quinta-feira, 15 de novembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Banda Sinfônica de Barra Mansa apresenta o concerto “Pratas da Casa”

Banda Sinfônica de Barra Mansa apresenta o concerto “Pratas da Casa”

Matéria publicada em 23 de outubro de 2018, 09:51 horas

 


Programa chega a sua terceira edição, cumprindo o intuito de formar novos solistas -Foto: Fabrício Rezende

A Banda Sinfônica de Barra Mansa apresenta o concerto “Pratas da Casa”, nesta quarta-feira (23), às 20 h. O evento será no Instituto Cultural Municipal, antigo Clube Municipal, com entrada gratuita.
O concerto “Pratas da Casa” chega a sua terceira edição, cumprindo o intuito de formar novos solistas. Todos os instrumentistas que se apresentarão à frente da Banda, são músicos formados no Projeto Música nas Escolas. Com destaque para a jovem oboísta Querem Oliveira, de apenas 14 anos, que apresentará a música “Gabriel’s Oboé” do compositor italiano Ennio Morricone.
Além da oboísta, também se apresentarão com a Banda Sinfônica, o trompetista André Coutinho, Vitor Leite no Euphonium, Matheus Bayer na clarineta, o percussionista William Runavicius, e o trombonista Paulo Borges. Dentre os compositores estão Herbert L. Clarke, James Curnow, Artie Shaw, Steven Verhelst e Harm Evers. As melodias apresentadas prometem encantar e envolver o público.
A Banda será regida pelo prata da casa Isac Francis, que teve seu início como músico na Banda Sinfônica de Barra Mansa, e assumiu a titularidade a frente da mesma, no ano de 2014.

A Banda
A Banda Sinfônica foi um dos primeiros grupos a serem formados pelo Projeto Música nas Escolas, em 2005. Desde então a Banda participa de diversos concursos e concertos em todo país, sendo hexacampeã nacional pela Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras (CNBF).
Na Banda Sinfônica, as madeiras, principalmente flautas, clarinetas e saxofones, combinadas com os demais instrumentos que dão personalidade à sonoridade da Banda.
Esta combinação de instrumentos de potência é necessária para que a Banda cumpra um de seus principais objetivos que seria o de tocar tanto em locais fechados quanto em ambientes ao ar livre. A Banda Sinfônica possui esta versatilidade que a permite executar desde um som delicado até obras de sonoridade mais amplas.
A banda é formada pelos alunos e monitores que participam da formação musical promovida pelo Projeto Música nas Escolas. Os músicos são escolhidos de acordo com seu desenvolvimento técnico ao longo das aulas e ensaiam tanto individualmente quanto em conjunto. Ao fazer a divisão pela idade dos músicos, as Bandas abrangem um número maior de alunos, em diversas faixas etárias.

O evento é realizado pela Prefeitura de Barra Mansa e Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, com o patrocínio da CCR Nova Dutra e Ministério da Cultura, e apoio da Saint Gobain e Transporte Generoso.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document