Barra do Piraí pretende regularizar lei que proíbe fogos de artifício em 2020

by Diário do Vale

Barra do Piraí – A Prefeitura Municipal de Barra do Piraí pretende colocar em prática a Lei Municipal 2828/17, que proíbe o uso de fogos de artifício em todo o município, em 2020.

A Lei Municipal, rege que fica proibido o uso de fogos de artifício, que causem poluição sonora acima dos limites permitidos pela legislação municipal ambiental. Ela vai se estender a todo território municipal, incluindo recantos fechados e ambientes abertos – áreas públicas ou privadas.

Durante uma reunião entre o prefeito de Barra do Piraí, Mário Esteves, representantes de diferentes instituições do município e outros profissionais, no começo deste mês, foi debatido sobre os danos causados pelos fogos.

A neuropsicopedagoga, Ana Carolina Arnaut, explicou que as práticas tendem a ser danosas às crianças, sobretudo as recém nascidas e autistas, bem como a idosos e animais.

– A graça acaba quando nos deparamos com o pânico e transtornos causados, sobretudo nas crianças, principalmente as autistas. Algumas podem convulsionar e, dependendo do grau, faltando altos índices de oxigênio no cérebro, podem ter causas futuras, em alguns casos irreversíveis – disse a profissional.

A professora Fabiana da Silva Chrisóstimo, que tem um filho autista, disse que a iniciativa é fundamental para conscientizar os moradores.

– Meu filho tem grau leve de Autismo; imaginem o severo. Não existe essa necessidade dos fogos; o que agride o outro, não é legal. Por que não soltar os fogos luminosos apenas? – questionou Fabiana.

Audiência Pública

Após a reunião, o prefeito Mário Esteves afirmou que vai regulamentar o documento no próximo ano, mas que marcou uma Audiência Pública para o dia 30 de janeiro, na Câmara dos Vereadores, às 18h, para discutir a proposta com a população.

O prefeito também comentou que ao regulamentar o documento, agentes fiscalizadores serão nomeados para atuarem no sentido de coibir a prática dos fogos.

You may also like

5 comments

Cidadão de Volta Redonda 17 de dezembro de 2019, 10:24h - 10:24

Proponho que os leitores enviem menssagens ao jornal propondo uma matéria voltada as motos infernais/barulhrnbarulhentas que aterrorizam nossa cidade. Dia e noite assustam crianças, incomodam acamados, acordam trabalhadores e…etc.
Não é possível que isso continue!

Betão 16 de dezembro de 2019, 17:46h - 17:46

O Cidadão de V. Redonda lembrou bem, a poluição sonora das motos com cano de descarga abertos já são proibidos, circulam todos os dias e muito poucas são recolhidas, imagine fiscalizar em propriedades particulares no feriado de ano novo? Aliás, vai ter fogueteiro atravessando a ponte do Bairro Califórnia para o Dom Bosco para soltar fogos barulhentos.
Em tempo/; a Guarda Municipal poderia cercar os motoboys barulhentos, resolveria 90% do problema com o som excessivo emitido por motos.

Cidadão de Volta Redonda 17 de dezembro de 2019, 10:16h - 10:16

Muito bem Betão! É isso aí!

Chega de fogos barulhentos e motos infernais.
Nossa sociedade tem que sair do primitivismo e evoluir para o respeito ao próximo.

Cidadão de Volta Redonda 16 de dezembro de 2019, 13:47h - 13:47

Fogos sem barulho sim! É muito bem vindo somente a beleza do espetáculo luminoso. Para que infernizar as pessoas e animais com barulhos primitivos, que assustam nossas crianças, perturbam acamados e irritam muitos ??? Temos que evoluir no social e sair desse primitivismo.
Vale igualmrnte também para as indesejáveis motos barulhentas que infernizam a cidade. Se esses motoqueiros infernais soubessem a quantidade de “pragas” que recebem por onde passam, temeriam um fim nada bom. O pensamento das pessoas em grande número tem muito poder !!!!

Edmur Silva 16 de dezembro de 2019, 12:08h - 12:08

Mais fácil conseguir com campanhas educativas que através de lei. Os agentes fiscalizadores nos dias de ocorrência certa, estarão de folga, nunca serão em número suficiente para exercer a fiscalização em todo o território. Isto se não estiverem em suas casas estourando fogos também.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996