Cadeia Pública de Resende é inaugurada e já tem quase 300 presos - Diário do Vale
quinta-feira, 23 de setembro de 2021 - 09:48 h

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Cadeia Pública de Resende é inaugurada e já tem quase 300 presos

Cadeia Pública de Resende é inaugurada e já tem quase 300 presos

Matéria publicada em 13 de março de 2017, 17:06 horas

 


Cadeia Pública de Resende conta com pouco mais de 560 vagas para detentos, nos regimes fechado e semiaberto (Foto: Divulgação)

Cadeia Pública de Resende conta com pouco mais de 560 vagas para detentos, nos regimes fechado e semiaberto (Foto: Divulgação)

Resende – A Cadeia Pública de Resende foi inaugurada e 273 presos condenados foram transferidos na madrugada desta segunda-feira (13) de Japeri, na Baixada Fluminense, para a unidade prisional. A cadeia pública tem 417 vagas para detentos do regime fechado. Outras 145 vagas são para presos do regime semiaberto.

A transferência causou polêmica, já que inicialmente o presídio seria apenas para presos provisórios, que ainda iriam aguardar julgamento. No entanto, a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP), mudou o perfil do presídio e informou que ali ficarão detentos do Sul Fluminense já condenados.

Uma reunião na tarde desta segunda-feira (13), no gabinete do prefeito Diogo Balieiro (PSD) tratou sobre essa questão. Além do chefe do Executivo, estiveram presentes representantes da Pastoral Carcerária, grupo ligado à Igreja Católica, o deputado federal Luiz Sérgio (PT), a vereadora Soraya Balieiro (PSB), e membros da Igreja Católica. O grupo teme que a unidade prisional não tenha suporte para poder receber presos já condenados.

Segundo o padre Rafael Ferreira, que esteve à frente da mobilização, é preciso rever algumas mudanças.

– Estamos questionando a mudança da natureza do projeto, que no início foi aprovado como Casa de Custódia, ou seja, para atender pessoas encarceradas da região Sul Fluminense que aguardam julgamento. Com essa modificação feita pelo governo estadual precisamos saber se o município está preparado para acolher um presídio – explicou ressaltando ainda que outras preocupações dizem respeito à falta de estrutura para acolher as famílias, falta de parceria definida entre governo do estado e prefeitura.

– Além disso, como o local está sendo utilizado para atender presos de outros lugares, as pessoas da região continuarão indo para o Rio. As famílias serão amparadas com recursos para ir fazer visitas? – indagou o padre.

O prefeito Diogo Balieiro, através de sua assessoria de imprensa, informou que não recebeu nenhum comunicado oficial por parte do Estado sobre a transferência dos presos e nem mesmo sabia do início do funcionamento do presídio. Ele destacou que só houve um pedido de reunião em caráter de emergência nesta segunda-feira. No encontro, houve a solicitação de atendimento médico aos detentos três vezes por semana, e prioridade no atendimento a feridos no Hospital de Emergência de Resende, pedidos que foram negados por Balieiro. Além disso, os representantes do Estado solicitaram melhorias na estrada que dá acesso ao presídio. O chefe do Executivo disse que isso poderá ser providenciado mas não é uma prioridade do governo municipal.

Diante dos fatos, uma comissão foi criada para averiguar a situação e cobrar providências do Estado, além de envolver o Tribunal de Justiça.

– A Pastoral Carcerária acompanha não só os presos e suas famílias, mas também os processos que envolvem segurança e a sociedade. E diante dessa situação, que me parece um tanto preocupante, estamos mais uma vez solicitando providências – disse o bispo diocesano, dom Francisco Biasin.

O presídio fica em Bulhões, em uma área rural, a 15 km da Via Dutra, sendo que sete deles são de estrada de terra. A construção tem 6400m², com investimento estimado em R$ 31 milhões. Desde 2006, a Pastoral Carcerária trabalha pela instalação da Casa de Custódia em Resende para desafogar a Casa de Custódia em Volta Redonda e atender os presos que aguardam julgamento e são oriundos da região Sul Fluminense.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

22 comentários

  1. Atenção ao passado lava jato

    Verdade senhor Carlos, todo o meu respeito!agora pra essa tal de vanessa ai te digo porque não fala isso dos políticos que te rouba dia após dia e outra Sergio Cabral tbm era brabo dono da lei e agora esta precisando de medico dentro da cadeia então te falo quem cospe pro alto cai na testa.

