terça-feira, 11 de dezembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Nacional / Bolsonaro diz que programa Mais Médicos não será suspenso

Bolsonaro diz que programa Mais Médicos não será suspenso

Matéria publicada em 15 de novembro de 2018, 12:53 horas

 


Cubanos poderão ser substituídos por brasileiros e estrangeiros

Brasília – O presidente eleito, Jair Bolsonaro, disse na quarta-feira (14) que manterá o programa Mais Médicos e vai substituir os cerca de 8.500 profissionais cubanos por brasileiros ou estrangeiros. Ele afirmou que os cubanos que quiserem atuar no país devem revalidar os diplomas. A afirmação ocorre no momento em que Cuba informou que vai se desligar do programa por não aceitar as exigências feitas pelo novo governo.

Bolsonaro conversou com a imprensa na tarde de quarta-feira, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição, pouco antes de deixar a capital federal para retornar ao Rio de Janeiro.

– Estamos formando, tenho certeza, em torno de 20 mil médicos por ano, e a tendência é aumentar esse número. Nós podemos suprir esse problema com esses médicos. O programa não está suspenso, [médicos] de outros países podem vir para cá. A partir de janeiro, pretendemos, logicamente, dar uma satisfação a essas populações que serão desassistidas – disse.

Críticas

O presidente eleito acrescentou que sempre foi contra o programa por discordar do modelo de contratação dos profissionais cubanos. Segundo ele, há um tratamento “desumano” por parte das autoridades em relação aos médicos. Como exemplo, Bolsonaro citou o fato de alguns profissionais virem para o Brasil, mas deixando as famílias em Cuba.

– Não é novidade para nenhum de vocês, quando chegou a medida provisória na Câmara, há cerca de quatro anos, eu fui contra o Mais Médicos por alguns motivos que agora tornam-se mais claros. Primeiro, pela questão humanitária. É desumano você deixar esses profissionais aqui afastados de seus familiares. Tem muita senhora aqui que está desempenhando essa função de médico e seus filhos menores estão em Cuba – afirmou.

O presidente eleito acusou o governo cubano de explorar os profissionais e ainda pôs em dúvida a capacidade profissional dos médicos oriundos da ilha. “Em torno de 70% do salário desses médicos é confiscado para a ditadura cubana. E outra coisa, que é um desrespeito com quem recebe o tratamento por parte desses cubanos, não temos qualquer comprovação que eles sejam realmente médicos e estejam aptos a desempenhar sua função”.

Exigências

Bolsonaro reafirmou a exigência que seu governo fará para manter os médicos cubanos no programa. “Se fizerem o Revalida, salário integral e puderem trazer a família, eu topo continuar o programa.”

Mais cedo, o governo de Cuba informou que deixará de fazer parte do programa Mais Médicos. Na justificativa do Ministério da Saúde cubano, as exigências feitas pelo governo eleito são “inaceitáveis” e “violam” acordos anteriores.

O contingente de médicos cubanos representa quase metade dos profissionais que atuam no programa, cerca de 18 mil, segundo o governo brasileiro.

A falta de cobertura desses médicos pode deixar mais de 20 milhões de pessoas, principalmente das regiões mais isoladas e nas periferias de grandes cidades, sem atendimento básico de saúde.

Asilo político

Bolsonaro prometeu asilo político aos médicos cubanos que desejarem permanecer no Brasil. “Temos que dar asilo para as pessoas que queiram, não podemos continuar ameaçando [de expulsão do país] como foi no passado. (…) Se eu for presidente, cubano que pedir asilo aqui vai ter.”

A legislação prevê o asilo político como forma de proteger qualquer cidadão estrangeiro que se encontre perseguido em seu território por delitos políticos, convicções religiosas ou situações raciais.

