>
domingo, 22 de maio de 2022 - 20:30 h

TEMPO REAL

 

Capa / Nacional / Câmara aprova prosseguimento do impeachment de Dilma

Câmara aprova prosseguimento do impeachment de Dilma

Matéria publicada em 17 de abril de 2016, 23:08 horas

 


Deputados aprovam impedimento de presidente durante sessão neste domingo (foto: Antonio Augusto/ Câmara dos Deputados)

Deputados aprovam impedimento de presidente durante sessão neste domingo (foto: Antonio Augusto/ Câmara dos Deputados)

Brasília – O plenário da Câmara dos Deputados aprovou neste domingo (17) a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). A votação atingiu 367 votos favoráveis à continuidade do processo de afastamento da presidente, com 137 contrários, sete abstenções e duas ausências.

O deputado Bruno Araújo (PSDB-PE) deu o 342º voto  pelo andamento do impeachment, definindo o número necessário para que o processo sejá analisado pelo Senado Federal.  O quórum no painel eletrônico do plenário da Câmara registrou 511 parlamentares presentes na sessão.

A votação

A sessão deste domingo foi aberta às 14 horas pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Após manifestações do relator da Comissão Especial do Impeachment, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), de líderes partidários e representantes da minoria e do governo, a votação começou por volta de 17h45.

Os deputados foram chamados a votar de acordo com ordem definida no regimento interno da Câmara, da região Norte para a Sul do país. O primeiro a votar foi o deputado Abel Galinha (DEM-RR), que disse “sim” ao impeachment.

A discussão do parecer sobre a abertura de processo de impeachment de Dilma, que antecedeu a sessão deste domingo, começou na última sexta-feira (15), durou mais de 43 horas ininterruptas e se tornou a mais longa da história da Câmara dos Deputados.

Histórico

Antes de chegar ao plenário, na Comissão Especial do Impeachment, o relatório de Arantes pela admissibilidade do processo foi aprovado com placar de 38 votos favoráveis e 27 contrários. O pedido de impeachment, assinado pelos juristas Miguel Reale Jr., Janaína Paschoal e Hélio Bicudo, foi recebido por Cunha em dezembro de 2015.

O pedido teve como base o argumento de que Dilma cometeu crime de responsabilidade por causa do atraso nos repasses a bancos públicos para o pagamento de benefícios sociais, que ficaram conhecidos como pedaladas fiscais. Os autores do pedido também citaram a abertura de créditos suplementares ao Orçamento sem autorização do Congresso Nacional como motivo para o afastamento da presidenta.

Collor

Na votação do impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, em 1992, estiveram presentes 480 dos 503 deputados que compunham a Câmara na época. O placar na ocasião foi de 441 votos favoráveis ao impeachment, 38 contrários. Houve 23 ausências e uma abstenção.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

18 comentários

  1. Quem votou na Dilma em 2014 votou pelas seguintes razões: a) ideologia socialista; b) estavam satisfeitos com a economia; c) votaram pela continuidade do seu projeto social; d) votaram em função do alinhamento da coligação captando eleitores na escala municipal; d) uma parcela votou na Dilma pois o PSDB foi incapaz de apresentar um projeto convincente para o Brasil e da idoneidade do Aécio. O PSDB privatizou a Vale por 3 bi enquanto a empresa valia 100 bi e por pouco não privatizou a Petrobras. Mas vai aparecer gente dizendo que se a Petrobras tivesse sido privatizada o PT não teria saqueado a empresa porém teríamos entregue o pré-sal sem este ter sido descoberto. O que quebrou financeiramente a Petrobras foi o dolar alto já que o aluguel e muitos pagamentos de serviços off-shore são feitos nessa moeda

  2. A César o que é de César

    Com ou sem apoio global os coxinhas perdem eleições pois não teem o voto do povo, por isto ficam desesperados.

  3. Depois dessa seção na câmara me recordei do Zoínho que uma vez profetizou que 100% honesto só Jesus Cristo.

  4. CHOOOOOOORA cambada de porcos imundos Petistas.
    Aproveitem q esse final de mês deve rolar pão com mortadela adoidado pra vcs, pra tentar reverter uma situação irreversível. Kkkkkkkk

    • A César o que é de César

      Lilla,
      Esta turma foi derrotada nas urnas em processo democrático eles não sabem mais o que fazer pois não teem o voto do povo,
      este tal de Vai Vendo então é uma ANTA, não deve nem saber a hora que está com fome e fica aí vomitando besteiras.Eles ficam desesperados pois sabem que em uma nova eleição com ou sem o apoio global

    • A César o que é de César

      Pikachu,
      Não somos porcos imundos somos apenas Petistas, e vc não chega a ser um imbecil mal educado, vc fala assim é só porque sua cultura com certeza é pequena e na falta de argumentos grita e xinga, nada absurdo considerando o fato que vc é só mais um coxinha, só mais um pobre de direita.

    • Pikachu imagina se você fosse acusado por um crime. Por quem que você gostaria de ser julgado? Por um tribunal de juízes que estudaram e estudam as leis ou pelos seus vizinhos que odeiam que você coloque música alta, que não gostam da sua religião, do seu time de futebol ou por outro que quer ver você preso para comprar sua casa ? O que aconteceu com a Dilma foi um julgamento político cercado de preconceitos e interesses individuais

    • Ô Framo, a sua presidenta já foi julgada pelo TCU que descobriu o crime dela e a obrigou
      a devolver o dinheiro que você e seus amigos clientes têm na CAIXA e no Banco do Brasil.
      O seu dinheiro foi desviado, Acorda!

      Como você e outros defensores dos vermelhos só escutam a voz do LIDER que dá pão e
      mortadela mais R$ 30,00 então não sabem né?

      Vocês sao tão tontos que não sabem que ao votarem na presidenta levaram junto o
      vice-presidente ou que ao votar no P T e aliados (PMDB no meio) ajudaram a eleger o Cunha.

  5. Atenção turma do jurídico: essa tal de “pedalada” vai virar jurisprudência ou cada governador que cometeu o mesmo “crime” só pode ser afastado com processo de impeachment? