BM: abertura de processos de ITBI pode ser realizada pelo site da prefeitura

Dos 310 procedimentos solicitados neste ano, 47 foram feitos de forma on-line

by Mayra Gomes

Barra Mansa – A abertura de processos referentes ao ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) pode ser feita de forma on-line. A informação é da Secretaria de Finanças de Barra Mansa. O procedimento está disponível através do link: https://www.gp.srv.br/tributario/barramansa/portal_serv_servico?8,29.

O ITBI é um tributo municipal que deve ser pago em transações de compra e venda de imóveis entre vivos. O encargo está previsto por lei no Art. 156 da Constituição Federal e se refere à transferência do bem imóvel da pessoa que vende para aquela que compra, seja ele uma casa, apartamento ou imóvel na planta.

Segundo o gerente de Atendimento e Arrecadação da SMF, Juliano Alves, dos 310 processos de ITBI abertos neste ano, 47 foram realizados de forma on-line pelo sistema Coplan.

“Após abrir e concluir o processo administrativo no sistema, é gerada uma guia para pagamento referente ao imposto. Depois de efetuar o pagamento, o contribuinte deve ir com o comprovante até o cartório para levar o ato a registro. Com a certidão de regularidade em mãos, basta buscar atendimento na Prefeitura para alterar a titularidade do imóvel”, explicou Juliano.

O coordenador de Fiscalização Tributária da Prefeitura, Erick Augusto Ferraz, ressaltou os principais objetivos da disponibilização do ITBI de forma totalmente online. “Com a possibilidade do serviço pelo site nós podemos reduzir o tempo do processo administrativo de avaliação e confirmação da transação, bem como melhorar a comunicação com o contribuinte”, frisou.

Em complemento a todo esse processo, o secretário municipal de Finanças, Leonardo Ramos de Oliveira, já adianta que em breve será implantada uma ferramenta on-line para avaliação mercadológica dos imóveis. “Estamos motivados a sempre apresentar os melhores produtos à sociedade. É um trabalho contínuo visando à excelência e à transparência nas ações”, contou Leonardo.

A abertura de processos de ITBI também pode ser feita no atendimento da Secretaria de Finanças, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, no saguão da Prefeitura. Dúvidas sobre outros assuntos relacionados à pasta também podem ser esclarecidas no setor.

 

 

 

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996