
Foto: Tata Barreto | Riotur
Rio de Janeiro – A Beija-Flor de Nilópolis é a grande campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro 2025. Na despedida de Neguinho da Beija-Flor, o enredo da escola da Baixada festejou a trajetória de Laíla, renomado diretor do Carnaval carioca, falecido em 2021, vítima da Covid-19. Este é o 15º título da agremiação de Nilópolis, que não vencia desde 2018.
Em “Laíla de Todos os Santos, Laíla de Todos os Sambas”, a Beija-Flor celebrou a trajetória do carnavalesco responsável por oito títulos da azul e branca. Entre eles, o emblemático desfile de 1989, que teve a imagem do “Cristo Mendigo” censurada pela Justiça após um pedido da Igreja Católica. Na época, a imagem entrou na Marquês de Sapucaí encoberta com um saco plástico e uma faixa com os dizeres “mesmo proibido, olhai por nós”. Em 2025, a imagem foi replicada, desta vez com os dizeres “No Orun (céu) olhai por nós”.
A vice-campeã foi a Grande-Rio, de Duque de Caxias, com o enredo “Pororocas parawaras: as águas dos meus encantos nas contas dos curimbós”. O Desfile das Campeãs acontece neste sábado (8), com Beija-Flor, Grande Rio, Imperatriz Leopoldinense, Viradouro, Portela e Mangueira. Recém-chegada ao Grupo Especial, a Unidos de Padre Miguel obteve o pior desempenho e voltará à Série Ouro em 2026.