Bolsonaro ignora vitória de Biden e Brasil fica isolado

by Diário do Vale

Bolsonaro optou pelo silêncio após a vitória do democrata Joe Biden -Foto: Arquivo

Brasília- O presidente Jair Bolsonaro optou neste sábado pelo silêncio após a vitória do democrata Joe Biden na disputa pela Casa Branca contra Donald Trump. Horas depois do resultado projetado pela mídia americana em razão do triunfo de Biden no Estado da Pensilvânia, nem o Palácio do Planalto nem o Ministério das Relações Exteriores haviam se pronunciado. A postura do governo brasileiro deixou o País isolado no plano internacional. Diversos outros chefes de Estado e de governo reconhecerem a vitória do ex-vice de Barack Obama.

De acordo com fontes do Planalto, Bolsonaro reagiu com “tranquilidade” ao resultado e reforçou que vai esperar um “quadro concreto” para se pronunciar. Ainda segundo integrantes do governo, o presidente considerava qualquer pronunciamento “uma afobação” e iria aguardar o término dos processos judiciais movidos por Trump – que não reconhece a derrota e contesta o resultado alegando, sem provas, fraudes no processo eleitoral.

O comportamento de Bolsonaro segue recomendações de sua assessoria para o cenário de vitória com margem apertada de votos e a contestação judicial por parte do aliado, o republicano Donald Trump. Esse era o conselho dado ao presidente nesta hipótese. Havia uma preocupação de evitar o que poderia ser considerado uma precipitação na comunicação virtual.

Conforme apurou o Estadão, caso Bolsonaro decidisse romper o silêncio, a Presidência estaria pronta para fazer contato com o vencedor. Porém, não está descartado que Bolsonaro se manifeste apenas via Twitter. O chefe do Executivo também pode determinar que o contato seja feito pelo embaixador brasileiro nos Estados Unidos, Nestor Forster.

Integrantes do Planalto argumentam que nenhum Estado encerrou oficialmente a apuração, e, portanto, a vitória do democrata está sendo declarada pela imprensa. O silêncio de Bolsonaro, no entanto, não estava atrelado a uma expectativa de reviravolta nas urnas, mas a uma “prudência” de que a imprensa, alvo frequente de Trump e de Bolsonaro, tenha errado. A militância bolsonarista seguia reproduzindo que há fraude no processo eleitoral, o que não tem respaldo das autoridades americanas.

O silêncio de Bolsonaro contrasta com o estilo do presidente, que costuma usar as redes sociais para rebater ou felicitar adversários. Foi o que ocorreu, por exemplo, em 30 de setembro, quando Biden fez críticas à preservação da Amazônia e ameaçou com sanções econômicas o governo brasileiro. Bolsonaro não demorou a responder ao democrata nas redes.

Ontem, embora não tenha reconhecido a vitória de Biden, o presidente brasileiro se manteve ativo nas redes sociais. Nos perfis oficiais, comentou o envio de militares em socorro ao apagão no Amapá. Fez, ainda, uma live surpresa nas redes. Durante a transmissão, que durou 30 minutos, além de ignorar a eleição americana, disse que não decidiu se vai tentar a reeleição em 2022, pediu a apoiadores para que não desperdicem o voto nas eleições para prefeito e vereador no País, marcadas para 15 de novembro, e lamentou que a América do Sul esteja sendo “pintada de vermelho”. Hoje, Luis Arce, apoiado pelo ex-presidente Evo Morales, toma posse como presidente da Bolívia

“É um apelo que eu faço. Votem. O pior voto é aquele que é neutro, que é nulo, que é branco. O voto é muito importante. E vocês estão vendo as questões no mundo, como está a política no mundo”, disse Bolsonaro, que também pediu votos a candidatos alinhados a ele.

O Estadão entrou em contato com o Ministério das Relações Exteriores e o Palácio do Planalto sobre o resultado das eleições nos EUA, mas o governo não se pronunciou.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi uma das primeiras autoridades do Brasil a reconhecer o triunfo do democrata. “A vitória de Joe Biden restaura os valores da democracia verdadeiramente liberal, que preza pelos direitos humanos, individuais e das minorias”, publicou Maia, minutos após o anúncio pela imprensa dos Estados Unidos.

As informações são do jornal O Estado de São Paulo*.

You may also like

19 comments

Kkkkkkkkk....... 11 de novembro de 2020, 21:14h - 21:14

Bolsonaro está ameaçando o Biden com pólvora! Kkkkk… Naturalmente ele vai utilizar o seu perigoso mosquetão da sua época do quartel…kkkkkk
Coitado dos militares que além de outras, ainda têm que aguentar isso !!!

jose martins 9 de novembro de 2020, 13:18h - 13:18

Bolsonaro tem razão

Trump inescrupuloso. 9 de novembro de 2020, 09:46h - 09:46

Biden foi uma excelenre escolha, o povo americano demiriu o inescrupuloso Trump. Servirá de exemplo ao seu ridículo mimetista brasileiro.

Sérgio Moro para presidente em 2022.
Quem fala mal do Moro bom sujeito não é, ou é ruim da cabeça ou um tremendo mané
Veja abaixo!

Operário 9 de novembro de 2020, 09:38h - 09:38

O Bidem é mais uma criação do sistema, bom moço, fala mansa, tapinha nas costas. Temos exemplos no Brasil, Aécio Neves, Fernando Henrique, Geraldo Alckmim, José Serra, Lula, etc. Agora estão dizendo que tem dois candidatos da globo, Luciano Huck e Moro. Tudo que a mídia adora, bons moços, bons meninos, “democráticos”, esses a mídia adoram, desde que devolvam nossas verbas do governo que esse Bolsonaro tirano, racista, bicecletista, taxista e “antidemocrático tirou da gente”.