*Com informações de Pedro Rafael Vilela, repórter da Agência Brasil


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

52 comentários

  1. Guto:
    Já que vc acredita que o propósito do Bozo e a preocupação com os médicos cubanos não receberem salários integral e não poderem trazer a família ele poderia simplesmente oferecer cidadania a todos médicos cubanos e paga o salário integral diretamente pra eles , Por que vc não propõe isso pra ele.KKKKKKKK

  2. Segundo a revista Newsweek,o relacionamento entre Trump e Bolsonaro é considerado Bromance,deve ser igual ao mão Santa e o Guto.

  3. A soberba precede a ruína.

  4. Tem coisas aí ditas pelos militontos que nem eles mesmo acreditam. Voltamos a idade média!

  5. Menos médicos e mais cura pelos ungidos da fé que o rodeiam.

  6. Caraca,será que vai mudar de idéia e desistir de ser presidente também? COITADO ACHO QUE JÁ ARREPENDEU DESSA “cuestâo” de ser presidente!

  7. O governo petista e a OPAS acertaram com que 50 espiões da ditadura cubana, que vieram junto com os médicos cubanos, eles foram identificados e credenciados como médicos para entrrar no Brasil! Vejam vocês o absurdo, a conivência do governo petista com a ditadura cubana! A ponto de não respeitar a Soberania do país, de não respeitar os tratados que o Brasil é signatário de Direitos Humanos, tratando médico como mercadoria!
    O TCU diz que os médicos cubanos receberam em torno de 25%, enquanto o país ditatorial fica com 75% do salário deles e tudo com a ajuda dos petistas, o objetivo principal da vinda dos médicos cubanos foi financiar a ditadura cubana!

    Fora ditadura cubana! Fora PT! Fora PCdoB! Fora PSTU!
    Como diria o ex-Senador Mão Santa: “A gente faz apenas uma vez na vida: nascer, morrer e votar no PT!”…

  8. Infelizmente um grande número de pessoas tem como fonte de informação uma mídia preguiçosa e acéfala.

  9. Não se preocupem, o mal tropeça
    na própria perna e o mentiroso contumaz tem que ter no mínimo uma boa memória.

  10. Estamos ferrados!!! Cuba não dobra o joelho para o EUA, Dirá para um demagogo como Bolsonaro . Gente : médicos brasileiros não querem trabalhar para o SUS de graça não… Coitado do povo de municípios pequeno e médio falido . Campanha deles na política contra o PT dizendo tudo para Brasil, mentira já estão faltando em privatização da Petrobrás distribuidora . O petróleo é nosso e não do capital externo . Bem feito para quem votou nele .. fizeram merda.

  11. Quem gosta de Cuba é o PT. Fora Cuba, roupa suja se lava em casa.

  12. Bolsominion, Cuba não se dobra para os EUA, jamais vai se dobrar para um idiota como Bolsonaro. Relações internacionais não é brincadeira, não se pode ficar falando besteira via twiter, achando que do outro lado estão apenas seus seguidores com um título de eleitor em uma mão e o diploma de burro na outra, o Brasil já virou motivo de chacota no exterior com a nomeação do novo chanceler, a definição mais correta que eu vi sobre ele foi a seguinte ” é um Cabo Daciolo culto”, os bolsominions um pouco mais esclarecidos ( se é que existe bolsominion esclarecido), sabem do que estou falando.

    • Cuba não se dobra para nenhum país democrático, pois Cuba é um país ditatorial!
      Deu no Wall Street Journal: Tráfico de médicos escravos, adotado por Dilma, “é o crime perfeito”. Cuba ganha quase oito bilhões de dólares por ano e ainda posa de solidária.
      Escravo cubano do “Mais Médicos” fala ao blog, na internet, sobre sequestro de parentes e ameaças dos vigias da ditadura: “Somos tratados como propriedade do governo”
      Você “Recruta Zero” é um zero à esquerda, se Deus quiser, no ano que vem, o capitão te dá um emprego e aí você vira alguém na vida e deixa de se inclinar para os criminosos que nos roubaram nos últimos 16 anos!
      Como você tem a audácia de vir defender a ditadura cubana num jornal de um país democrático?!
      Como diria o ex-Senador Mâo Santa: “A ignorância é audaciosa!”….

