segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / BM implanta projeto de hortas com frutas e plantas medicinais

BM implanta projeto de hortas com frutas e plantas medicinais

Matéria publicada em 5 de dezembro de 2018, 18:09 horas

 


‘Quintais Produtivos e Agricultura Urbana’ é desenvolvido por moradores do bairro Santa Maria II

 

Horta é feita em espaços que estão ociosos pelos próprios moradores (Foto: Chico Assis)

Barra Mansa – A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, realizou na tarde desta quarta-feira (5), com apoio do Condomínio Parque dos Ipês, o primeiro plantio do projeto ‘Quintais Produtivos e Agricultura Urbana’, na Avenida dos Ipês, no bairro Santa Maria II. A ideia da iniciativa é transformar espaços ociosos em grandes hortas frutíferas, com plantas medicinais e temperos.

Para ajudar na plantação e incentivar crianças e jovens a manterem essa prática, os alunos do Colégio Municipal Dr. Elvino Alves Ferreira, foram convidados para participar da ação. Ao todo foram plantadas cerca de 120 mudas entre pitangas, goiaba, ora-pro-nóbes, castanha do maranhão, maracujá, diversos temperos e flores. O secretário de Meio Ambiente, Roberto Beleza, garantiu que esse projeto inicial tem tudo para dar certo, inclusive em outras localidades do município.

– Já estamos reservando um espaço na Vila Nova e na Região Leste para a implantação desse projeto. Contamos com o apoio e a parceria da associação de moradores para que possamos manter a horta que só tem a beneficiar os moradores – solicitou o secretário.

Beleza também falou sobre a importância de envolver as crianças no plantio. “O objetivo é despertar o interesse das crianças e dos jovens através do contato com a natureza para que eles continuem com o desejo de desenvolver projetos que garanta uma melhor qualidade de vida e um meio ambiente mais sustentável”, completou.

 

Atividade foi aprovada entre estudantes do 8º ano do Colégio Dr. Elvino Alves Ferreira (Foto: Chico Assis)

Representando a associação de moradores do Santa Maria II, o secretário Edmar Martins afirmou que o projeto visa conscientizar a população sobre a importância de plantar.

– Eu mesmo garanti dois espaços nesta horta para plantar um pé de acerola e um de guaraná. É muito gratificante saber que no governo atual temos pessoas que se importam e valorizam a criação desses espaços que vai gerar muitos benefícios a todos nós. A sensação no momento e de imensa alegria e gratidão – expôs Edmar.

O aluno do 8º ano do Colégio Dr. Elvino Alves Ferreira, Natan Pinheiro de Canedo, de 14 anos, contou que entre suas brincadeiras preferidas, plantar é uma delas.

– O meu interesse em plantação surgiu na escola, quando iniciamos a construção da nossa horta, logo depois eu comecei a plantar em casa algodão e feijão. Acredito na importância de valorizar espaços verdes, pois ele é essencial para a nossa saúde na produção do oxigênio – concluiu o estudante.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. Acho válido…
    Tenho no meu quintal: manjericão, alecrim, hortelã, pimenta, cheio verde, orégano, tomilho,etc…
    Plantei maracujá…
    Na Europa é comum horta em casa.
    Horta é bonito, relaxante , faz economizar e ensina muita coisa para as crianças de forma lúdica.

  2. E o Palácio Barão de Guapy, quando retornam as obras ?
    Pelo menos tire os tapumes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document