“Café da Tarde” com população de rua terá tema especial de carnaval em Resende

by Diário do Vale

Com uma programação especial inédita de carnaval, o “Café da Tarde”, realizado pela Prefeitura de Resende, reunirá moradores de rua na terça-feira, dia 26, às 15h, na Praça dos Expedicionários, no bairro Paraíso. A ação – que acontece toda última terça-feira do mês, no mesmo local – é organizada pelas Secretarias de Saúde e de Assistência Social e Direitos Humanos. Desta vez, o encontro contará com ornamentação temática, música, tendas informativas sobre os serviços oferecidos à população em situação de rua, distribuição de preservativos e ações de saúde, além do lanche.
Segundo a coordenadora do Programa Consultório na Rua, a assistente social Joelma de Faria Nicolau Orlando, a programação carnavalesca tem o objetivo de garantir a inclusão desta parcela da população também durante o período festivo.
— O intuito é propiciar a interação entre a população de rua e os moradores da região. Promovemos a ação para que esta camada da sociedade seja vista e cuidada. Será uma tarde com distribuição de lanches bastante animada! Os foliões serão as pessoas em situação de rua, os profissionais das áreas de saúde e assistência social, parceiros da comunidade, religiosos e os moradores da localidade. Todos que queiram participar do evento serão bem-vindos. A atividade faz parte do processo de ressocialização, visto que o convívio nas datas comemorativas é um estímulo para novas perspectivas de saída das ruas – salientou, reforçando que o Paraíso concentra a maior parte destes moradores.
A coordenadora informou que, paralelamente, haverá duas tendas voltadas à divulgação dos trabalhos desenvolvidos para a população de rua, além da oferta de serviços, tais como: aferição de pressão arterial, medição de índice glicêmico, distribuição de preservativos, entre outros.
– Terá uma roda de conversa com os moradores, visando identificar as demandas de saúde e assistência social. A intenção é que este formato de abordagem se desdobre nos atendimentos já oferecidos pelas secretarias – complementou.

O “Café da Tarde” é realizado desde abril do ano passado, e já recebeu temas de festa junina e Natal.
O “Café da Tarde” envolve a participação do Programa Consultório na Rua (Atenção à Saúde da População em Situação de Rua), Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps-AD), Centro Pop (Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua) e do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS). Também fazem parte da organização do tradicional evento, as seguintes unidades do Paraíso: Programa de Saúde da Família (PSF), Pronto Atendimento 24h e Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Nesta edição, a equipe do EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Escola Municipal Maria de Assis Barboza, situada no Cabral, também irá participar.

Consultório na Rua

Atualmente, de acordo com Joelma de Faria, existem aproximadamente 150 pessoas sendo acompanhadas pelo programa Consultório na Rua, inclusive gestantes. Em média, são atendidos 20 moradores de rua por dia, sendo predominante o sexo masculino. As abordagens acontecem de segunda à sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde. Todas as segundas e quartas, há acompanhamento noturno também. A equipe itinerante é constituída por profissionais de assistência social, psicologia e enfermagem.

Recentemente, o programa recebeu uma van exclusiva para o atendimento. “O veículo possibilitou a ampliação do atendimento e mais autonomia para a realização das atividades, potencializando o cuidado em saúde desta população”, finalizou.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996