    • Que fique bem claro, Cabo Daciolo culto é o novo chanceler, Bolsonaro continua sendo um apedeuta.

    • Guto, vc não sabe a M que está falando, sou profissional liberal reconhecido em toda a região Sul Fluminense, vc tem que estar bem acima da média de salário da região para ganhar 10% do meu rendimento.

    • Bolsominion, em primeiro lugar graças a Deus e a minha competência sou um profissional liberal reconhecido em toda a região Sul Fluminense, portanto não estou atrás de boquinha no governo Bozo, em segundo lugar não estou defendendo ninguém, apenas reconheço como o resto do mundo a competência cubana em relação a saúde familiar, cabe ao Bozo resolver as nossas mazelas e não ficar se metendo em assuntos internos de outros países.

  13. O bolsotonto se preocupa tanto com os direitos trabalhistas de 8 mil médicos cubanos e de suas famílias que ele votou contra a PEC das empregadas domésticas que deu dignidade a 7 milhões de trabalhadoras. Em breve bolsomínion será raça em extinção por causa da vergonha de apoiar esse insano e será mais fácil encontrar um eleitor do Collor.

  14. Alguém sabe como eles chegaram a esse número de 20 milhões de pessoas que deixarão de ser atendidas pelos médicos de cuba, é que as minhas contas não batem, será que eles estão contando que cada medico cubano atende mais de 2mil pessoas, isso é por dia, por mês, por ano ou durante toda a duração do programa???

  15. UM RECADO PARA O WANUIU E DEMAIS QUE APOIAM A ESQUERDA.
    SE VOCÊS PERCEBEREM O GOVERNO BOLSONARO AINDA NEM ASSUMIU A PRESIDÊNCIA! QUANDO ASSUMIR JÁ IRÁ ENCONTRAR MUITOS PROBLEMAS QUE O PT DEIXOU, INCLUSIVE ESSE PROJETO DOS MAIS MÉDICOS TOTALMENTE UMA.IDÉIA ABSURDA!
    AO INVÉS DE INVESTIREM NOS MÉDICOS BRASILEIROS, CAPACITANDO COM CURSOS DE EXCELÊNCIA! O GOVERNO TEVE A INFELiZ IDEIA PARA BENEFICIO PRÓPRIO E DO GOVERNO CUBANO CONTRATAR MÉDICOS CUBANOS! SOMENTE PESSOAS QUE NÃO SE INFORMAM E NÃO AMAM O PRÓPRIO PAÍS PENSAM DE MANEIRA A BENEFICIAR OUTRO PAÍS, CONTRATANDO PROFICIONAIS DE CUBA , ENVUANDO DINHEIRO PARA BENEFICIAR O GOVERNO VUBANO, E DEIXANDO O POVO DE LÁ EM MISÉRIA EXTREMA. PARA QUEM NÃO SABE ,OS CURSOS DE MEDICINA SAO MARXISTAS!
    CONTINUAR INVESTINDO NESTA IDEIA, SERIA RETROCEDER O BRASIL!

  16. Pessoal!
    Aceita que doí menos!
    O cara está sendo criticado antes de assumir. Por que não fizeram isso com o 9 dedos (hoje prisioneiro).
    Deixa o homem montar sua equipe e depois das primeiras medidas comecem a criticar, se for necessário.

    Quem de vocês acreditaria piamente num diagnostico dado por um “médico cubano”?

    Esse acordo com o Brasil teve como objetivo angariar fundos para a ditadura daquele país. Acordem, vão estudar e parem de falar asneiras, krl…

    Bolsonaro PRESIDENTE! Ponto final.

