Barra Mansa tem o primeiro caso confirmado de coronavírus no Estado

by Diário do Vale

Exame confirma coronavírus em uma moradora de Barra Mansa

Barra Mansa- Uma mulher, de 27 anos, foi confirmada com coronavírus na tarde desta quinta-feira (05).   Esse é o primeiro caso de coronavírus no estado do Rio de Janeiro. A vítima viajou no dia 9 de fevereiro para a Europa e retornou no dia 23. Ela esteve na Itália (em Milão e na Lombardia) e Alemanha.

A paciente está em isolamento respiratório domiciliar, e seu quadro de saúde é considerado estável. Os primeiros sintomas, tosse e coriza, surgiram no dia 17, quadro que não se apresentou no voo de volta. Ela e o marido, que não apresenta sintomas, viajaram juntos. O quadro clínico dele é monitorado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) em parceria com a Vigilância municipal.

-Não há motivo para pânico na população fluminense. Continuamos no Nível Zero do nosso plano de contingência, não há qualquer indício de que há a circulação do vírus no estado. Trata-se de um caso importado – explicou o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, durante entrevista coletiva no Palácio Guanabara, lembrando ainda que há outros 79 casos suspeitos sendo monitorados no estado.

Em nota, a Prefeitura de Barra Mansa informou que a paciente teve os primeiros sintomas no dia 17 de fevereiro. Ela foi medicada no dia 20, em Portugal, com anti-inflamatório. A jovem voltou ao país no dia 23 de fevereiro, dando entrada na Santa Casa de Barra Mansa no domingo (01). A paciente, ainda de acordo com a nota, passa bem e apresenta regressão da doença. “Ela não teve caso de febre ou tosse, apresentando indícios de uma sinusite”, diz a nota.

Na tarde desta quinta-feira (05), a prefeitura se reuniu com uma equipe do setor de epidemiologia para alinhar as ações, sempre seguindo o Protocolo de Manejo para o novo coronavírus.

– Ainda está sendo analisada se quem manteve com ela tem indício do COVID-19- diz a nota.

Em vídeo divulgado em uma rede social, o prefeito Rodrigo Drable disse que a paciente com cononavírus é uma funcionária  pública que esteve na Europa. Ele pediu às pessoas que tiveram contato com ela e apresentarem sintomas da doença para procurarem as unidades de saúde do município. “Ela teve contato com outras pessoas. Estamos identificando todas elas e orientando que fiquem reclusas para que sejam feitos os exames e o vírus não se espalhe”, disse Rodrigo.

-O momento não é de desespero, mas de cuidado redobrado. Quem teve contato com pessoas que viajaram para outro país devem ficar atentos e, se apresentarem os sintomas, procurem a Secretaria de Saúde. Todos os protocolos de saúde para este caso serão adotados – afirmou o prefeito.

O voo que trouxe a jovem ao Brasil já foi identificado, e o Centro de Informação Estratégica em Vigilância e Saúde (Cievs) da SES já entrou em contato com a Anvisa para localizar passageiros que sentaram ao redor dela na aeronave com destino ao Brasil.

“Desde janeiro a SES vem se preparado para a chegada do vírus. No dia 27 daquele mês, emitimos nota técnica sobre o Novo Coronavírus e, dias depois, apresentamos um plano de contingência, que define todas nossas ações a respeito da doença”, explicou o secretário estadual de Saúde.

O secretário de Saúde reforçou ainda que técnicos da SES vão acompanhar o comportamento do vírus no Hemisfério Sul, grau de transmissibilidade e letalidade. Edmar Santos ressaltou que todas as ações e medidas seguidas estão de acordo com o plano de contingência da SES, que é alinhado com protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Outros casos

De acordo com o boletim divulgado pelo governo do Estado nesta quinta-feira, dia 05, Volta Redonda tem um caso suspeito da doença; Resende também tem um e Valença tem outro.

Medidas de prevenção:

– Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir

– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos

– Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir

– Evitar ambientes com muita aglomeração

– Utilizar álcool em gel nas mãos

O que fazer em caso de suspeita:

Se estiver com febre ou sintomas respiratórios e tiver vindo de países com casos de coronavírus:

– Cubra o rosto com máscara cirúrgica

– Vá à unidade básica de saúde, hospital de emergência ou à UPA mais próxima

– Siga as orientações dos profissionais de saúde

– Siga as medidas de prevenção: lave as mãos frequentemente, cubra o rosto ao tossir e espirrar, não compartilhe objetos de uso pessoal, evite locais de grande aglomeração, utilize álcool em gel para as mãos

No país 

O Ministério da Saúde confirmou mais quatro casos de coronavírus no Brasil, totalizando seis em São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro no Espírito Santo. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, o caso confirmado no Espírito Santo entrará no banco de dados do ministério nas próximas horas, mas já está confirmado.

