Barra Mansa busca junto ao governo estadual solução para falta de inseticidas

by Diário do Vale

Carro fumacê ajuda a combater pernilongos e o mosquito Aedes, transmissor da dengue, zika e chikungunya 
(Foto: Chico de Assis)

Barra Mansa- Com a chegada do verão o índice de proliferação de vetores como pernilongos e Aedes aegypti, o mosquito da dengue, pode aumentar na área urbana. Para prevenir a entrada destes mosquitos nas residências e estabelecimentos, são utilizados inseticidas lançados ao ar, por meio de veículos, que percorrem os bairros, popularmente conhecidos como fumacê.

Contudo, o Malathion, produto responsável por este combate está em déficit e há um desabastecimento no estoque fornecido pelo governo federal. A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, está preocupada com a ausência do inseticida e já encaminhou um ofício a Secretaria de Saúde do Estado requisitando uma solução.

O secretário de Saúde de Barra Mansa, Sérgio Gomes, destacou a importância de um retorno para ter resultados na ação contra os mosquitos.

– O verão é um período onde é necessário haver uma alternativa para combater os problemas que surgem. Nesta época acontece a proliferação de vetores que se instalam nas residências das pessoas e aumenta a chance de levar doenças aos munícipes. Atentos a este fato, buscamos junto a Secretaria de Saúde estadual uma solução para a falta de inseticidas – informou.

O coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Antônio Marcos, pontuou ser essencial à disponibilização do produto nos municípios.

– Este inseticida é uma ferramenta para combater os vetores na forma adulta. A Secretaria de Saúde de Barra Mansa está preocupada com o não fornecimento ou a formulação de outro inseticida para o município não ficar descoberto – disse.

Antônio Marcos ressaltou ainda o empenho do secretário de Saúde Sérgio Gomes para resolver a situação.

– O secretário de Saúde está procurando uma solução junto à secretaria de Saúde do Estado para definir o problema devido à urgência da temporada de verão – concluiu.

Funcionalidade do Malathion

O inseticida Malathion tem sua aplicabilidade na eliminação da fase adulta do mosquito, através do lançamento do produto na atmosfera, com um equipamento acoplado no veículo, conhecido como “carro fumacê”. A falta do inseticida em estoque pode gerar prejuízos no combate ao vetor, principalmente em municípios afetados por epidemia de dengue.

You may also like

3 comments

Culex sorrindodosbostas 28 de dezembro de 2019, 08:32h - 08:32

Porquê não investir na educação em saúde e controle das formas imaturas (ovo, larva ou pupa?
Porquê sempre a solução é a aplicação de inseticidas?
Porquê depois de anos e anos, aplicando vários inseticidas, ainda temos pernilongos e Aedes em BM?
Malathion só é autorizado em caso de epidemias portanto não é dipirona pra tomar em qualquer dor de cabeça.
ACORDA BM

Barramansense 27 de dezembro de 2019, 22:17h - 22:17

Oi Rodrigo Drable, eu sei que você lê esse jornal. Já sabe como aproveitar o último ano do seu mandato ?

Nada pessoal, inclusive votei no sr., porém, as tuas péssimas decisões, e indícios de corrupção me colocam efetivamente contra o sr. e sempre a favor da minha cidade.

Peço encarecidamente que pelo menos o Palácio Barão de Guapy o sr. entregue pronto, pra não ficar aquele canteiro de obras no centro da cidade. Até nunca mais, se Deus quiser!

Triste Realidade 28 de dezembro de 2019, 07:44h - 07:44

Os incansáveis funcionários da empreiteira da obra do Palácio Barão de Guapy emendaram os feriados de final de ano já que ninguém é de ferro.
Parece que não existe compromisso em terminar a obra pois nenhum vereador cobra.
Aliás existe vereador?

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996