Prefeitura de Barra Mansa antecipa operação contra febre amarela

by Paulo Moreira
Defesa: Prefeitura de Barra Mansa monta bloqueio de vacinas contra a febre amarela

Defesa: Prefeitura de Barra Mansa monta bloqueio de vacinas contra a febre amarela

Barra Mansa – A Secretaria de Saúde de Barra Mansa antecipou para este domingo (4), um novo cinturão de bloqueio vacinal contra a febre amarela, dessa vez nos bairros Bocaininha, Siderlândia, Vila Ursulino, Colônia e distrito de Rialto. Exame realizado em um mico encontrado morto no bairro Bocaininha deu positivo para febre amarela.

A campanha de vacinação foi coordenada em janeiro pelo prefeito Rodrigo Drable que acompanhou pessoalmente todos os mutirões nos postos de saúde e no térreo da prefeitura. Neste domingo, por determinação do secretário de Saúde Sérgio Gomes, preocupado com a questão, o combate foi antecipado nessas regiões. Além do bloqueio vacinal, na segunda-feira, dia 5, todas as unidades básicas de saúde do município estarão vacinando das 8h às 17h.

De acordo com o subsecretário de Saúde, Silvio Daniel, o mico foi encontrado morto dentro do lixo na Rua José Batista Resende, no bairro Bocaininha. O primata foi levado imediatamente para a Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental. No dia 18 de janeiro, o animal foi encaminhado para o Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, no Rio de Janeiro, para ser examinado. O resultado saiu pela manhã do último sábado, dia 3, e detectou que a causa da morte foi febre amarela.

Segundo Silvio, quem ainda não se vacinou deve procurar o posto de saúde mais próximo a partir desta segunda-feira. “Não há motivos de alarde, nós já vacinamos mais de 131 mil moradores. Nosso pedido é que as pessoas que moram na região da Bocaininha, Siderlândia, Vila Ursulino, Colônia e distrito de Rialto devem procurar se vacinar, pois é a única forma de prevenção contra a febre amarela. Nosso objetivo é que 100% da população seja protegida”.

O subsecretário ainda destaca que uma equipe volante estará visitando as casas para conferir se já tomaram a vacina. Caso ainda não tenham se vacinado, eles serão encaminhados para o posto de saúde. Todas as 49 unidades básicas de saúde estão disponibilizando a vacina de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Na manhã de segunda-feira, dia 5, a equipe de Imunização da Secretaria de Saúde se reunirá para definir as próximas ações de combate à doença como a possível utilização de carro fumacê contra os mosquitos e ampliação da área de bloqueio vacinal. A Secretaria de Saúde já imunizou mais de 131 mil pessoas. Desse número, 96 mil foram vacinados de janeiro desse ano até a primeira semana de fevereiro. Dos anos anteriores até 2016, apenas 12 mil tinham se vacinado. Já em 2017 foram 23 mil pessoas protegidas contra a febre amarela.

Macaco não transmite febre amarela

O médico veterinário coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Maurício Iencarelli, destaca que os macacos não transmitem a febre amarela. “É importante reforçar a todos os moradores que os macacos, micos ou saguis servem de alerta de um indicador da doença. Quem transmite a febre amarela é o mosquito, eles são vítimas assim como os humanos. Eles são suscetíveis ao vírus e a infecção confirmada ajuda elaborar a prevenção da doença nas pessoas”, explicou.

Quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos pode ser enquadrado na Lei de Crimes Ambientais nº 9065/98 no artigo 32, e pegar de três meses a um ano de detenção, e multa.

Ao encontrar macacos mortos ou doentes (que apresenta comportamento anormal, que está afastado do grupo, com movimentos lentos etc.), o morador deve informar o mais rápido possível à Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental situada à Rua Getúlio Borges Rodrigues, 210, no bairro Boa Sorte ou pelo telefone (24) 3326-2588.

 

You may also like

3 comments

Barramansense começando a respirar 4 de fevereiro de 2018, 01:24h - 01:24

A cada dia me surpreendo mais com esse prefeito e sua equipe. Parabéns por tudo que tem feito a Barra Mansa e a todos nós moradores. Quem critica é pura dor de cotovelo e inveja de não ter capacidade de fazer o que o prefeito Rodrigo Drable tem feito depois de pegar uma prefeitura falida. É só ver como tem andado prá frente a saúde e educação.

VAI VENDO 5 de fevereiro de 2018, 22:59h - 22:59

Imagino que escreveu isso para o prefeito antes de repetir aqui só para ganhar o cachê. Devia colocar o nome completo, o CPF e a CC para ser mais rápido o crédito.

Fabiana dos Prazeres da Fonseca Alves 3 de fevereiro de 2018, 23:34h - 23:34

E o bairro Morada Verde? Fica entre Bocaininha e Siderlandia e não foi citado!
Estamos abandonados, O posto de saúde que nos atende é o da Bocaininha, é uma fartura, farta tudo! Os agentes de saúde sumiram! Não temos asfalto e a iluminação é precária!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996