O caso do Espírito Santo é uma mulher de 37 anos, com histórico de viagem. Além disso, existe um caso confirmado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, mas o ministério aguarda a contraprova para confirmar oficialmente. Assim, o Brasil tem 636 casos suspeitos e oito confirmados.

 

You may also like

55 comments

BM da depressão 6 de março de 2020, 05:33h - 05:33

Oto patamar…
Fora Rodrigo

DEMOCRÁTICO 5 de março de 2020, 23:17h - 23:17

Muito triste! Um momento delicado que o mundo está vivendo e temos pessoas que brincam utilizando-se de comentários RIDÍCULOS!

Leitor 6 de março de 2020, 07:46h - 07:46

Muito triste ser brasileiro, o mundo inteiro apreensivo e tomando atitudes sérias sobre esse vírus e aqui os representantes dos governos ficam na retórica que não há o que se preocupar e principalmente uns seres desprezíveis fazendo piadas ridículas.MODERADOR DO DIÁRIO DO VALE, VOCÊS TEM A OBRIGAÇÃO DE BLOQUEAR O QUE ESTES PSEUDO COMENTARISTAS ANDAM FAZENDO POR AQUI.

capivara 5 de março de 2020, 22:14h - 22:14

finalmente bm ganhou alguma de vr

Capeta da grota do Santa cruz 5 de março de 2020, 21:33h - 21:33

O próximo a CONTRAIR O VIRUS será o Emir ciCUtiano pois quem muito fala pode pagar a língua. Aguarde

Emir Cicutiano 7 de março de 2020, 17:04h - 17:04

Um monte de gente aí falando mal de Barra Mansa e o Zé fica prestando atenção no que eu falo… Vc tem duas opções: ignorar ou sofrer, porque eu curto é mulher… Aliás, tem que mudar esse apelido aí, porque sabemos que vc não é fo Santão, mas sim um reles barramansuíno…

Observando de NY 5 de março de 2020, 21:21h - 21:21

Que o nosso amado e excelente prefeito ( O melhor da história de VR) peça ajuda ao governo federal e monte uma barreira com o exército na divisa com essa cidade de suínos, assim impede eles de entrarem na nossa cidade e nós contaminar.

BM da depressão 5 de março de 2020, 20:58h - 20:58

Oto patamar.
Cidade de viajantes , cidade turística.

Buracolandia.kkkkk

José Ferreira da Silva 5 de março de 2020, 20:56h - 20:56

O problema é que para saber se eu tive contato com ela, preciso saber quem ela é: Qual o nome desta pessoa?
O marido, sera que trabalha comigo ou com alguém que eu conheça?
As vezes o direito a privacidade atrapalha!

Eu mesmo 5 de março de 2020, 20:15h - 20:15

Acabou de noticiar na Globo News que o esposo não contraiu o vírus e portanto não está em isolamento, logo está circulando pelos mercados, bancos, etc… Aí vem a pergunta:como não vou ficar apreensivo se eu não sei quem são e se frequenta lugares comuns!

Créu de Arrozal 5 de março de 2020, 20:01h - 20:01

Barra Mansa não se destaca em nada mesmo, só em notícia ruim. Até em doença é a primeira, saindo na grande mídia de modo negativo. As pessoas vão passar de máscara pela Dutra. QUE FAAAAASE!

Hardy 5 de março de 2020, 19:16h - 19:16

Oh céus
Oh vida
Oh azar
Oh querida Clementina

Olho Vivo 5 de março de 2020, 20:40h - 20:40

NESSA BARRA MANSA SAIU NA FRENTE…

Leitor 5 de março de 2020, 20:57h - 20:57

Na minha opinião esse vírus tá circulando direto.

Na escola e no futsal tem um monte de criança com coriza e espirrando .

Como são crianças a imunidade está forte.

Nem chegam a procurar hospital.

Repare que são descobertos casos de pessoas que procuraram hospital vindas de fora e com sintomas graves.

E as que não procuraram o hospital e estão na vida contaminando os demais?

O caso de número 2 , o paciente procurou o hospital em São Paulo, pois tinha vindo de fora e teve contato com pessoas contaminadas, mas ele não teve nenhum sintoma.

Como distinguir daqui há 1 mês uma gripe ou resfriado do corona?

Só serão diagnosticados com corona aqueles que tiverem o vírus de forma mais grave e procurarem serviço médico.

Enquanto isso o resto da população vai se contaminando sem sequer se dar conta, por não ter sintomas ou ter sintomas muito brandos.

