Brigas e ‘excessos’ entre estudantes viram alvo de reclamações em Barra Mansa

by Diário do Vale

Guarda Municipal realiza diariamente ronda nas proximidades das escolas de Barra Mansa
Foto: Paulo Dimas

Barra Mansa

Quem mora ou trabalha próximo às ruas Pedro Vaz, Cristovão Leal e Oscar da Silva Marins, no Centro, todos os dias convive com a bagunça e conflitos provocados pelos alunos das duas escolas próximas ao local. CEI Saturnina de Carvalho e Colégio Estadual Barão de Aiuruoca. Nesta semana, mais uma briga entre alunas foi presenciada e também filmada e registrada nas redes sociais por um grupo de adolescentes. O caso aconteceu na esquina das ruas Pedro Vaz e Oscar da Silva Marins e segundo o porteiro de um prédio que fica próximo ao local, chamou atenção pela pouca idade das meninas envolvidas e pela incitação dos jovens para que uma agredisse a outra.
– Essas brigas e confusões entre eles já se tornaram rotina, mas a gente fica assustada porque parece que gostam desse clima de violência. Aqui na rua todos os moradores reclamam dos excessos cometidos por esses estudantes, mas infelizmente ninguém pode fazer nada, nem a polícia, porque são todos menores. Na verdade, quem pode controlar esses adolescentes são os pais, mas muitas das vezes muitos nem procuram saber o que o filho está fazendo na porta e na saída da escola – disse o porteiro, que preferiu não se identificar.
Segundo o porteiro, além das confusões e gritarias com muitos palavrões, outro problema sério é o uso de drogas que, conforme ele conta, muitos adolescentes não fazem nem questão de esconder. Uma moradora do prédio, segundo ele, já viu um grupo de adolescentes fumando maconha, uniformizados.
-Ela ficou indignada porque estava chegando em casa com o filho pequeno e os meninos fumando a maconha sem se preocupar com quem estava próximo – acrescentou.
Outra que viu de longe a briga entre as adolescentes foi a professora Rafaela Dias, de 32 anos. Ela, que mora próximo as duas escolas, conta que mesmo com a ronda escolar, muitos grupos acabam “combinando” o local e quando irão se agredir, o que acaba impedindo a ação da Guarda Municipal.
-O negócio deles é chamar atenção e ter alguém gravando os vídeos para ir para a internet e terem alguns minutos de fama. Mas é notório que o problema desses adolescentes é a falta de controle por parte dos pais, uma vez que a escola não pode se responsabilizar pelo o que eles estão fazendo no trajeto para a casa. As brigas ainda acontecem uma vez ou outra, o pior mesmo é o uso de drogas, que acontece todos os dias – lamentou a professora.
A funcionária de uma loja, que também não quis se identificar, disse que a situação na rua onde ela trabalha é tão crítica que chega a assustar seus clientes. Na opinião dela, os estudantes acabando exagerando nas atitudes como forma de chamar atenção de quem está por perto.
-Nós já vimos e ouvimos coisas aqui que renderiam um livro. As meninas falam coisas sobre sexo que nos deixam até com vergonha. Um dia meu marido veio me buscar, parou o carro e já estava escuro, quando fomos sair vimos um casal de adolescentes fazendo sexo na rua, sem nenhum pudor. Infelizmente são cenas tristes e que mostram o quanto os pais já perderam o controle sobre os filhos – contou a funcionária.

Ronda escolar

Em nota, a Guarda Municipal de Barra Mansa informou que realiza diariamente a Ronda Escolar nas proximidades das 92 unidades escolares do município, entre públicas e particulares. O serviço de monitoramento nas escolas é feito em parceria com a Polícia Militar visando coibir atos ilícitos e garantir segurança aos alunos. O CESP (Centro Estratégico de Segurança Pública) também monitora as escolas através das 72 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade.
Atualmente, a Ronda Escolar conta com duas viaturas adquiridas pela Secretaria de Educação de Barra Mansa. Duas novas viaturas estão sendo preparadas para aprimorar a ação. Desde que foi implantado no município, o programa reduziu o número de atos violentos envolvendo alunos, dentro e fora das escolas. A iniciativa inclui abordagens, prisões e apreensões por porte de drogas, armas, simulacros e veículos irregulares.
Em consonância com o trabalho realizado pela Guarda Municipal, a Secretaria de Educação de Barra Mansa realiza diversas ações de conscientização e educação pedagógica voltado ao combate às drogas e a violência. Um exemplo é o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência) desenvolvido em parceria com a Polícia Militar, no qual o objetivo principal é capacitar os alunos para que eles construam suas vidas livre do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos. Somente nesse ano, foram mais de 1,3 mil alunos beneficiados pelo programa.
A Guarda Municipal de Barra Mansa e o COMPOD (Coordenadoria Municipal de Políticas Sobre Drogas) também realizam sistematicamente palestras, cursos e orientações aos alunos sobre o tema de prevenção às drogas.

Direitos e deveres

Conforme destacou Ana Duque, uma das responsáveis pelo Conselho Tutelar de Barra Mansa, o acompanhamento sobre a vida dos filhos cabe aos pais e isso é determinado por lei para que se faça valer a integridade física, psicológica e moral desse menor. A conselheira ressalta ainda que é importante lembrar que até os 12 anos as crianças só possuem direitos, no entanto, que após os 12 anos ela se torna um adolescente com direitos e deveres que devem ser respeitados.
-Não é o Conselho Tutelar que determina a hora que o adolescente deve chegar em casa. Quem deve impor os limites são os pais e, se eles não fizerem isso, se não impuserem esse limite e o filho fizer algo errado, eles é que serão cobrados – explicou Ana Duque.
De acordo com a conselheira, a orientação para pais ou responsáveis por adolescentes que estejam enfrentando problemas com drogas, caso não estejam conseguindo controlar a situação, é para que busquem apoio junto ao Conselho Tutelar, que irá chamar esse adolescente e fazer uma advertência sobre seus direitos e deveres.
-Dependendo da situação o menor será encaminhado para a rede de atendimento e os órgãos competentes saberão que esse pai está buscando ajuda para o filho. Mas, se o pai tiver ciência do problema e não procurar ajuda, ele será responsabilizado por negligência caso o menor se envolva em um situação mais grave. No momento em que os pais buscam ajuda a justiça entende que eles podem representar esse menor e que estão advertindo um problema que pode tomar rumos mais sérios – finalizou a conselheira.

 

Roze Martins
(Especial para o DIÁRIO DO VALE)

You may also like

18 comments

Julio 3 de setembro de 2018, 08:42h - 08:42

Ta faltando é VERGONHA NA CARA DOS PAIS. Os pais não estão nem aí para os que seus “anjinhos” andam fazendo nem dentro e muito menos fora de seus lares. Um simples PQP na minha epóca era motivo de levar uma bofetada e não cresci revoltado por isso, assim como TODA geração da minha época e antes dela. Hoje meninas colocam roupas de meretriz para ir as escolas, molecada fumando maconha com 12 anos de idade e os pais colocam a culpa no governo. E faz um montão de filhos esse povo que não tem nem de onde tirar seu próprio sustento (a maioria nem quer trampar, vive da merreca da bolsa familia dos 4/5 bacuri que eles tem em casa e ajuda dos familiares, igrejas etc.) e somos nós que temos que sustenta-los com nossos impostos. Estou errado?

Jão 3 de setembro de 2018, 08:21h - 08:21

E os pais, kd???? Gente estragada dá origem a essas coisas aí mesmo! E sinto dizer q a situação vai piorar. Essa sociedade entrou num caminho sem volta…

Um morador do retiro 3 de setembro de 2018, 07:34h - 07:34

“-Ela ficou indignada porque estava chegando em casa com o filho pequeno e os meninos fumando a maconha sem se preocupar com quem estava próximo – acrescentou….” Pelo Amor de Deus! Não é antrax, nem gás de mostarda! É só maconha! Alguém aí já leu sobre ATOS de DESNEGRALIZAÇÃO?

José 3 de setembro de 2018, 05:58h - 05:58

São esses Canalhas o futuro do BRASIL ?? Claro que não, com certeza são babacas que devido ao uso de DROGAS não chegaram aos 27 anos de idade. Já estarão podres por dentro ..

Aposentado 3 de setembro de 2018, 05:31h - 05:31

A educação municipal pública de Barra Mansa está no CTI, com um secretário que não está nem aí, desfaz das diretoras, não respeita ninguém, ausente , grosso, despreparado com equipe de incompetentes formada por pessoas que nunca fizeram nada pela educação
É a pior equipe dos últimos 40 anos e o resultado virá com o resultado catastrófico do Enem

pedro 2 de setembro de 2018, 21:59h - 21:59

Estudei há vinte anos lá, não havia esse tipo de problema, a sociedade somente piora!

