está tudo aí estampado na mídia com vídeos e testemunhas.
Concordo com o Tio Mazinho, quem pegar esse pepino do policiamento ostensivo vai ter que jogar pesado, na truculência mesmo, ou então vai virar estatística. Quem pensa ao contrário ou vive em outro mundo, ou é criancinha mimada. Até mesmo a PF vai fazer m…, ou eles são de Marte?
O problema é que o povo pensa que entende de segurança pública.
Ops! Para tudo! Mudanças na lei, como uma emenda constitucional para atribuir à PF a função de polícia administrativa? Não fale besteira rapaz! Isso não é possível com emenda… Já ouviu falar em “cláusulas pétreas “?! Pois é, a segurança pública e o seu modo de organização, estão inseridas nela. Sem chance meu amigo, só mesmo criando uma nova constituição… Acho que você não está bem informado…
A questão aqui é: Numa situação hipotética envolvendo uma troca de tiros entre marginais e a PF, não haveriam inocentes feridos? Eu me refiro a situação da “Teoria do salto de paraquedas”. Quem salta diariamente, logicamente tem mais chances de se espatifar no chão, do que quem faz um ou dois saltos no ano… Quanto à estudar, se você se referiu à grau de escolaridade, estudei sim… Mas creio que isso não quer dizer nada, ouvindo certas asneiras de pessoas como você. Até porque tem muitos médicos, advogados, juízes e professores de “humanas”, que passaram a faculdade toda fumando maconha sem saber o básico do básico, e agora se acham experts nos assuntos relacionados à criminalidade. Inclusive já vi que você está por fora mesmo. Estudo é essencial, mas não quer dizer muita coisa, viajar nos traz cultura e creio que você seja um cara bem viajado, só nao deve ter notado que truculência é inerente à qualquer força policial do mundo, talvez por ter 15 anos de idade, sei lá. Os policiais europeus, por exemplo, são extremamente frios, truculentos e mal educados. Tente entrar em alguns locais de Roma ou Milão dirigindo um automóvel com final de placa proibida no rodízio. Irão te parar gritando os palavrões mais cabeludos que se possa imaginar. Arrume confusão em Paris, como a que presenciei próximo à Torre Eiffel onde uma viatura da Gendarmerie Nationale, nada mais nada menos que a polícia militar francesa, chegou quase atropelando os curiosos, e sem dizer uma única palavra, deu uma rasteira por traz no primeiro homem e desceu o bastão no rosto do outro. Após isso, algemaram os dois, os jogaram na viatura como animais e saíram do local cantando pneus. Essa mania de brasileiro de contato físico para pedir informações? Faça isso lá e ganhará um empurrão no nariz, além do policial lhe dizer que é pra perguntar de longe. Nos Estados você é preso e esculachado até se sentar em poltrona de outra pessoa num estádio. Lembrando ainda que a SCO19, braço armado da Scotland Yard, a melhor e mais preparada do mundo, (pelo menos eles se acham né ) mataram o brasileiro Jean Charles de Menezes que estava desarmado, no metrô em Londres, policiais mataram uma brasileira em Lisboa recentemente, mataram brasileiro na Austrália… E aí espertão?
A não ser que você não goste de polícia nenhuma… Polícia é polícia, hipocrisia de brasileiro achar que lá fora é light. Só não acontece m… porque vagabundo respeita.
O Gustavo deve ser sobrinho do tio Mazinho kkkkkkkkkkk. Mais um defensor de bandido fardado. Seu ignorante, dá uma olhada em todos os comentários. Não sou só eu, mas maioria é quem diz! Seu desenformado, quando o cara entra para pm, sabe muito bem que vai fazer policiamento ostensivo. Então não vem com esse papinho de “pegar esse pepino de policiamento ostensivo”. Não quer pegar esse pepino, então vai estudar para pegar moleza!
Aproveito para parabenizar o diário do vale por me dar o direito de resposta. Isso é democracia!
Tio Mazinho, o defensor de bandidos fardados! kkkkkkkkk. E não adiante argumentar!kkkkkkkkkkk Matar inocente pra ele é normal!
