Bloco da Vida e Beija-Flor encerram Carnaval em Volta Redonda

Campeã da Série Especial em 2025, Beija-Flor trouxe cerca de 100 integrantes para o desfile

by Agatha Amorim

Foto: Cris Oliveira/PMVR

Volta Redonda – O Carnaval de Volta Redonda teve seu fim oficial na noite de sexta-feira (14), com a participação da Beija-Flor de Nilópolis, campeã da Série Especial em 2025, e o Bloco da Vida, que desfilou na Rua 14, no bairro Vila Santa Cecília. O público compareceu para dar um último empurrão na folia, prolongando a celebração de Momo.

O Bloco da Vida foi o primeiro a se apresentar. Maior e mais antigo bloco dedicado à Melhor Idade da região, o grupo atraiu centenas de foliões, que voltaram à Rua 14, onde haviam desfilado no dia 1º de março. O enredo deste ano, “Se é sorte ou azar, só o tempo dirá”, explorou as crenças populares que acompanham a humanidade desde a antiguidade. O desfile foi marcado pela exibição de fantasias que retrataram símbolos supersticiosos, como Ferraduras de Sete Furos, Trevo de Quatro Folhas, Amuletos da Sorte, Figas, o número 13, Olho Grego, benzedeiras e o povo cigano. Além disso, o bloco contou com os quatro carros alegóricos e a bateria do mestre Wellington.

Nilda Baraldi, moradora do bairro São Luiz e participante do Bloco da Vida desde sua criação, relembrou que começou a acompanhar a folia ao lado de seu pai, Nilo de Oliveira, já falecido. “Eu dei continuidade, pois ele gostava muito de Carnaval, dos bailes. E eu gosto muito também, até abro mão de viajar para poder curtir com os amigos que fazemos aqui”, disse Nilda, que estava na ala dos Amores e torcia para que não chovesse, para poder assistir ao desfile da Beija-Flor.

Ricardo Ballarini, coordenador do Banco da Cidadania e responsável pelo Bloco da Vida, destacou o entusiasmo dos integrantes. “Este é um momento muito especial para eles, que aguardam pelo desfile o ano inteiro, e ainda mais com a oportunidade de se apresentarem como atração que antecede a campeã do Carnaval carioca.”

O Bloco da Vida é composto por moradores de Volta Redonda com mais de 55 anos, que participam de projetos dedicados a esse público, desenvolvidos pelas secretarias municipais de Esporte e Lazer (Smel), de Assistência Social (Smas) e pela Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), através da Academia da Vida Oscar Cardoso. O bloco foi criado em 1998, durante o primeiro mandato do prefeito Antonio Francisco Neto.

Após o Bloco da Vida, foi a vez da Beija-Flor de Nilópolis, campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro em 2025, desfilar. Com o enredo “Laíla de todos os santos, Laíla de todos os sambas”, que homenageou o carnavalesco Laíla, falecido em 2021, a escola trouxe cerca de 100 integrantes, incluindo a comissão de frente, que recebeu nota dez de todos os jurados. A Beija-Flor, que já conquistou 15 títulos, fez questão de abrilhantar ainda mais o encerramento da folia em Volta Redonda.

Mariza Cristina da Silva, moradora do Eucaliptal e torcedora da Beija-Flor, comentou sobre a apresentação. “Nunca fui ao Sambódromo, mas toda vez que a Beija-Flor se apresenta em algum evento na cidade, eu vou. Estou ansiosa para assistir, pois a escola, neste ano, estava linda, conquistou seu 15º título, que foi merecido.”

O prefeito Neto também acompanhou o desfile e destacou a importância do evento para a cidade. “Tivemos mais um desfile emocionante. Ficamos muito felizes em ver nossa Melhor Idade, mais uma vez, na avenida, e com a Beija-Flor, a campeã deste ano, para abrilhantar ainda mais o encerramento do Carnaval em nossa cidade.

Foto: Cris Oliveira/PMVR

Foto: Cris Oliveira/PMVR

Foto: Cris Oliveira/PMVR

Foto: Cris Oliveira/PMVR

Você também pode gostar

1 comment

Marco Antônio R. Ribeiro 15 de março de 2025, 13:46h - 13:46

Já era hora , né, carnaval acabou no desfile das campeãs, que eu saiba.

Comments are closed.

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996