Bares e restaurantes planejam contratar neste fim de ano

Empreendedores esbarram na dificuldade de contratar profissionais qualificados

by Agatha Amorim

Pesquisa destaca que os cargos especializados são os mais difíceis de preencher. (Foto: Depositphotos)

País – A Abrasel divulgou nesta semana que empresários do setor de bares e restaurantes estão empolgados com a expectativa de crescimento na demanda, impulsionada pela alta na temperatura, pagamento do 13º salário, festas de fim de ano e estão planejando aumentar as suas equipes.  Segundo uma pesquisa recente realizada pela entidade, 29% dos entrevistados indicaram a intenção de contratar mais funcionários até o final do ano.
No entanto, esse otimismo é confrontado por um grande desafio: a dificuldade em encontrar profissionais qualificados. A pesquisa revela que, embora exista uma demanda por novos colaboradores, 89% dos empresários consideram difícil ou muito difícil preencher as vagas com candidatos preparados. Essa dificuldade pode dificultar o crescimento do setor, limitando a capacidade de expansão e inovação das empresas.
Cargos com maior dificuldade de contratação
A pesquisa destaca que os cargos especializados são os mais difíceis de preencher. Entre eles, sushiman e churrasqueiro apresentam a maior dificuldade de contratação, com 94% dos empresários relatando problemas para encontrar profissionais adequados. Outros cargos desafiadores incluem cozinheiros chefes (93%), gerentes (90%) e cozinheiros (88%).
Além da falta de qualificação, 25% dos empresários enfrentam um outro problema significativo: a baixa quantidade de interessados nas vagas oferecidas. Para o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, esta combinação de fatores agrava o cenário, tornando o processo de contratação ainda mais complexo.
“Há uma lacuna clara entre a oferta de mão de obra e as necessidades do setor. Embora o salário médio no segmento seja de R$ 2.130, cerca de 50% acima do salário-mínimo, o valor ainda é pouco competitivo. Por isso, precisamos de estratégias capazes de atrair profissionais e oferecer a qualificação necessária para que eles possam atender às expectativas e contribuir de forma eficaz para o crescimento dos negócios”, afirma.
Estratégias para retenção e ampliação das equipes
Em meio a essas dificuldades, o estudo revela as principais ações que os empresários estão adotando para aumentar suas equipes. A premiação por desempenho surge como a principal estratégia, citada por 50% dos empresários. Oferecer cursos e treinamentos (33%) e benefícios adicionais (26%) também são apontados como métodos para atrair e reter talentos.
Paulo Solmucci ainda destaca que, em um cenário de alta competitividade, investir na qualificação e na retenção dos funcionários é essencial para garantir o sucesso a longo prazo.
“O futuro do setor não está apenas na criação de novas vagas, mas também na capacidade de atrair e reter profissionais qualificados que atendam às demandas do mercado”, diz.
“Além disso, é fundamental investir em formas inovadoras de aumentar a eficiência operacional, como a introdução de automação e uso de inteligência artificial. Essas ferramentas têm se mostrado promissoras para ajudar as empresas a expandirem suas operações sem comprometer a qualidade e a eficiência dos serviços prestados”, conclui.
Ganho de produtividade com a inteligência artificial
Com o crescimento das demandas e a escassez de mão de obra qualificada, a inteligência artificial surge como uma alternativa para o setor de bares e restaurantes. Thiago Falcão fundador da rede One Sushi e consultor de empresas do setor alimentício, acredita que a IA pode contribuir significativamente para enfrentar o desafio da falta de profissionais qualificados.
“Embora treinar e oferecer benefícios aos colaboradores seja essencial, precisamos reconhecer que a escassez de profissionais capacitados é uma realidade e, portanto, é necessário buscar soluções. No segmento de delivery, por exemplo, a IA pode otimizar dois pilares essenciais: o atendimento ao cliente via WhatsApp e a gestão das entregas”, afirma.
Falcão destaca que, no atendimento via WhatsApp, a utilização de robôs permite respostas rápidas e humanizadas. Já na gestão de entregas, a IA permite uma roteirização eficiente, agilizando o processo de entrega sem a necessidade de supervisão humana.
“Em um dos meus negócios, conseguimos duplicar o número de entregas diárias após implementar essa tecnologia, mostrando que a IA pode realmente transformar a operação e superar parte dos desafios impostos pela falta de mão de obra qualificada”, explica.
Além disso, a IA e a automação têm se mostrado eficientes no atendimento. Segundo o consultor e empresário, sistemas como totens de autoatendimento e tablets nas mesas ajudam a aliviar a carga de trabalho dos atendentes.
“Clientes têm uma experiência mais rica ao visualizar fotos e descrições detalhadas dos pratos, o que melhora a qualidade do atendimento e reflete positivamente nas avaliações do negócio”, conclui Falcão.

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