quarta-feira, 24 de julho de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Barco pesqueiro naufraga no mar de Angra dos Reis; cinco estão desaparecidos

Barco pesqueiro naufraga no mar de Angra dos Reis; cinco estão desaparecidos

Matéria publicada em 9 de novembro de 2017, 15:13 horas

 


Angra dos Reis – A embarcação pesqueira Nossa Senhora do Carmo I naufragou na noite de quarta-feira (08) no mar de Angra dos Reis, na localidade conhecida como Ponta dos Meros, próximo à Ilha Grande.  O barco saiu de Santa Catarina, com 23 pessoas a bordo.

O Primeiro Distrito Naval da Marinha do Brasil confirmou o acidente e informou que 18 pessoas já foram resgatadas e cinco ainda estão desaparecidas.

A Defesa Civil de Angra dos Reis também confirmou o naufrágio e explicou que ainda há dúvidas sobre a localização exata do local onde ocorreu o acidente.  O órgão esclareceu que não recebeu nenhum pedido de socorro até o momento.

O delegado titular da 166ª DP, Bruno Gilaberte, informou que está buscando mais informações sobre o naufrágio para saber se caberá à Polícia Civil também investigar.

– Vai depender das circunstâncias de como ocorreu esse acidente. Existe o crime de perigo de desastre marítimo, que em tese pode ser investigado pela Polícia Civil. Mas, para que a delegacia possa investigar esse caso, tem de ser por meio de fator externo à embarcação. Se o acidente foi provocado por alguém que estava conduzindo a embarcação e bateu, ou seja, se o crime ocorreu a bordo do barco, a competência para apurar o acidente é da Polícia Federal. Agora, se ocorreu uma manutenção mal feita que provocou ao naufrágio (fator externo), neste caso cabe a Polícia Civil investigar – explicou Gilaberte.

Nota da Marinha

A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 1º Distrito Naval, tomou conhecimento, na manhã desta quinta-feira (9), de que a embarcação pesqueira “Nossa Senhora do Carmo I” naufragou na noite de quarta (8), com 23 pessoas a bordo, nas proximidades de Angra dos Reis (RJ).

A Marinha esclarece, ainda, que 18 tripulantes já foram resgatados pela embarcação pesqueira “Costa Amêndola”, que se encontrava nas proximidades no momento do ocorrido e, imediatamente, enviou ao local do naufrágio um Navio-Patrulha e uma Aeronave da MB para realizar buscas pelos outros 5 desaparecidos.

O Salvamar Sueste, estrutura orgânica responsável por operações de Busca e Salvamento no mar, emitiu Aviso aos Navegantes para que outras embarcações que se encontrem na região do naufrágio possam apoiar as buscas.

As causas e responsabilidades do ocorrido serão apuradas em Inquérito instaurado pela MB.

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    Meus sentimentos aos familiares!!!!

Untitled Document