  2. Só faltou uma coisa neste presídio , as pedras grandes para esses bandos de bandidos qubrarem na marreta durante o dia.

  3. Meu nome é Zé Pequeno!

    Alguém realmente acreditou que este presídio em Resende seria apenas para presos provisórios?
    É ser muito ingênuo!

  4. Diego esta certíssimo nem a povo tem médico três vezes por semana eles vão ter sai fora tem que ter é nada.
    Tem que passar fome
    Nu roubou então vai pagar preço.
    Ninguém tem que ter dó não pq na hora de fzr errado eles não pensão
    Então agora tem que passar sufoco pra aprender.
    As pessoas trabalha um mês pra receber uma micharia e eles lá dentro comendo bem e a família aqui fora ganhando pra eles fkr preso sai fora.
    Quem comete crime tem que pagar pelo que fz msm.
    Deus não castiga mas permite
    As coisas.
    E esse padre é outro tbm apoiando erro.
    De quem fz errado.
    Tem que apoiar quem tá precisando de remédio passando fome etc…
    Preso tem que fkr preso

  5. liberdade e propriedade

    Se lerem um livro em 30 dias e fizerem avaliação de entendimento reduzem a pena em 4 dias. Poderiam trabalhar para reduzir a pena em 4 dias. Seriam recrutados para serviços pesados temporários, tipo limpeza de beira de rodovias e ferrovias, etc. Para evitar fuga, tornozeleira, e somente para os interessados, de bom comportamento e pouco periculosos, se tentarem fuga, perdem o beneficio.

  6. Profissional de TI

    Só falta agora um presídio em barra do piraí. Mas barra do piraí é uma cidade sem recursos para o futuro.

  7. AGORA SIM JA PODEM PRENDER TODOS OS TRAFICANTES DA REGIÃO.TEM VAGA!

  8. Esses povos qui reclama n ver a dificuldade da família qui e pra ver um filho ou uma filha sua preso(a) aqui pelomenus eles vao ter ajuda dos parentes frequentemente i poder comer algo melhor ja qui no rio a comida era estragada aff

  9. o sistema prisional no Brasil deveria ser mudado para presídio de trabalho agrículo ou outro tipo de trabalho porque se ficar atoa dentro do presidio fica fazendo planos para continuar na vida do crime quando sair ! Tem coisas no Brasil que não mudam nunca um deles é este sistema ultrapassado que não recupera ninguém só dá despesa para o estado! COMO DIZ O DITADO POPULAR, MENTE VAZIA, OFICINA DO DIABO !!!

  10. Meus parabéns prefeito Diogo Balieiro, onde já se viu pedir atendimento medico tres vezes por semana e prioridade no atendimento a feridos, se nem a população costuma ter esses beneficios, meus parabéns mesmo, a propósito, se tem que acatar à chegada de presos de fora pelo menos exija que o estado faça as alterações necessárias nos acessos e rodovias, particularmente vc tem uma bomba nas mãos, olhando a foto do presidio não me trouxe nenhuma segurança, não gostaria de morar perto de um lugar assim.

  11. SE FOSSEM CONSTRUIDAS MAIS ESCOLAS E INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO FOSSEM TBÉM PRIORIZADOS ESSAS CADEIAS NÃO SERIAM LOTADAS. OLHA A VERBA QUE FOI UTILIZAZADA? SENHORRRRRR . E OS FUNCIONÁRIOS DO ESTADO SEM RECEBER. DEPOIS FALAM QUE NÃO TEM DINHEIRO. PRA ESSES LIXOS TEM.