    • É isso aí e o que é mais revoltante é a maneira pela qual os quadrupedes analfabetos por que querem pois sempre tiveram a oportunidade de estudar até depois de adulto. Querem continuar vivendo de esmolas, tendo sua liberdade cerceada pelo governo vá para Cuba mas antes pergunte a um imigrante cubano e ele te dirá quão bom é este regime. Vieram fugidos para o Brasil, babacas, para burros só falta as penas! – Ah não tem penas os burros então não falta nada já podem ir para o estábulo ou para o campo pastar e comer capim

  17. É claro que fiquei horrorizado com os comentários que as pessoas estão postando aqui! Parece que estamos em Cuba, e o pessoal por medo de dizer a verdade, vem dizer montão de mentiras, por exemplo: a medicina de Cuba não é avançada, é atrasada, pois se os cubanos fizerem o teste do REVALIDA seriam todos reprovados! A maioria dos médicos cubanos receitam remédios, que os médicos brasileiros não receitam, pois já foram ultrapassados por outros melhores, desenvolvidos na Europa e nos EUA! Cuba não deixa a família dos médicos vir para o Brasil, para poderem chantageá-los! Além do mais os mesmos cara-pálidas que defendem a utilização da mão de obra escrava cubana condenam qualquer tipo de reforma trabalhista no Brasil, dizendo que estão tirando direito dos trabalhadores! Reforma trabalhista não pode, mas trabalho escravo PODE!!! Bando de comunistas hipócritas, safados, desavergonhados, que não tem bom senso! O QUE É ISSO COMPANHEIRO?!
    Isso é uma vergonha!!!

    Como diria

    • Evangélico sim, trouxa não!

      Militonto caia na real, estamos preocupados é com os brasileiros que ficarão sem atendimento médico, os médicos cubanos teem aprovação acima de 95%, aprovação esta feita pelos próprios pacientes que por eles são atendidos , estes médicos não estão para fazer procedimentos de alta complexidade, eles estão aqui para participarem dos programas de saúde da família, onde a medicina Cubana é referência, só criticam os médicos cubanos quem não necessita do atendimento deles. Médicos brasileiros não querem ir para os grotões do Brasil, hoje tem 2 mil vagas abertas no programa mais médicos, os cubanos irão embora e estas pessoas ficarão sem atendimento médico.

  18. Aos bocós que garantem e acreditam piamente que os médicos cubanos vieram porque quiseram, que uma força coercitiva maior que sua vontade não os obrigou a vir. Só não são mais bocós por falta de espaço… Pelo amor de Deus, tem que ser muito barramansuíno pra acreditar nisso!!!…

  19. Os bolsomínions falam que o Brasil não tem que bancar regime comunista mas desde as chupetas que chuparam até os computadores e celulares que usam para propagar babozeiras são Made in China. China comunista que banca o agronegócio do Brasil comprando 80 % da soja que exportamos, 50% da carne, 20% da celulose…

  20. quero ver quem vai ocupar o lugar deles !!!!! LAMENTÁVEL

  21. O cara pálida, diz ai o nome que se da ao desconto na fonte, nos contracheques dos trabalhadores registrados no Brasil. Qual a diferença e o nome a ser dado???? Fala ai o Cara
    pálida???

  22. Falou sobre médico cubano o Bispo vai emitir uma carta para falar durante as missas .
    Quem quer apostar ?

  23. Meu Deus não acreditos que os Bolsominios ainda estão defendendo essa atitude tosca desse Bozo ….. Vai deixar varias cidadezinhas do interior sem médicos ., a maioria dos formandos nosso é de familia rica e nunca irão trabalhar nessas cidadezinha distante atendendo pobres ., todos querem ficar com consultorio proprio e em centros urbanos ganhando muito dinheiro ., quanto a CSN , se vc receber essa proposta vc iria ???? ., poís é os médico cubanos ja sabiam qt iam receber e vieram por que aceitaram essa condição ., Agora o Bozo deveria pensar mais nos pobres de nosso País né amigo??

  24. O Seu presidente antes de ficar falando asneira deveria ter pensado nos pobres humildes de cidadezinha do interior que depende desses médicos …. Acorda Bolsominios..

