Barra Mansa lidera ranking da Saúde no Sul Fluminense

Cidade se destaca no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal entre as do interior do estado com mais de 100 mil habitantes

by alice couto

Foto: Arquivo PMBM
Cidade obteve nota 0,7674 e ficou atrás apenas da capital no comparativo com mais de 100 mil habitantes

Barra Mansa – Na edição mais recente da pesquisa do índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), o município de Barra Mansa aparece com a melhor avaliação na categoria Saúde entre as cidades com mais de 100 mil habitantes doo Sul Fluminense. Com a pontuação de 0,7674 na pesquisa, Barra Mansa tem seu melhor desempenho desde 2013 e se coloca atrás da cidade do Rio de Janeiro, que apresentou 0,7707.

O prefeito Luiz Furlani expressou sua satisfação ao comentar sobre os resultados positivos.

“É uma conquista que reflete o esforço e os investimentos que temos feito na saúde. Estamos vendo os resultados de ações concretas que visam não apenas a melhoria dos serviços, mas também a qualidade de vida da nossa população”, afirmou Furlani.

Entre as principais iniciativas que podem contribuir ainda mais para essa evolução, destaca-se a descentralização dos exames, que facilita o acesso da população aos serviços de saúde. Além disso, o prefeito mencionou a melhoria na infraestrutura das unidades de saúde, a valorização dos profissionais da área e o investimento em alta complexidade.

“O início dos transplantes de rins e a construção do futuro Hospital do Olho são passos importantes que elevarão ainda mais Barra Mansa nos índices de saúde”, complementou.

O IFDM, que avalia o desenvolvimento municipal desde 2008, apresenta uma metodologia que foi atualizada a partir de 2013, permitindo uma comparação mais justa e abrangente. A pontuação de 0,7674 demonstra uma evolução significativa de pouco mais de 11% em comparação ao resultado anterior, divulgado em 2024.

“Se mantermos essa crescente de 11%, nos próximos resultados poderemos alcançar o índice alto de desenvolvimento nesta área. Para isso vamos seguir colocando a saúde como prioridade e investindo para que esses avanços se concretizem e a cidade continue a evoluir em prol do bem-estar de todos os cidadãos”, acrescentou Furlani.

O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, também comentou a respeito das conquistas, ressaltando a importância da continuidade dos esforços em prol da saúde pública.

“Estamos comprometidos em trabalhar para que a nossa população receba serviços de saúde de qualidade. Os resultados positivos são frutos do cuidado e da dedicação que temos empenhado, que têm se mostrado um grande aliado na melhoria do sistema e na busca por novos recursos”, concluiu o secretário.

 

Você também pode gostar

1 comment

sebastiao Publicado segunda-feira, 12 de maio de 2025 às 20:58 horas - 20:58

parece piada essa reportagem.
uma cidade que falta o básico em medicamentos prioritários como diosmina, enalapril, insulina,etc…, como pode ser considerada uma cidade onde o índice de saúde é considerado exemplar ???
diga se de passagem : volta redonda também ta nesse rol de deficiência na saúde. enquanto isso, o povão continua votando, elegendo e reelegendo os políticos do pão e circo …

Comments are closed.

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57 – Vila Mury – Volta Redonda – RJ – Cep 27281-670
Jornalismo (24) 99926-5051 | Comercial (24) 99974-0101 | Diário Delas
(24) 99208-6681
Image partner > depositphotos

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996