Regina 5 de março de 2020, 19:14h - 19:14

Não adianta, qqr infectologista sabe q vírus tem um padrão grande de transmissão. Portanto, sendo aqui ou em Roraima esse vírus atingirá o país todo. Manter hábitos de higiene como lavar bem as mãos, cobrir o rosto ao espirrar ou tossir com lenço descartável ou com a parte interna do cotovelo e suspender nosso habito de dar beijinhos no rosto, pelo menos por enquanto.

Luiz 5 de março de 2020, 20:02h - 20:02

Isso aí!!!! Temos de estar atentos e com
atitudes positivas!

Tadeu 5 de março de 2020, 20:30h - 20:30

Ó Barra Mansa. Empresa não tem, mas tem coronavírus. Só isso q chega. Parabéns.

Luiz 5 de março de 2020, 18:49h - 18:49

Pessoal calma!! Por aqui é fácil malhar, mas fazer ou dizer algo construtivo é muito difícil! Cada comentário… Enfim nem merecem reposta mas, ficamos chateados e decepcionados! A internet deu voz a todos, em sua maioria estúpidos e mal educados. Perdem a oportunidade de estar calados! Toca o barco!!!!!

VAI VENDO 5 de março de 2020, 19:09h - 19:09

Seja bem-vindo! Pode começar com a sua estupidez tbm. Só não pode ser mal educado aqui.

verdade 5 de março de 2020, 18:41h - 18:41

“O caso não apresenta riscos, já que o período de transmissão, que é de 14 dias, já passou. Ninguém que teve contato com ela apresentou qualquer indício do COVID-19- conclui a nota.”

Há algo muito errado nisso, pois ela retornou no dia 23/02 e quem teve contato ainda poderá desenvolver os sintomas que são dentro de 14 dias e só se passaram 11 dias, portanto quem teve contado, seja quem for, poderá estar desenvolvendo ou até mesmo já contaminando outras pessoas.

Acho muito leviana a argumentação isso não é coisa de especialista dizer, 14 dias é o tempo pra ver se a pessoa desenvolve ou não o vírus, quem já pegou já era isso!!!!

Emir Cicutiano 5 de março de 2020, 17:59h - 17:59

Barra Mansa é só derrota. Ô lugarzinho amaldiçoado!…

Sandra1 5 de março de 2020, 19:50h - 19:50

Emir Cicutiano ex Al Fatha. seu caso mal resolvido e curioso com Barra Mansa tem que ser tratado com psiquiatria, que horror cara, nem com uma situação desta não se manca, tenha o minimo de respeito pelo sofrimento alheio, se enxerga, homem velho e ridículo. Deus nos livre de você. Quero ver se alguém da sua família pegar essa doença horrível.

Anti Emir 5 de março de 2020, 20:44h - 20:44

Sua genitora te pariu em Barra Mansa então??

Igor 5 de março de 2020, 23:29h - 23:29

Você é de Barra do Pirai, um buraco pior ainda. A mulher foi pra Itália e vc nem mulher tem, véio fracassado.

Capeta da grota do Santa cruz 6 de março de 2020, 06:48h - 06:48

Seu comentário EMIR ciCUtiano e bizarro

Emir Cicutiano 7 de março de 2020, 15:40h - 15:40

Lugar lúgubre, com pessoas bizarras. Tem muito o que falar não…

Emir Cicutiano 5 de março de 2020, 17:57h - 17:57

Só podia ser na Suinolândia!… Agora temos que montar uma barreira sanitária nas saídas para aquela espelunca…

Julio 5 de março de 2020, 18:15h - 18:15

Tu é muito lixo…na verdade estou com medo de estar ofendendo os lixo

Emir de BM 5 de março de 2020, 18:57h - 18:57

Emir Cicutiano, eu irei passar coronavírus para as esposas de VR e você vai contrair a doença de tabela. Aguarde

VAI VENDO 5 de março de 2020, 19:22h - 19:22

São poucos os barramansuínos que leem o DIÁRIO DO VALE. Por isso que ela não sabia de nada e contaminou, talvez, toda a cidade.

O Diário do Vale é o maior, mais lido, mais comentado e mais compartilhado jornal da cidade e da região. Ultimamente está sendo tbm um canal de denúncias contra a bandidagem para a PM. O DV está informando a todos sobre o coronavírus desde meados de janeiro. Quem não lê aqui não sabe de nada mesmo.

Semana passada fui a um aniversário. Perguntei sobre o vírus para várias pessoas. Se eles leram as notícias no DV. A resposta foi negativa. E como sabiam do vírus. A resposta foi unanime: sei pelo ZAP (watsApp). KKK kkk VAI VENDO Aí como é o nosso povo.

Igor 5 de março de 2020, 19:58h - 19:58

Pessoal, esse doente é de Barra do Pirai, buraco de cidade, não tem moral de falar de Barra Mansa não.

