Barra Mansa oferece abrigo para pessoas em situação de rua - Diário do Vale
terça-feira, 28 de setembro de 2021 - 08:16 h

TEMPO REAL

 

Capa / Plantão da redação / Barra Mansa oferece abrigo para pessoas em situação de rua

Barra Mansa oferece abrigo para pessoas em situação de rua

Matéria publicada em 28 de julho de 2021, 18:02 horas

 


Abrigo de inverno oferece serviço oferece pernoite, alimentação e espaço para higiene pessoal
(Foto: Paulo Dimas)

Barra Mansa – A população em situação de rua contará com um espaço para fugir das baixas temperaturas no inverno deste ano. O espaço dispõe de alimentação e local para pernoite, higiene pessoal, banho quente e área de convívio, além de equipe técnica com psicóloga e assistente social. Ele fica localizado no bairro Siderlândia, está funcionando desde o dia 1º de julho e será inaugurado oficialmente no próximo sábado (31), com a presença do secretário estadual de Assistência Social, Matheus Quintal.

O local receberá o nome do falecido empresário Mário Antônio de Carvalho, carinhosamente conhecido como Pinguilim.

O prefeito Rodrigo Drable falou sobre a importância de acolher as pessoas em situação de rua.

– Nos preocupamos com a situação dos moradores de rua. A Assistência Social está percorrendo Barra Mansa para atender essas pessoas, que tanto sofrem com o frio. É importante que elas procurem o abrigo, que elas utilizem esse serviço da prefeitura. Lá elas serão muito bem tratadas e encontrarão roupas, comidas e socialização – afirmou.

Atendimentos

Atualmente, a Secretaria de Assistência Social oferece dois tipos de atendimento no abrigo municipal: o permanente, onde o usuário pode ficar 24 horas, e o de inverno, onde é realizada a pernoite. Para aqueles que precisarem se abrigar das noites de frio, a van começa a circular às 18h e pega os usuários no Restaurante Popular, Praça da Matriz, Gari da Estação e Beira Rio. Em respeito aos protocolos de combate à Covid-19, o espaço é higienizado diariamente e é disponibilizado álcool e máscaras aos usuários.

O secretário de Assistência Social, J Chagas, falou sobre o trabalho que a secretaria vem realizando durante o período de frio.

– Durante a chegada dessa frente fria, a Secretaria de Assistência Social mantém o mesmo direcionamento desde o início do inverno, como vagas noturnas e abrigamento temporário, com janta e café da manhã. Cuidamos de todos os detalhes para que eles sejam bem recebidos, como distribuição de kits de higiene, roupas e buscamos eles em uma van em pontos já estabelecidos. Também estamos ofertando algum suporte para aqueles que optarem em permanecer nas ruas, com a distribuição de cobertores, roupas, agasalhos e tocas de crochê – detalhou J Chagas.

Além do abrigo, as pessoas em situação de rua contam com o Centro Pop, no bairro Bom Pastor, onde é oferecido almoço, café da tarde e espaço para lavagem de roupa, higiene pessoal e descanso, além de auxílio para confecção de currículos e inscrição para vagas de emprego. O local funciona das 8h às 17h e fica na Rua Francisco Amaral de Souza, nº 08.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Parabéns pela iniciativa Barra Mansa.

Untitled Document