Banco de Olhos de Volta Redonda, que completará 10 anos, é responsável por 40% dos transplantes no estado

by Diário do Vale

Volta Redonda – Na próxima quinta-feira (13), o Banco de Tecido Ocular de Volta Redonda completará 10 anos, com a marca de 1.680 córneas fornecidas para transplante até o mês de julho. A unidade é responsável por 40% dos procedimentos realizados no Estado do Rio de Janeiro e pela captação de tecido ocular em 34 cidades do Sul do Estado.

O estado realizou 709 transplantes de córnea, no ano passado, sendo 254 delas fornecidas pela unidade de Volta Redonda, que tem equipe composta por 12 profissionais entre enfermeiros e médicos oftalmologistas. Já foram realizadas 114 captações de órgãos realizadas na área de abrangência do Banco de Olhos até o mês de julho, segundo registros do Hospital São João Batista.

A coordenadora do Banco de Olhos e que integra a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HSJB, Michele Antoniol Gama, orientou quais são os procedimentos e protocolos a cumprir para quem deseja doar órgãos.

– O paciente passa por dois exames, que podem ser realizados com a presença da família, para comprovar a morte encefálica. A equipe do Programa Estadual de Transplante do Rio de Janeiro vem captar os órgãos e levar imediatamente para um receptor que está inscrito em uma fila única – disse a coordenadora, destacando que o Hospital São João Batista ocupa o 10° lugar nos hospitais do Estado em captação, notificação e doação de órgãos e tecidos.

O HJSB (Hospital São João Batista) conta com a CIHDOTT, que atua com equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, psicólogo e assistente social. Além disso, a unidade é sede do Banco de Tecido Ocular Humano.

Prefeito de Volta Redonda incentiva a doação de órgãos
(Foto: Secom VR)

Doador

Para ser doador, a pessoa deve ter entre 10 e 80 anos e manifestar em vida junto aos familiares o desejo, pois cabe aos familiares a autorização para doação. Outro fator a ser destacado é a importância das instituições parceiras, como hospitais da região, em fazer as notificações dos óbitos, para que a equipe realize os procedimentos necessários.

Após o banco ser notificado sobre um possível doador, uma equipe segue para o local e o primeiro passo é a entrevista com os familiares sobre a importância da doação. Com a realização da coleta, são captadas a córnea e a esclera, que são levadas ao Banco de Olhos para que o material seja processado e encaminhado para transplante.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, comentou a importância do incentivo a doação de órgãos e tecidos.

– Temos uma equipe de profissionais altamente qualificados e que circulam pela região disseminando a importância das doações, assim como para efetivação da captação. Para ser um doador a pessoa deve comunicar à família o desejo de doar órgãos e tecidos, pois são os familiares que autorizam, ou não, a doação – frisou Samuca.

Banco

O Banco de Tecido Ocular Pedro Sélmo Thiesen – Banco de Olhos de Volta Redonda – situado no Hospital São João Batista, funciona 24h com plantonistas. Para notificação de óbitos e possíveis doadores, os telefones são 0800-022-5742, (24) 3343-3935 e 99974-6595.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996