Igor 5 de março de 2020, 23:34h - 23:34

Você é de Barra do Pirai, um buraco pior ainda. A mulher foi pra Itália e vc nem mulher tem, véio fracassado.

Emir Cicutiano 7 de março de 2020, 15:46h - 15:46

Barra do Piraí é um lugar decente, bem melhor que essa Suinolândia, que é uma cidade parasita das demais da região… Agora também disseminando vírus, mesmo sem ter hospital. Vai ser mais um fardo pesado que VR vai ter que aturar, porque esse povo vem todo para cá…

VR Cornolândia 5 de março de 2020, 17:56h - 17:56

Isso é punição dos deuses! Os BM ficam comendo as esposas dos caras que fazem 0 hora e agora serão punidos!

Eu eu mesmo 5 de março de 2020, 19:17h - 19:17

Cheio de especialistas opinando!

Juvenal 5 de março de 2020, 19:35h - 19:35

homem de bm e igual tim não pega em lugar nenhum ai o pessoal de fora tem que comer ai

CONTRIBUINTE 5 de março de 2020, 20:46h - 20:46

PESSOAL, NÃO VAI PARA O CONTAINER DA UPA, LÁ É FRIA. IGUAL POLO NORTE. NINGUÉM COBRE OS DOENTES. PROCURE OUTRA OPÇÃO.

Da china pra barra mansa... 5 de março de 2020, 21:48h - 21:48

Tanto lugar bom no mundo pra ese vírus ir e ele veio pra barra mansa??????

Bladebm 5 de março de 2020, 22:19h - 22:19

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Falou tudo!!!

Ricardão em VR (a festa) 5 de março de 2020, 23:09h - 23:09

Juvenal !!!
Voce ja viu corrida de homens pelados??? Chega quietinho na cornolândia e verá…se ja não viu né kkkk

Eli Feribe 5 de março de 2020, 17:53h - 17:53

Também acho um absurdo mandar o paciente para casa!
Isso é bem a cara do Brasil! Se já sabiam do surto pelo mundo, tinham que ter um plano para conter estas pessoas que voltaram destes países.
Lamentável…

Marcelo 5 de março de 2020, 19:37h - 19:37

esqueceu barra mansa nem hospital tem

BM da depressão 5 de março de 2020, 21:03h - 21:03

E acabar com carnaval … Cê é Loko

Brazzziilll

Papa Dook & Baby Dook 5 de março de 2020, 22:11h - 22:11

Volta Redonda está um lixo a saúde.

Fabricio 5 de março de 2020, 17:30h - 17:30

BM cidade globalizada.

GERALDO BARBOSA 5 de março de 2020, 17:27h - 17:27

Então temos oito casos confirmados no Brasil de coronavirus ,alguém poderia nos fornecer quantas
vitimas o nosso mosquito da dengue já fez e quantos casos já foram contaminados,pois sei q já uma epdemia,

Sabrina 5 de março de 2020, 18:58h - 18:58

Muito horrível ler esses tipos de comentários! A culpa não é de ninguém, a culpa não é da cidade a vida é assim! Que essa fase passe e que Deus proteja nossa cidadezinha, em que a maioria é trabalhadora!

Apavorado 6 de março de 2020, 06:17h - 06:17

Hoje chegará 4 pacientes no hospital regional em volta Redonda, uma confirmado que deve ser essa de barra mansa e mais 3 suspeitos…

jorge silva 5 de março de 2020, 17:17h - 17:17

Pior é que o Ministro da Saúde disse que a infeliz ficou duas semanas rodando pra baixo e pra cima com os sintomas…tossindo na cara dos outros e só agora procurou o medico…lamentável.

VAI VENDO 5 de março de 2020, 19:04h - 19:04

… e andando de ônibus. Quantos ela deve ter infectados? Se for ônibus com ar-condicionado, então todos estão ferrados, digo coronados.

Observando de NY 5 de março de 2020, 17:14h - 17:14

Pelo menos em uma coisa Barra Mansa ganhou de Volta Redonda.

#Barramansuinos

VAI VENDO 5 de março de 2020, 19:00h - 19:00

Saiu na frente, mas espere mais alguns dias para ver. KKK kkk

Ze ninguem 5 de março de 2020, 17:02h - 17:02

Curar em casa ta de sacanagem, quem garante isso

Josua Lidenberg 5 de março de 2020, 17:31h - 17:31

Mais de 5000 cidades no Brasil logo em Barra Mansa a ta de sacanagem né vírus a cidade é cheia de idosos que Deus tenha Misericórdia…

Severino 5 de março de 2020, 18:36h - 18:36

Dizem que este vírus está também na Novacap rs.
Cuidado heim galera casada de VR.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996