Desde quando ISTO é motivo de ALEGRIA? 9 de novembro de 2020, 07:50h - 07:50

Agora, tem uma coisa. Eles metem o dedo de lá e nós daqui? O Presidente é deles, eles que carreguem o fardo.

Não digo para ser passivo…

Segueta com pouco intrlecto. 9 de novembro de 2020, 12:19h - 12:19

A cada dia ele se consolida como um párea mundial. Isolado pelos grandes líderes mundias o desorientado presidente Bolsoraro se diz amigo do inescrupuloso Trump, mas Trump não dá a minima para ele. Bolsonaro possui um intelecto muito fraco, não consegue ao menos interceptar os gravíssimos problemas ao seu redor. Ele é muito bom em jogar conversa fora, passear e comer pastel em padarias.

Desde quando ISTO é motivo de ALEGRIA? 9 de novembro de 2020, 07:44h - 07:44

Biden. Essa é a pior escolha do século. Apoiá-lo. Fará do Brasil seu quintal. Nem se passou muito tempo e ele já meteu o dedo em nosso país. Com Trump, mesmo com as posições “esquisitas” dele, ao menos nós podíamos receber um pingo de “respeito”. Acabou.

foi pra rua... outro será também. 8 de novembro de 2020, 20:54h - 20:54

Cara eu fico pasmo como nossos políticos que são até mesmo militares não são nada estratégicos, é incrível e surreal… esse isolamento só dá mais motivo para o governo enfrentar chumbo grosso em breve, fora outras coisas que podem acontecer no futuro.. é muita mesquinharia por nada, abandonaram completamente as pessoas desse país… fizeram um arranjado de interesses particulares.

VAI VENDO 8 de novembro de 2020, 22:53h - 22:53

Qualquer país e povo do mundo é soberano dentro de seu território, assim como quem manda dentro do seu quintal é você. Ninguém tem de dar pinião no seu quadrado.

VAI VENDO 8 de novembro de 2020, 20:07h - 20:07

Bozo faz bem! Reconhecer como oficiais informações de jornais americanos é sem sentido por autoridades de Estado.

Diante de muitas fumaças de fraudes, o resultado equilibrado pode mudar.

Bozo como sempre continua acertando.

Lambe botas do trump 8 de novembro de 2020, 14:06h - 14:06

O que esperar de um boçal negacionista?? Nega pandemia, nega as mortes na pandemia, nega que a terra é redonda, nega devastação na Amazônia, nega incêndios no Pantanal……

Emir Cicutiano 8 de novembro de 2020, 09:59h - 09:59

Achei curiosa a manchete: “Brasil ignora vitória de Biden (que não foi oficialmente confirmada, diga-se) e Brasil fica isolado (isolado em que sentido?)”… Aí fui procurar ver quem publicou isso. Não podia ser diferente. Globo, Estadão, Folha, UOL. Jornalismo parcial e nojento, que só contribui para a polarização política no Brasil. Em vez de se ater aos fatos, promove proselitismo ideológico e persegue seus desafetos. Tenho pena de quem assina esse tipo de publicação…

Emir Cicutiano 8 de novembro de 2020, 10:00h - 10:00

“Bolsonaro ignora vitória de Biden”, corrigindo…

mane 8 de novembro de 2020, 20:51h - 20:51

Atenção, atenção gado (boi) detectado.

foi pra rua... outro será também. 8 de novembro de 2020, 20:59h - 20:59

Cara eleição nos EUA é nos EUA… Tá falando como se tivessem acontecido aqui… abra um jornal americano e verá que falam da mesma coisa, ou seja da vitória limpa, clara e objetiva de Biden. O lance é que por aquelas banda o discurso do Biden é de unir o país, país dividido não muda nada e lá logo o povo verá que as coisas serão sérias e se juntarão, a guerra de divisão deles já acabou há muito tempo. Tenho pena de quem escreve tais coisas sem ao menos conhecer a realidade americana, a única nação com a democracia que mais dura do mundo. É triste ver um leigo que não manja nada da realidade dos EUA acaba falando bobagem. O cara já é declarado o presidente eleito daquele país.

Emir Cicutiano 8 de novembro de 2020, 22:30h - 22:30

Tem que ser muito “mané” mesmo para enxergar teta na barriga do boi… O outro “foi pra rua”, foi pra rua pelado e dançando frevo na chuva. Falou, falou e não disse coisa com coisa. Eleição, seja no Brasil, EUA ou Cochinchina, só tem vencedor declarado depois de homologado o resultado…

Não fiquem tentando politizar minha fala! Estou me baseando em FATOS, não em ilações, mas sempre tem um zé ruela mimizento querendo meter o bedelho…

VAI VENDO 9 de novembro de 2020, 10:13h - 10:13

foi pra rua… outro será também

“O cara já foi declarado eleito…”? Pelos jornais?

Entendo que vc já está acostumado com os jornais brasileiros que fazem a mesma declaração. Aqui as pesquisas eleitorais fazem tbm?

Mandrake 8 de novembro de 2020, 09:25h - 09:25

Tem mais é que aguardar mesmo. Existem suspeitas nas votações via correios. Onde tem fumaça tem fogo.

foi pra rua... outro será também. 8 de novembro de 2020, 21:02h - 21:02

não vai dar em nada… posso te garantir.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996