Mas continue falando tio Mazinho, vou continuar argumentando sim! kkkkkkkkkkkkkk. Lugar de bandido é na cadeia. Esperamos que a polícia civil conclua as investigações, e coloque na cadeia esses covardes, que recebem do Estado para nos proteger, mas agem pior do que muitos bandidos comuns.
Você vive em outro mundo ou é criança ainda. Devia ter parado quando falou que a PF seria a solução para nenhum inocente ser atingido em troca de tiros. Falou não falou? Você já se deparou com algum grupo de criminosos? Você sustenta suas guerras? Bancaria seus problemas sozinho sem pedir ajuda à ninguém? Mas como vc disse: e não “adiante” argumentar” kkkk… Não dá pra seguir adiante realmente com um imbecil… Na realidade era a PM que estava errada e não os vagabundos que saíram do inferno naquele dia para roubar e fazer o que mais fosse necessário para se safarem.
Estudar não adiantou muito para você, se é que estudou. A questão foi sua inocência em achar que alguém faria diferente no cenário caótico atual. E bala perdida é efeito colateral sim, procure rever seus conceitos. Não defendo bandido de forma alguma, até porque existe o bandido e existe o que comete crime, procure também se informar sobre a diferença. Você pode cometer um crime no deslocamento de sua casa para a sua igreja, sem necessariamente ser um bandido. Errou tem que pagar, agora chamar uma equipe que você nem conhece de bandidos fardados é demais. Espero que pelo menos você seja homem de se aproximar da família do jovem e tentar orientá-los, ponha a cara pelo menos dessa forma. Nem sei o nome desses policiais, mas sei da bravura de muitos. Outro ponto que você disse: A maioria dos comentários estão criticando os policiais… Isso pra mim também não importa! Fico com as palavras do saudoso Nelson Rodrigues: “A unanimidade é burra!”
Boa tarde hipócrita!
Tio Mazinho, o defensor de bandidos!!!kkkkkkkkkkkk Matar inocentes para ele é normal!!!!
Boa tarde tio Mazinho defensor de bandidos! Mude seu conceito, o Brasil precisa de pessoas que apoiem policiais de verdade, não bandidos. São pessoas como você que financiam o tráfico!
CIDADÃO, você é tão idiota que não entendeu nada do que eu disse… Nem argumentos tem, fica só no kkkkkk. Quem disse que apóio bandidos? Quando você amadurecer e passar a ver as coisas com uma visão mais macro, verás que o que ocorreu foi algo bem mais complexo, que não envolve só a força policial, e que uma simples troca de corporações não mudaria em nada não só essa ocorrência, mas também o cenário atual, não só aqui no RJ, mas em todo o Brasil. Abraços
Tio Mazinho, defensor de bandidos! São pessoas como você, que financiam o tráfico, e apoiam ações de propina, tortura e morte de inocentes. Ainda bem que pelos comentários em geral sobre essa matéria (é só você ler), que a maioria não pensa como você. Ainda bem!!! Mas democracia é isso! Cada um pensa como quiser! Enquanto a maioria quer que os policias que atiraram no inocente, sem nenhuma cautela e preparo, sejam indiciados, você prefere achar que morte de inocente é efeito da guerra. Mas é assim mesmo, não foi seu parente, por isso você pensa assim. Meus sentimentos à família do jovem. Saiba que a maioria não apoia ações desse tipo, com exceção do tio Mazinho. Vou citar duas coisas que com certeza você deve ter muito medo tio Mazinho; 1° ministério público – 2° corregedoria da polícia. Bandidos comuns e bandidos fardados têm pavor desses dois.
Polícia despreparada, arrogante e truculenta. É só pedir uma simples informação na rua para um pm que logo a gente nota como eles são. Em uma troca de tiros quem não estiver de farda, pra eles é bandido.
A culpa sempre vai ser da PMERJ. ..alguém tem que levar a culpa,precIsa mascarar de quem realmente é a culpa ESSES GOVERNANTES BANDIDOS ,QUE ROUBAM TODOS OS RECURSOS DO ESTADO,E NÃO VALORIZAM SUAS PRÓPRIAS CORPORAÇÕES .POLÍCIA SUCATEADA,SEM NENHUM RECURSO DESSES POLÍTICOS BANDIDOS!