    • Vc está sendo leviano e inconsequente. Imagine vc na mesa de cirurgia, sendo operado por um técnico de enfermagem com prática em medicina?… O Revalida é pra todo mundo que se formou no exterior, não entendo qual a prerrogativa dos cubanos, além, é claro, das razões de afinidade politico-ideológicas, com o governo anterior…

  25. Que Homem Tosco .. só fala asneira …. o que será dos pobres de cidades do interior do País que dependem desses médicos .. Senhor futuro presidente aterriza na Terra antes que seja tarde demais ., nossos médicos formados aqui são 99% de familias ricas e nunca aceitarão trabalhar nessas cidadezinhas distantes atendendo pessoas pobres pra ganhar 10 mil .. acorda Bozo…

  26. Antonio Carlos Peludo

    Parabens presidente , querem ficar façam o revalida e que recebam o fruto de seu trabalho integralmente

  27. Muitos prefeitos que não fazem o dever d é casa, se utilizam do programa para demitir médicos e solicitar médicos do Mais médico já q o pagamento é da União. Portanto, sim é um programa politiqueiro que nao resolveu os problemas de saúde da população. O combate à corrupção no sus surtiria melhorias no sistema de saude pública. Cuba exportar edicos como mercadoria e retém 70% para manter uma famigerada ditadura. As prefeituras precisam fazer o dever de casa. Os Estados tb e cabe a União fiscalizar e combater a corrupção endêmica no sus. O resto é hipocrisia

  28. A escola de medicina cubana sempre foi referência de qualidade. Os médicos brasileiros não querem ir trabalhar nos rincões mais longínquos do país, pela baixa remuneração. Mais de 700 municípios teve seu primeiro médico com a parceria Brasil Cuba. Mais de 28 milhões de pessoas deixarão de obter atendimento básico de saúde com a saída dos mais de 8.000 profissionais cubanos. Parabéns ao presidente eleito, batendo continência como sempre, mas ao governo dos EUA, como sempre.

  29. Bem feito pra pobre q votou nesse monstro. Continuem acompanhando os falsos profetas kkkkk

  30. Carlos Magno de Oliveira

    O dinheiro enviado para Cuba através do trabalho dos médicos que exercem a profissão aqui no Brasil contribui para formação de mais médicos e outros profissionais naquele país que possui uma das melhores medicinas deste planeta e onde desde o ensino fundamental até o universitário é totalmente gratuito.
    Grande parte dos comentários que criticam aquele país são de pessoas completamente ignorantes a começar pelo próprio presidente eleito que já demonstra total falta de capacidade e postura para exercer o cargo que irá ocupar.
    Seremos eternamente um país dirigido por pessoas desqualificadas que não possuem condições e responsabilidades para elevar nossa nação e dar qualidade de vida ao povo que aqui vive.

  31. Com o congelamento do teto de gastos, será menos médico, educação e direitos. Menos direitos ,mais emprego

  32. Negócio é negócio, inimigos à parte. Cuba não aceitou e vai levar seus médicos embora, pois nesse caso são os cubanos que estão ajudando os brasileiros, e não o contrário. E eles ajudam em muitos outros países pelo mundo a fora. E quase com certeza aqui não serão substituídos pelos muitos “mauricinhos” e “patricinhas ” brasileiros que se formam todo semestre. E o povo vai ter que torcer para que mais pessoas de origem mais humilde na medicina.

  33. Bolsonaro está começando a mostrar para o Brasil , Para que veio . Coitados dos eleitores de Bolsonaro de política são todos cergos . Votaram na direita capitalista e Latifúndiario e entreguista do Brasil para o capital privado. Não a privatização, Não a covardia , Não ao desemprego,Quem conheceu volta redonda antes da privatização , Sabe o que aconteceu com cidade . posto médico fechado , escritório central fechado, escola técnica falida , Hospital da CSN falido , Recreio dos trabalhadores falido e trabalhadores sem direito a recreação e somente a escravidão .. Coitado dos eleitores de Bolsonaro votou errado e sem conhecimento nenhum de política. Falei pronto !!!!?

