Brasil – O Brasil celebra nesta segunda-feira (2) o Dia Nacional do Samba, com eventos programados em diversas regiões e estados. No Rio de Janeiro, as festividades começaram antes, com os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial entre sexta-feira (29) e domingo (1º). Uma série de comemorações continua hoje, homenageando um dos gêneros musicais mais populares do país.
Na zona norte, o bairro de Oswaldo Cruz, lar das escolas de samba Portela e Império Serrano, recebe o Caminho do Samba. De acordo com a Agência Brasil, a rota turística será lançada nesta segunda-feira pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e pela Prefeitura do Rio, com o objetivo de promover o samba como patrimônio cultural e atrair mais turistas internacionais. O lançamento da rota contará com uma roda de samba e a tradicional Feijoada da Tia Surica. Também será inaugurado o mural “Negro Muro”, em homenagem ao sambista Paulo Benjamin de Oliveira, o Paulo da Portela, fundador da Portela, a escola de samba mais antiga em atividade, com 101 anos e 22 títulos.
Ainda na zona norte, o bloco carnavalesco Boêmios de Irajá, no bairro de Irajá, realiza o evento “Um Ato ao Samba”, em celebração ao Dia Nacional do Samba. O evento, promovido pelo Terreiro de Crioulo, começa às 16h, na Avenida Monsenhor Félix, 451, com o slogan “Saúde a nós e viva o samba, Axé”.
No bairro de Andaraí, o Renascença Clube, importante para a introdução da black music no Brasil, promove a roda de samba “Moacyr Luz e Samba do Trabalhador”. Em Vila Isabel, na Praça Barão de Drummond, acontecem apresentações das rodas de samba “Barão” e “Canta Canta, Minha Gente”. Além de celebrar o Dia Nacional do Samba, o evento destaca a recente violência no bairro. Em agosto deste ano, um ataque a tiros na praça resultou na morte de quatro pessoas, gerando preocupação entre sambistas e moradores.
“Nosso bairro, famoso pela boemia e suas calçadas musicais, mais uma vez terá o samba como um agente transformador social. Em um momento delicado, o samba pedirá paz nesta praça, conhecida pela sua alegria e convivência familiar. Vamos renascer das cinzas”, declarou o cantor e compositor Raoni Ventapane.
Outras rodas de samba também acontecerão na Pedra do Sal, na Saúde, e no Beco do Rato, na Lapa.
Em outras partes do Brasil, as comemorações do Dia Nacional do Samba se estendem. Em Vila Maria, na zona norte de São Paulo, o destaque será o Pagode do João, com o artista João Martins, no Galpão Zona Norte. Em Brasília, o projeto Rodoviária do Samba, em sua 18ª edição, acontecerá na rodoviária do Plano Piloto e prestará homenagem ao sambista Marcelo Sena, falecido no ano passado.
Em Natal, a Prefeitura realiza a 16ª comemoração do Dia do Samba, com a presença de Debinha Ramos e a roda de samba “Segunda de Vagabundo”, na Rotatória da Vila Rocas. O evento promete ser uma “celebração vibrante da cultura brasileira”, segundo a prefeitura. Com informações da Agência Brasil.
© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. – Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996