terça-feira, 23 de julho de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Barra Mansa lança 3º Festival Internacional de Música

Barra Mansa lança 3º Festival Internacional de Música

Matéria publicada em 18 de junho de 2019, 19:28 horas

 


Evento acontece entre os dias 14 e 27 de julho em diversos pontos da cidade

As apresentações contarão com a presença de alunos, professores, cameratas, orquestras, além de grupos do Projeto Música nas Escolas, se apresentando em ensaios e concertos de música de câmara realizados em diversos pontos da cidade – Foto: Arquivo/PMBM

Nesta terça-feira, dia 18, a prefeitura municipal de Barra Mansa realizou o lançamento da programação do 3º Festival Internacional de Música, que acontece na cidade entre os dias 14 e 27 de julho. O evento vem se firmando como um dos mais importantes no cenário musical, por ter em seu programa a participação de músicos renomados.
Durante a coletiva de imprensa, realizada para apresentar detalhes do festival, estiveram presentes o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Agnaldo Sebastião Raymundo; o diretor geral do festival e secretário de educação, Vantoil de Souza; o diretor artístico do festival, Daniel Guedes; o assessor institucional do Centro Universitário Barra Mansa (UBM), Mario Sila; o gerente geral da unidade de Barra Mansa do Serviço Social do Comércio (SESC-RJ), Ilbwnni Rocha Vieira; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Xisto Neto; e o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa (Codec), Arivaldo Corrêa Mattos.
– O festival me foi apresentado em 2017, quando o Vantoil veio com a ideia achei um tanto quanto presunçoso o termo “Internacional”. Eu como curioso, fui pesquisar os nomes que ele havia convidado para participar, me encantei e senti a importância que temos para música. Em 2018 nós começamos a amadurecer o evento, hoje temos um novo produto que agrega valor à cidade. Barra Mansa produz música e músicos de qualidade, somos a ‘cidade da música’ – afirmou o prefeito Rodrigo Drable.
Serão duas semanas que Barra mansa irá respirar música, a programação conta com encontros, concertos, recitais e música de câmara, em grupos, quartetos, cameratas, banda sinfônica e orquestras, além do desfile da Banda Marcial no Centro da cidade, sendo apresentados em espaços públicos. Além de troca de conhecimento entre os alunos do Projeto Música nas Escolas e grandes mestres de renome internacional.
– Este evento é sonhado há 17 anos, desde o início do Projeto Música nas Escolas. É uma alegria trazer esses professores e mestres para a troca de experiências. Serão dias incríveis, dividindo conhecimento e trazendo música de qualidade aos moradores e visitantes de Barra Mansa – declarou Vantoil.
O festival trará para a cidade 25 músicos e professores renomados do Brasil, Israel, Uzbequistão, Estados Unidos e Alemanha. Entre as atrações estão o violinista Shmuel Ashkenasi, o violoncelista Mark Kosower, a violista Katharina Kang e o oboísta Alexandre Barros.
– O festival se tornou referência internacional, principalmente pelo corpo docente que estará participando. Estamos colocando Barra Mansa como exemplo de Cidade da Música – ressaltou o diretor artístico do festival, Daniel Guedes.
As inscrições para participar do festival, através das aulas individuais e coletivas, se encerraram no último dia 13 e a organização do evento recebeu mais de 150 pedidos externos, com interessados de 13 estados, um da Venezuela e outro de Cuba. São estudantes do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Paraíba, Amazonas, Goiás, Bahia, Tocantins, Rio Grande do Norte, Paraná e Espírito Santo. Os inscritos passarão por uma avaliação criteriosa realizada por uma banca especializada, formada pelos professores do festival.
Na área da educação, o Projeto Música nas Escolas envolve cerca de 20 mil alunos da rede pública, oferecendo uma oportunidade de mudar a realidade e o futuro de cada uma das crianças.
– Atualmente 85% dos professores do projeto são ex-alunos. Antigamente, quando eu iniciei a minha formação, quem tinha o sonho de ser um músico tinha que buscar os grandes centros para obter formação, assim como eu fiz. Hoje o caminho é inverso, nós somos referência na procura por essa formação, temos pessoas de diversas partes do país que se mudam para Barra Mansa em busca dessa especialização. Nós somos modelo neste ponto. O Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) é um grande cúmplice, assim como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na formação dos nossos professores. Temos uma parceria única com a UFRJ, que disponibiliza vagas específicas de mestrado – explicou Vantoil.
O festival é considerado também uma vitrine para os músicos de Barra Mansa, pois através da troca de experiências com os mestres, muitos conseguem vagas para especialização.
– No futebol tem os olheiros que buscam novos talentos, isso também acontece com os músicos. Nosso festival é uma verdadeira vitrine. Temos alunos se especializando em universidades americanas e europeias – frisou.
O assessor institucional do Centro Universitário Barra Mansa (UBM), Mario Sila, destacou a importância do Projeto Música nas Escolas e do Festival na formação e no reconhecimento da cidade.
– Barra Mansa tem muita coisa boa, temos que mostrar isso para o mundo. Esses projetos são a valorização do que a cidade tem de melhor. Temos uma das melhores orquestras do Brasil, isso tá provado e aprovado pelos melhores músicos – salientou.
Além de oferecer cultura e educação, o festival tem um de seus principais pontos fomentar o desenvolvimento socioeconômico na cidade.
– Este festival é uma oportunidade muito importante para o desenvolvimento de várias áreas da cidade. Ele está trazendo uma oportunidade fomentar o desenvolvimento socioeconômico. Movimentando o comércio e explorando toda a estrutura já existente – citou Arivaldo Mattos, presidente do Codec.
Além do comércio, o turismo também é outro ponto que será explorado com o festival, pois irá absorver toda demanda.
– Todos vão lucrar com o festival. Além de todo o comércio, a rede hoteleira e alimentícia vai atender toda a movimentação de músicos e os turistas que estarão na cidade para prestigiar o evento – ressaltou Xisto Neto.

Serviço:
3º Festival Internacional de Música acontece entre os dias 14 e 27 de julho, em diversos pontos de Barra Mansa. A programação completa e demais informações sobre o evento estão no site http://festivalmusicabarramansa.com.br.

 

Por: Amanda Teixeira


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    Enquanto isso a educação pública municipal vai de mal a pior pois é valor considerável que estão tirando da educação para esta ONG vampira. Pergunta a qualquer diretor escolar, desde a implantação deste projeto, a educação pública de Barra Mansa acabou…. é preciso abrir esta caixa preta!

Untitled Document