quarta-feira, 27 de maio de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Barra Mansa tem nove casos suspeitos de coronavírus

Barra Mansa tem nove casos suspeitos de coronavírus

Matéria publicada em 20 de março de 2020, 11:23 horas

 


Barra Mansa – O prefeito de Barra Mansa,Rodrigo  Drable, publicou uma live em suas redes sociais, na manhã desta sexta-feira (20), em Barra Mansa, afirmando que no momento o município tem apenas nove casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19). Na quinta-feira (19), a Secretaria de Saúde divulgou que eram 19 casos suspeitos. Os resultados de 10 suspeitos testaram negativo nesta sexta-feira. O prefeito também reforçou que o município possui apenas um caso confirmado, sendo que não apresenta mais risco de contaminar pessoas.

Medidas

O prefeito apresentou novas medidas para evitar aglomeração de pessoas, como o funcionamento da Farmácia Popular, que será de 9h às 13h, sendo que os idosos não deverão buscar os medicamentos na farmácia, que basta algum membro da família representá-lo ao chegar no estabelecimento.

– A pessoa que representar o idoso deve ter menos de 60 anos, e precisa estar munida do RG (identidade), do Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e a receita médica do idoso. Já os idosos que no seu cadastro tem informação de que eles não têm familiares, nós providenciaremos que eles recebem o remédio através de entregas domiciliares. Os idosos não devem ir até a farmácia municipal, pois não serão atendidos – explicou o prefeito.

O prefeito mencionou as pessoas que possuem DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), que fazem parte do grupo de risco da Covid-19.

– Os medicamentos que são indispensáveis a cada 30 dias serão para 60, de maneira evitar que os pacientes vão até a unidade para buscar os remédios – disse Rodrigo Drable.

Durante a live, o prefeito também falou sobre as sirenes, as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e as PSF (Postos de Saúde das Famílias), que por determinação do Ministério da Saúde, terão funcionamento normal.

– As visitas dos agentes comunitários de saúde estão mantidas e serão feitas normalmente, por determinação do Ministro da Saúde, Luiz Mandetta. Os agentes identificarão quem tem gripe na casa, se uma pessoa tiver gripe, todos os moradores serão identificados e ficarão em isolamento, pelo prazo de 14 dias, por determinação do Ministério da Saúde – destacou o prefeito.

Rodrigo Drable também mencionou sobre o fechamento da rodoviária de Barra Mansa, explicando que o município só receberá ônibus que circulam na região Sul Fluminense para evitar que pessoas de outros estados e da capital carioca espalhem o vírus para o município.

– Essa é uma decisão comum, que está sendo feita pelas cidades, de uma maneira para criar um cinturão de segurança. Nós somos uma região com poucos casos de coronavírus e precisamos manter a nossa integridade e segurança – disse o prefeito, acrescentando sobre as linhas municipais.

– As linhas municipais terão horário normal de 5h às 8h, de 12h às 13h e de 17h30 às 19h30. Os demais horários serão suprimidos ou reduzidos – explicou Drable.

Ele também disse que está proibida a concentração entre mais de quatro pessoas em qualquer área pública. O atendimento público na sede da prefeitura está suspensa a partir de segunda-feira (23), sem prazo determinado.

– Estarão em funcionamento os serviços essenciais como: a coleta de lixo, os serviços do Saae, serviços de saúde, manutenções de emergência na cidade – alertou o prefeito.

Está suspensa a emissão do IPTU no município, os carnês não serão impressos, não serão enviados por tempo indeterminado.

– A cobrança de ESS (Encargos de Serviço do Sistema) que seria no mês de março, foi transferido para o mês de outubro. O mês de abril, que vence em maio, será jogado para novembro e o mês de maio que vence em junho, será jogado para dezembro. Nós não podemos quebrar o comércio e nem os prestadores de serviço – explicou Rodrigo Drable.

Em relação as contas de água do Saae, o prefeito disse que as pessoas que estão enquadradas na Tarifa Social estão isentas do pagamento de água. Já os outros consumidores terão o prorrogamento do prazo de vencimento da conta de água pelo período de 30 dias.

– De maneira impedir que em Barra Mansa aconteça o mesmo que em Volta Redonda, que teve uma decisão judicial suspendendo todo o comércio, nós temos muito receio que isso aconteça em Barra Mansa. E para diminuirmos o fluxo de pessoas e demonstrarmos o nosso esforço para combatermos o coronavírus, decidimos diminuir o horário de funcionamento do comércio. Ele funcionará de 12h às 18h, e aos sábados, de 8h às 13h – concluiu Rodrigo Drable.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

3 comentários

  1. Avatar

    Esses comentários são de duas pessoas muito idiotas sem ter o que fazer.

  2. Avatar

    O pior de tudo é que a gente vai pegar essa doença sem sequer ter ido passear na Europa ou EUA.
    O pessoal que trouxe pelo menos curtiu a viagem.
    É duro ser pobre!

    • Avatar
      Capeta da grota do Santa cruz

      Poxa seu comentário e muito pertinente. A elite foi curtiu e nos trouxe essa porcaria desse vírus. Tinha que pegar todos eles …..

Untitled Document