Barra Mansa confirma o segundo caso de varíola dos macacos na região

Por Diário do Vale

Barra Mansa – A Secretaria Municipal de Saúde de Barra Mansa, através da Coordenação de Vigilância, informou nesta sexta-feira (12) que o município registrou o primeiro caso de “Monkeypox”, a varíola dos macacos. O paciente é um homem de 21 anos que procurou atendimento médico após desenvolver erupção cutânea. Ele segue isolado em casa, com quadro leve e sem casos secundários, sendo monitorado 24h pela equipe de epidemiologia da Pasta. Este é o segundo caso na região. O primeiro foi confirmado em Resende, na noite de quinta-feira (11), em um homem de 33 anos.

Em Barra Mansa, um Grupo Técnico (GT) de enfrentamento da Secretaria de Saúde já se reuniu e criou um fluxo de atendimento, orientando toda a rede de Saúde sobre os protocolos e notas técnicas disponíveis para a identificação e notificação dos casos suspeitos.

Os sintomas da doença incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. O período de erupção cutânea ocorre entre um e três dias após o início da febre. Os sinais e sintomas duram de duas a quatro semanas e o período de incubação, quando a pessoa está infectada, é tipicamente de 6 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias.

Em caso de apresentação de sintomas e lesões a orientação é de que a pessoa procure uma unidade de saúde mais próxima para avaliação médica.

Monkeypox

A doença, também conhecida como varíola dos macacos, é transmitida quando alguém tem contato próximo com uma pessoa infectada. Apesar do nome, é importante destacar que os macacos podem ser acometidos pela doença, mas não são reservatórios do vírus.

A transmissão ocorre principalmente por meio de contato pessoal com lesões da pele ou fluidos corporais de uma pessoa infectada ou objetos recentemente contaminados como toalhas e roupas de cama. A transmissão por meio de gotículas geralmente requer contato mais próximo entre o paciente infectado e outras pessoas.

VOCÊ PODE GOSTAR

1 Comentário

Leitor de BM 13 de agosto de 2022, 11:12h - 11:12

Daqui pra frente é só pra trás agora com a população egoísta que não se protege!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996