Visconde de Mauá/Resende – A vila de Visconde de Mauá, em Resende, se prepara para receber mais uma edição do Bloco dos Afunilados, que promete levar alegria e arte às ruas da vila neste domingo (2), a partir das 14h. Criado em 2022, durante um período em que poucos puderam festejar, o bloco cresceu e, no Carnaval de 2024, desfilou pela primeira vez pelas ruas da localidade, conquistando foliões e marcando presença na cena cultural da região.
O evento deste ano terá concentração na Pracinha de Visconde de Mauá, a partir das 14h, com saída programada para as 14h30. O convite está aberto para todos que quiserem se unir à folia, levando fantasias, instrumentos musicais, danças e qualquer outra expressão artística que possa contribuir para a festa.
Além da animação, o Bloco dos Afunilados tem um caráter solidário este ano. Com o tema ‘Solidários pelo Circo do Funil’, a iniciativa busca arrecadar fundos para a reconstrução do espaço cultural que tem sido um importante polo de fomento à arte na zona rural da região. Durante o evento, haverá arrecadação de doações tanto presencialmente, com a tradicional “passagem do chapéu”, quanto por meio de transferências via PIX (Chave: 004.067.257-30).
O Circo do Funil
As atividades do Circo do Funil, que fica em Bocaina de Minas (MG), na região das Agulhas Negras, foram interrompidas em outubro de 2024, quando uma forte chuva de granizo danificou sua lona. No entanto, foi em janeiro deste ano que intensos vendavais derrubaram a estrutura por completo, deixando o espaço inutilizável.
Desde então, um movimento comunitário tem se mobilizado para a reconstrução do circo. Pessoas de diversas regiões têm contribuído, participando de campanhas como a vaquinha solidária, a compra de rifas e ingressos para shows beneficentes. Para saber mais sobre o Circo do Funil, acesse instagram.com/circodofunil.