Barra Mansa abre inscrições para curso de formação de brigadista voluntário

Interessados devem entrar em contato por telefone entre os dias 9 de fevereiro e 9 março

Por Otávio de Paiva
397 Visualizações

Foto: Divulgação

Barra Mansa – A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMMADS) de Barra Mansa abre nesta semana as inscrições para o curso de formação de brigadista voluntário. Os interessados devem se inscrever entre os dias 9 de fevereiro e 9 de março. Durante o curso, serão desenvolvidas atividades envolvendo: resgate e primeiros socorros em áreas de queimada; manuseio e captura de animais peçonhentos; manuseio e manutenção de roçadeira e motosserra; trabalho em grupo e voz de comando; nós e amarrações (rapel); além de manutenção de equipamentos.

A brigada voluntária de Barra Mansa foi oficialmente instituída em setembro de 2021, com a finalidade de combater princípios de incêndio em vegetação e reduzir danos ao meio ambiente, informar e orientar moradores sobre queimadas irregulares, além de realizar atendimento em situações de emergência. De acordo com seu coordenador, Denilson Sicupira, o curso totaliza uma carga horária de 80 horas e as inscrições são abertas para homens e mulheres, maiores de 18 anos, com disponibilidade de horário para ser voluntário.

“O curso vai acontecer com matérias na modalidade presencial e também on-line, no horário das 19h às 22h. A experiência prática vai ocorrer após a parte teórica. A brigada de incêndio do município consiste em orientar a população quanto ao descarte de resíduos sólidos em vegetações, procurando informar os moradores de Barra Mansa, acerca dos riscos e consequências de queimadas, especialmente em quintais”, explicou Sicupira.

O coordenador também frisou que, a partir de março, será realizado um trabalho educativo nas escolas focado em prevenção de incêndio, abordando temas como os impactos das queimadas ao meio ambiente, perda de biodiversidade, emissão de CO² para atmosfera, empobrecimento do solo, surgimento de erosões, desequilíbrio no ecossistema, diminuição da fertilidade do solo, doenças, chuvas, entre outros.

As inscrições para o curso podem ser feitas através do telefone da Secretaria de Meio Ambiente de Barra Mansa: (24) 2106-3406, ou pelo contato da brigada de incêndio florestal: (24) 98813-6722.

Advertisement

VOCÊ PODE GOSTAR

Deixe um comentário

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

 

(24) 99926-5051 – Jornalismo

 

(24) 99234-8846 – Comercial

 

(24) 99234-8846 – Assinaturas

Canal diário do vale

colunas

© 2023 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996