Francis Cristiano da Silva Pereira 2 de setembro de 2018, 21:01h - 21:01

Por mim ja tem que chegar descendo a borracha na porra toda e levar em cana !

estamos de olho 2 de setembro de 2018, 20:13h - 20:13

Isso é reflexo da falta de políticas publicas voltadas para os jovens. Barra Mansa e outras cidades do Brasil não existe nada para tirar os jovens da ociosidade, não oferecem áreas de lazer, cursos profissionalizantes e principalmente emprego. Em uma cidade onde o melhor caminho para ganhar dinheiro é o tráfico ou a política só pode dar nisso.

Socialista 2 de setembro de 2018, 19:34h - 19:34

Quanto mimimi. Deixa os garotos brincar.

Mãedefamilia 2 de setembro de 2018, 19:22h - 19:22

Barra Mansa esta uma bosta. Ja ja vira uma angra dos reis com esse governo sem vergonha que não da segurança nenhuma pra cidade

Gustavo 2 de setembro de 2018, 19:15h - 19:15

Em um trecho do texto diz que: a polícia militar coibe até Carros irregulares… Kkk… Eles ficam sempre em lugares estratégicos para tomar dinheiro de trabalhadores… Em quanto vagabundo fica de pistola plantado na pista…

Tia 2 de setembro de 2018, 18:58h - 18:58

Na minha época ,década de 80,no Barão de Aiuruoca o disciplinador era o Mauro,ele botava respeito na escola,hj infelizmente os jovens não respeitam mais ninguém,nem os pais e muito menos os professores e disciplinadores,tinha que criar um jeito de ir na casa dos pais desses jovens,já que a escola tem o endereço deles,que vergonha essas jovens brigando na rua,aff…triste isso!

Douglas Augusto 2 de setembro de 2018, 16:52h - 16:52

Joga bomba de gás lacrimogênio tira esses traficantes e usuários do local pronto acabou.MelhorJairseacostumando.

Morador de Barra Mansa 2 de setembro de 2018, 15:39h - 15:39

É a Faixa de GAZA de Barra Mansa.
Foi um absurdo colocar um colegio em lugar nobre , para estudantes
que moram em Bairro, deveria ser na Barbará ou Colônia.
Matam aula no centro da cidade, principalmente no Jardim das Preguiças,
sem que ninguém faça alguma coisa.
No Barão de Airuoca e no hoje Vieira da Silva, deveria sem um Complexo Hospitar
para atingir o Sul do Estado ao invés do Hospital Regional, longe de tudo, aproveitando
a proximidade com a Santa Casa, que já atende a região com o hospital do cancêr.

capivara 2 de setembro de 2018, 20:46h - 20:46

o problemA sao os alunos e nao o colegio. E o hospital regional as proprias cidades escolheram..Pare de choro

Joana Silva 2 de setembro de 2018, 23:48h - 23:48

Lugar nobre? Em que mundo você vive? Barra Mansa pode ter sido nobre, um dia, um dia…
A zona está geral desde que os pais transferiram a educação que deve vir de casa, para a escola! Vai lá no outro lugar “nobre” de BM, que tem uma escola do estado, que é o Santa Rosa, pra ver como está! Barra Mansa está jogada as traças! Faz-me rir, lugar nobre kkkkkkkkkk!!!

Laticinea 2 de setembro de 2018, 12:35h - 12:35

Ordem publica! neles tem que mandar estes iconsequentes para casa lavar o uniforme para o dia seguinte para voltar a escola com suor fedendendo mal cheiro por falta de educação suando por brigas.Pais de servíços e obrigação para seus filhos.para que não caia na mão dos traficante e na ignorancia que se alastrou por este pais.

Helena Menezes 3 de setembro de 2018, 03:57h - 03:57

Guarda Municipal em Barra Mansa, fala sério. Acabou faz tempo, Carros em fila dupla, Estacionamento do Floresta, Moto boys. Você só vê Guarda na Joaquim Leite no Whastapp. A partir de 18:00 o viaduto para, porque não fica um guarda na entrada da Ponte dos Arcos. É DURO FALAR, MAS A ADMINISTRAÇÃO DO JONAS (apesar de todos os desmandos, que se Deus permitir, nunca mais vai voltar), era melhor que a atual.

Censura não DV,

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996