  34. P E R D E M O S !!! Muitas a muitas comunidades Brasil à fora irão perder seus médicos! Que coisa absurda.

  35. Não podemos continuar enviando dinheiro para a ditadura cubana, pois 70% do dinheiro arrecadado pelos trabalhadores do Programa mais médicos vai para Cuba, não fica com os trabalhadores! É como se um peão da CSN recebesse R$1000 reais da empresa e ficasse apenas com R$300, enquanto os outros R$700 iriam para o Temer! Nenhum ser humano normal aceitaria isso!!!
    Como diria o jornalista Boris Casoy: “Isso é uma vergonha!”….

    • Mirian leitão do DV, aceita!!! Esse cidadão que ajudou a vencer a eleição é um despreparado.Coloca a questão ideológica na frente da saúde pública. Os médicos que se formam não querem ir para os locais que o programa atende. Por favor, deixe seu preconceito de lado nessa questão e use sua massa. Quase 700 cidades brasileiras tiveram o primeiro contato com um médico com esse programa. As vagas foram ocupadas por estrangeiros em função dos nossos formando optarem por ficar nos grandes centros , recebendo a esmolas que os planos de saúde pagam. Cada vez que abre a boca o Brasil fica mais isolado. Israel , Mercosul e agora o mais médicos.E ele ainda não assumiu.

    • Tá bom Gugu. Então avisa para o tio que a China é comunista. Que a China explora mão de obra e que destroi o meio ambiente. Avisa para o titio Bozo ter cuidado pois a China comunista é responsável pela compra de 80% da soja que exportamos, 50% da carne, 50% do minério de ferro, 20% da celulose. Isso continuem brincando de relações internacionais. A China comunista com um espirro quebra a Vale do Rio Doce, quebra a bolsa de valores, destroi nossa taxa cambial, quebra nosso agronegócio, acaba com investimentos na energia eólica e solar no nordeste e triplica nossa taxa de desemprego. Isso continuem com birrinha de criança contra os comunistas. Continua batendo palma para quem já criou confusão com o MercoSul, com o Oriente Médio, com Cuba e até com a Noruega.

    • O cara pálida, diz ai o nome que se da ao desconto na fonte, nos contracheques dos trabalhadores registrados no Brasil. Qual a diferença e o nome a ser dado???? Fala ai o Cara
      pálida???

  36. Bolsonaro, Os médicos brasileiros não querem trabalhar por menores salários. E os Cubanos aceitam !! Presidente, Vc vai deixar os pacientes brasileiro sem assistência médica . Aí o arrependimento vai vim mais rápido para seus eleitorados .

    • Dez mil reais brutos acho que ninguém recusaria. É muito diferente dos mil e poucos que os editais de concurso público têm oferecido aqui pela região… Ademais, o presidente está certo. Não tem que bancar o regime comunista igual Lula e Dilma faziam. O Mais Médicos era tipo uma operação de lavagem de dinheiro para financiar o claudicante regime cubano, que estava praticamente sozinho no mundo após o desmantelamento da URSS…

    • Aceitam qualquer salário aqui porque lá em Cuba trabalham de graça pro governo. E muitos, nem médicos são.

    • Evangélico sim, trouxa não!

      Pelo jeito o tal Smilodon terá muito trabalho para ficar defendendo as cacas do Bozo aqui no Diário do Vale,.

  37. Nosso presidente nunca declarou que o programa Mais Médicos seria supenso e sim reavaliado assim como o programa Bolsa Familia.
    A corrupção e o viés ideológicos partidários foram regra nos 16 anos de corrupção dos politicos do partido do trabalhadores e seus aliados.

    • O Bolsonaro está tentando corrigir uma injustiça cometida com esses profissionais da saúde cubanos. Já que o governo petista fizeram desse programa uma forma de enviar dinheiro para a ditadura cubana e escravizado os mesmos. Já que 70% do salário deles vão para o governo de lá e isso tudo com a conivência do STF do ministério do trabalho que fizeram vistas grossas para o problema porque estavam todos aparelhos pelo governo do pt.tanto é verdade que ele está propondo que se continue o programa desde que os médicos cubanos recebam seus salários integrais e possam trazer os familiares para o Brasil. É por esse motivo que o governo cubano quer encerrar o acordo, pois dessa forma que o presidente propõe vai acabar a mamata deles nada mais que isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document