
Bernardo tem 29 anos e é morador de Resende – Foto: Arquivo Pessoal
Resende – Bernardo Rabello, de 29 anos, abraçou uma missão inédita: ser o primeiro homem trans a concorrer ao maior concurso de beleza masculino do Brasil: o Mister Brasil. Este ano, ele representará o Sul Fluminense em Balneário Camboriú (SC), onde o evento será realizado entre os dias 2 e 6 de abril.
Morador de Resende, o modelo acumula mais de 19 mil seguidores em suas redes sociais e disputará o título de homem mais bonito do país com outros 40 candidatos. Mas engana-se quem pensa que beleza é o único atributo a ser avaliado – o objetivo é escolher o homem mais apto fisicamente e intelectualmente para que represente sua beleza e cultura no principal concurso de beleza masculino internacional do mundo, o Mister Mundo.
Em entrevista ao DIÁRIO DO VALE nesta quarta-feira (12), Bernardo Rabello conta que é morador de Resende há 20 anos e, sendo o primeiro homem trans a disputar o título de Mister Brasil, tem a responsabilidade de representar a comunidade LGBTQIAP+. Para ele, um Mister Brasil deve representar mais do que apenas beleza. “É um mix de felicidade e responsabilidade, pois sei o quão importante é não só para a comunidade LGBTQIAPN+, mas também para toda a sociedade este passo. O impacto seria mais visibilidade às nossas vivências e mais respeito”, afirma.
Ele destaca que sua jornada foi repleta de desafios e desde muito cedo. Afinal, durante a infância ele precisou enfrentar dificuldades impostas por uma sociedade que nem sempre compreende ou acolhe a diversidade. “Desde o bullying na escola, pois sempre fui uma criança que não me encaixava com relação ao que na época era exigido, passando por preconceitos em relação à orientação sexual e à identidade de gênero, como também desafios no campo de oportunidades de trabalho”, salienta Bernardo.
Sobre a evolução dos concursos de beleza masculina em relação à diversidade de gênero, o modelo reconhece avanços, mas ressalta que ainda há barreiras a serem quebradas. “O Mister é uma figura que é associada à beleza, porém, sabemos que a definição de beleza é subjetiva e pessoal. O Mister Brasil é o candidato que melhor reúne conceitos de beleza tais como: boa aparência, caráter, saúde e bem-estar; e que seja capaz de influenciar pessoas positivamente e que se sintam representadas”, conta.
“Acredito que trazer um olhar sobre a diversidade de corpos masculinos, inclusão, respeito às diferenças e pertencimento seja fundamental. Avançamos muito, porém, ainda há barreiras a serem quebradas, principalmente porque atualmente pautas sobre diversidade e inclusão são amplamente discutidas, mas, infelizmente, somos um país ainda com características e valores conservadores”, acrescenta Bernardo Rabello.
Com um olhar esperançoso para o futuro, ele deixa uma mensagem inspiradora para jovens trans que desejam ocupar espaços semelhantes ao seu: “Buscar cada vez mais autoconhecimento, educação, perseverança, vivências e aprender com os olhos dos outros o que cada experiência tem para lhe oferecer”, conclui.