Brasil assina acordo de cooperação com a OCDE, em Paris

by Diário do Vale

O Brasil e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) assinaram hoje (3), em Paris, um acordo de cooperação. Segundo nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, o acordo, que ainda será submetido ao Congresso Nacional, aprofunda a relação bilateral e institucionaliza a participação brasileira em diversos foros da OCDE, que se dedica a pesquisas para o desenvolvimento econômico e aperfeiçoamento de políticas públicas em diferentes áreas. Sediada na capital francesa, a OCDE congrega 34 países associados.

O acordo desta quarta-feira foi firmado pelos ministros brasileiros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e da Fazenda, Joaquim Levy, além do secretário-geral da OCDE, Angel Gurría. O objetivo é fazer com que o Brasil tenha mais interação com os demais países da organização sobre temas importantes para sua agenda de competitividade.

Para o Itamaraty, o acordo constitui “um novo patamar” na relação do Brasil com a OCDE. A participação brasileira na organização começou na década de 1990. Em 2007, o Brasil tornou-se, junto com a China, a Índia, a Indonésia e a África do Sul, um dos cinco parceiros do “engajamento ampliado” com a entidade – atualmente denominados parceiros-chave. Desde então, segundo o Itamaraty, “houve contínua adesão do Brasil a diversas instâncias, bem como participação em projetos”. O Brasil também colabora com a OCDE na condição de membro do G20 – grupo das 20 maiores economias do mundo.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996