País – O Brasil pode enfrentar uma intensa onda de calor entre os dias 12 e 21 de fevereiro, com sensação térmica podendo chegar a 70°C. A previsão foi feita com base na tabela de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP). Embora o calor atinja todo o país, as regiões Sudeste e Sul serão as mais afetadas. Durante esse período, a cidade do Rio de Janeiro pode registrar 39°C em seu dia mais quente, na quinta-feira (13). No Sul Fluminense, as temperaturas variam conforme a cidade: Volta Redonda deve atingir 38°C na quarta-feira (18), enquanto Barra Mansa e Pinheiral terão três dias consecutivos de calor intenso, de 17 a 19 de fevereiro, com 37°C. Resende enfrentará quatro dias seguidos de calor extremo, de segunda (17) a quinta-feira (20), com 37°C.
Apesar das temperaturas não parecerem tão extremas, a sensação térmica pode ser muito superior devido à alta umidade prevista para o período. A umidade elevada dificulta a evaporação do suor, aumentando a percepção de calor. A sensação térmica representa a temperatura que uma pessoa realmente sente, podendo ser diferente da medida pelo termômetro. Fatores como vento, umidade e radiação solar influenciam essa percepção. Com os índices de umidade elevados no Sul e Sudeste na próxima semana, a previsão é de sensações térmicas extremamente altas, tornando os dias ainda mais quentes e desconfortáveis.
© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. – Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996