Biden convoca força-tarefa anticovid e pede que população use máscara

by Diário do Vale

Wilmington – O presidente-eleito dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, apelou ao patriotismo dos norte-americanos nessa segunda-feira (9), implorando que usem máscaras para combater a pandemia do novo coronavírus e convocou uma força-tarefa para delinear um plano para enfrentar a crise de saúde pública.

“Poderíamos salvar dezenas de milhares de vidas se todos simplesmente usassem máscaras nos próximos meses. Não vidas democratas ou republicanas, vidas americanas”, disse Biden aos repórteres em Wilmington, Delaware. “Imploro a vocês. Usem máscara. Façam isso por si mesmos. Façam isso por seu vizinho. Uma máscara não é uma declaração política.”

A pandemia já matou mais de 237 mil norte-americanos e tirou o emprego de milhões. Biden falou dois dias depois de ser declarado vencedor na eleição contra Donald Trump, embora o presidente republicano não tenha reconhecido a derrota e esteja acionando contestações legais dos resultados, ao mesmo tempo em que faz alegações infundadas de fraude.

Trump atacou a integridade do processo eleitoral dos EUA diversas vezes sem provas, e alguns de seus aliados o incentivaram a esgotar todos os recursos para se manter no poder.

Biden, que toma posse no dia 20 de janeiro, fez uma videoconferência com sua força-tarefa de 13 membros, comandada pelo ex-cirurgião-geral Vivek Murthy, por David Kessler, ex-comissário da Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos EUA, e por Marcella Nunez-Smith, especialista em igualdade de recursos de saúde da Universidade Yale.

O presidente eleito classificou como “ótima notícia” o anúncio da Pfizer Inc nessa segunda-feira, de que sua vacina experimental contra covid-19 é mais de 90% eficiente. Disse, no entanto, que se passarão “muitos meses antes de haver uma vacinação generalizada” nos EUA e destacou a importância de se usar máscaras e manter o distanciamento social.

Os EUA registraram números recordes de infecções nos últimos dias. O uso de máscaras se tornou uma questão política no país – Trump zombou de Biden por usar máscara durante a campanha e muitos conservadores argumentaram que elas afrontam sua liberdade individual.

“O objetivo é voltar ao normal o mais rápido possível”, disse Biden. “E máscaras são essenciais para fazê-lo. Não será para sempre. Mas é assim que faremos nossa nação recuperar velocidade economicamente, para que possamos voltar a comemorar aniversários e feriados juntos, para que possamos assistir a eventos esportivos juntos, para que possamos voltar à vida e às ligações que compartilhávamos antes da pandemia.”

Durante a campanha, Biden acusou Trump de entrar em pânico e se render à pandemia. Trump defendeu remédios sem aprovação, repreendeu autoridades de saúde pública, não expressou empatia ou compaixão à medida que o número de mortos crescia e desdenhou dos alertas sobre o uso de máscaras e o distanciamento social.

 

As informações são da Agência Brasil *

You may also like

12 comments

Maricas com histórico de atleta. 15 de novembro de 2020, 12:05h - 12:05

Essa turma de coxinhas manifantoches, de fato, não tem coerência nem bom senso. Idolatravam o Boçalnaro e o juiz ladrão Ratazana Moro. Como os dois gambás brigaram, os coxinhas ficaram atônitos, não sabiam a princípio, para que lado correr. E acabaram, sem mais nem menos a amar um e a odiar outro.Prova de que suas escolhas não tem base de ideias, não são firmes, pensadas; são incoerentes.
Por isso têm um imbecil despreparado e um mau caráter desonesto como ídolos.

Telhado de vidro! 11 de novembro de 2020, 12:32h - 12:32

Bolsonaro que já pagou mico inúmeras vezes aparecendo chorando mimosamente, tem a cara de pau de chamar o Brasil e país de maricas. Kkkkkkkkkkkkkk……….

Rick 10 de novembro de 2020, 21:40h - 21:40

Moro traidor do Brasil, oportunista.

Jorge Salomão 11 de novembro de 2020, 00:19h - 00:19

Imagina ele e Huck. O Brasil é um país surreal, sempre pode piorar mais do que está !!!!!!!!

Aceita que doi menos. 11 de novembro de 2020, 03:04h - 03:04

Moro em 2022! Não seja mané! Kkkkk…

Esperança de um país mehor! 11 de novembro de 2020, 12:24h - 12:24

Parabéns Sérgio Moro!
Moro é o único caminho para a “decência” neste país, que o infame Bolsonaro chama de país de maricas, incluindo, é claro, seus próprios seguidores.

Viver e não deixe morrer 10 de novembro de 2020, 16:41h - 16:41

Parabéns ao presidente eleito, pois ao invés de esperar 20/01 já está tomando as rédeas do governo, já que os EUA estão há anos sem uma administração séria e que valorize o seu povo, felizmente essas mudanças também terão impactos em nosso país uma vez que a “bagunça” está no mundo todo e precisa de alguém pra chamar a atenção de todos com respeito a doença que todos os dias matam milhares. O reconheço, desde já, como uma liderança mundial e têm meu apoio.

Joaquim 11 de novembro de 2020, 15:53h - 15:53

Americanos primeiro foi o que prometeu e cumpriu o atual presidente norte americano, reduziu o desemprego a um patamar de 60 anos atrás, fez seu país ser melhor para seu povo, muitos brasileiros foram para lá e estão vivendo muito bem lá nesses anos de governo dele. Então pare de falar as coisas sem pesquisar. Quem sabe um dia teremos uma população brigando por seu povo primeiro. Lembrando que nossa economia está quase no patamar antes do coronavirus, reflita sobre isso.

2022 tardará mas não falhará. 10 de novembro de 2020, 10:13h - 10:13

Enquanto isso Bolsonaro continua dormindo em pé, preocupado com pontos na careteira de motorista, liberação de armas nas ruas, caçoar dos maranhenses, criticar as vacinas que podem turbinar a economia, …….e fazendo suas lives patéticas no estilo Tom Cavalcante …….
Que o Trump sirva de exemplo para esse desorientado.

Sérgio Moro em 2022, para moralizar e manter a lava jato viva.
Quem fala mal do Moro bom sujeito não é, ou é ruim da cabeça ou um tremendo mané!

Viver e não deixe morrer 10 de novembro de 2020, 16:45h - 16:45

2022 é moro com certeza!!!! rima bonita!!! De pouco em pouco vamos ser muitos para certamente termos um presidente decente e que não se vende, pois isso é fato!

Parabéns! 10 de novembro de 2020, 20:14h - 20:14

Parabéns!!!!!!! E isso mesmo!!!!!

Jorge Salomão 11 de novembro de 2020, 00:30h - 00:30

Essa “direitaconservadoraevangélica” é risível. Mudam de lado como se muda de roupa. Daqui a pouco irão dizer q o Bozzo é comunista. kkkkkkkkkkkkk

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996