Meus sentimentos a família.
Família: processe o Estado.
Processando o estado o estudante volta a viver ?
Não volta a viver , mas pelo menos se consegue através do ressarcimento, a justiça de que ele era um bom menino e a punição dos envolvidos.
Peguem um advogado já entrem com um processo criminal contra o atirador e um processo civil de danos morais e materiais contra o Estado. É causa ganha.
Limpem o nome do menino.
Mas já saiu o laudo pra você orientar a família quanto ao processo? Já confirmaram de onde saiu o disparo?
O exame de balística é em função da.morte do inocente???
Se fosse um menino delinquente as responsabilidades não seriam apuradas?
Ninguém tem o direito de tirar a vida.de.ninguém.
A.corporação tem que ser treinada para imobilizar e não para matar.
Depende irmão… Se for um menino delinquente envolvido diretamente na ação, o procedimento é o mesmo que para o menino vítima de bala perdida… ou seja, apreender todas as armas utilizadas na troca de tiros.A diferença é que o delinquente morreu após intervenção decorrente da ação e haverá então uma excludente de ilicitude para o agente que o baleou. E para os otários que acham que há corporativismo, podem ficar tranquilos que a instituição mais desunida do mundo é a PMERJ… Além disso o MP tem total acesso aos livros de cautela, ou seja, não tem como omitir nenhuma arma utilizada. E quem seria o doido de fazer isso?
É ainda mais triste saber que o menino chegou a ser considerado um assaltante, o que leva a pensar na possibilidade de que não foi uma “bala perdida” se ficar comprovado que saiu de uma arma da polícia.
O problema é mascararem o resultado do exame
É sempre bandido do Rio capital que vem causar desgraça no interior. Temos que lutar pela emancipação do estado da Guanabara.
Vou anexar a Califórnia e depois Paraty e Angra a Volta Redonda.
Somente o Perequê e a Praia dos Coqueiros.
Para mim houve omissão de socorro por parte do corpo de bombeiros entendemos que seria mas conveniente a vinda de helicóptero por ser um equipamento mais ágil ,mas se não foi possível por conta do tempo nublado , o porque não foi com ambulância UTI do bombeiro uma vez que era um caso emergencial sabendo que a corporação tem médico preparado e equipamentos de UTI para tenta fazer intervenção médica até o hospital de transferência .o bombeiro poderia esforçar para ter levado o paciente se acontece o óbito na transferência aí sim seria a mão de Deus que quiz assim Deus fazendo o melhor mas não ter levado o paciente por parte de mal tempo isso nesse caso não justifica a omissão de socorro
Se não pensassem erroneamente que ele era bandido, o socorro seria diferente?
Não sei…
Era só o que me faltava, um grupo de delinquentes decidem assaltar e aterrorizar as pessoas, a polícia chega para intervir e infelizmente um inocente se torna vítima fatal, e em quem colocam a culpa? A PM! Meu Deus…
Ainda que o tiro tenha vindo da PM, quem tem 100% de culpa são os bandidos, que foram lá assaltar e ainda reagiram. Nesse caso o agravante deveria ir para os bandidos, mesmo que não tenha sido o bandido quem atirou, mas toda essa situação só ocorreu porque esses trastes decidiram sair de casa para fazer o mal.
Disse tudo. Independente de quem atirou a culpa é sempre do FDP do bandido, que se não estivesse assaltando, não haveria confronto. Mas essas reportagens tiram o foco que é a “violência” praticada por esses vagabundos, para querer colocar a culpa na policia, assim a responsabilidade, ou melhor, irresponsabilidade das autoridades ficam em segundo plano.
Se a PM não foi responsável pela morte do rapaz, o bom policial, em tese, deveria ser o primeiro a exigir o exame de balística.
Meus senimentos a família. Nenhuma palavra será o suficiente para aliviar esta dor, mas saiba que mesmo não o conhecendo, eu chorei esta morte. IInfelizmente mais um inocente se foi, em função da violência dos homens.
Que Deus receba este jovem!
Comments are closed.