  12. Presidio pra mim tinha que ser assim: Escolha uma ilha bem isolada que tenha agua doce monta uma base em um barco afastado com um helicoptero da policia de prontidão e solta os presidiarios lá na ilha, para os direitos humanos não reclamar solta umas mil galinhas um mil porcos la e periodicamente manda só suprimentos básicos, arroz feijão e sal (estou sendo muito bonzinho) e deixa eles lá se virarem. monitorem 24hrs por sátelite o entorno da ilha, fugil? aquele helicopero no barquinho citado no inicio da um jeito na situação, de preferência usando a .50 instalada no mesmo. Ia dimunuir o gasto com carcereiros, inergia, médicos e infermeiros e afins. Não são “bichos soltos”? Vivam então como tal.

  13. O progresso definitivamente chegou a Resende!

  14. Queremos o PLEBISCITO da PENA DE MORTE…

    • Isso nunca irá acontecer. Acostume-se. A vida é um direito constitucional e é uma cláusula pétrea, não podendo ser alterada. Existe pena de morte em casos específicos. Por exemplo: Guerra declarada.

  15. Então porquê foi construído aqui? Piada!!!

  16. Essa pastoral carcerária fazendo muito bem o papel de advogada de vagabundo. Enquanto isso as Igrejas Evangélicas é que crescem. Será que não estão ajudando o lado errado? Será que esses que vivem do mal realmente estão sendo ajudados, ou o pessoal da pastoral só estão seguindo agenda ideológica?

    • José Silva, aconselho o amigo ser mais cauteloso em suas afirmações. Sugiro também fazer uma visita a sede diocesana ou procurar algum membro desta pastoral, para que suas afirmações tenham cedibilidade. Quanto ao crescimento da Igreja evangélica, acredito que quanto mais religiões que cultuam o mesmo DEUS, todo povo Cristão sai ganhando. Mas vemos que o foco do crescimento da Igreja evangélica, está única e simplesmente nas facilidades oferecidas de se alcançar a fé ,através de falsos milagres , promessas de prosperidade material com o comércio da fé e garantia de que pagando 10% de dízimo, prática puramente Judaica, abolida por Jesus Cristo, como fonte de salvação. Mas o que mais se ver também, que o crescimento dos evangélicos, está também na política e nada fazem para dignificar o nome santo de Jesus Cristo em suas bancadas. É vergonhoso, ver o líder religioso, seja de qualquer denominação reigiosa, se envolver em falcatruas, mentiras e atos duvidosos que mancham a Igreja, a família e aos fiéis. Se crescem os evangélicos, crescem também tudo que é reprovável, vergonhoso e até mesmo deplorável e nojento na política e no povo Brasileiro. Agora a pouco, o novo prefeito do Rio de Janeiro, nomeou um bispo da igreja universal para um alto cargo administração estadual. Sendo um bispo, seu lugar é cuidar do rebanho cristão, e não assumir cargos públicos. Mas a ganância e ambição pelo poder, fazem parte do perfil de grande parte do evangélicos. Salvo raríssimas exceções. Imagine se a Igreja Católica também visse tudo isso com naturalidade? Veríamos padres e pastores e bispos evangélicos se acusando, se gladiando e mentindo, tudo por causa de um posto na política. E o rebanho perdendo a fé e a crença devido a vergonha de sues líderes. Então, a igreja de verdade, tem que estar onde ela é necessária. Nos lugares onde existe a carência de DEUS. Se Jesus Cristo viesse ao mundo hoje, e tivesse que escolher entre dois lugares para se hospedar, ele escolheria a sua casa ou cadeia?

  17. Liberdade e Propriedade

    Concordo em ser presídio só para detentos da região! Se fosse somente para aguardar julgamento, logo seriam condenados, transferidos para o Rio, aprenderiam na escola do crime e voltariam para cá soltos após cumprirem parte da pena. Seria interessante a prefeitura aproveitar e pedir em troca dessa mudança de finalidade o asfaltamento do acesso e da estrada Resende-Bulhoes.

  18. Se fosse p/ trazer os satinhos da baixada fazia esse trem lá. Vai que gostem da região e depois resolvem ficar aqui fazendo parceria com as porcarias que já temos aqui.

  19. Bom mesmo era não ser preciso

Untitled Document