Boko Haram retoma controle de cidade estratégica para comércio da Nigéria

by Diário do Vale

O grupo radical islâmico Boko Haram recuperou o controle da cidade de Marte, localidade estratégica no Nordeste da Nigéria, de acordo com informação confirmada hoje (16) pelo vice-governador do estado de Borno, Mustapha Zannah.

“É triste, mas temos de compreender que Marte está totalmente sob controle dos rebeldes, o que é um imenso revés para as autoridades”, afirmou Zannah.

Situada em uma rota estratégica para o comércio entre Nigéria, Camarões e Chade, Marte é cobiçada por conta de sua riqueza agrícola. Desde 2013, as forças de segurança da Nigéria e o Boko Haram se alternam no controle da cidade.

A estimativa é que o território sob controle do Boko Haram já supera a Bélgica em tamanho. Milhares de pessoas foram mortas pelo grupo e centenas de milhares tiveram de abandonar suas casas e cidades para fugir dos terroristas, que lutam para estabelecer o chamado Estado Islâmico.

Em outra cidade nigeriana, ao menos sete pessoas morreram e 31 ficaram feridas em um ataque terrorista suicida ocorrido hoje. Segundo as primeiras informações, testemunhas afirmaram que o explosivo teria sido acionado por uma menina de aproximadamente 12 anos, próximo à estação ferroviária de Damaturu, capital do estado de Yobe.

As informações sobre o número de mortos foram atribuídas a médicos do Hospital Sani Abacha.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996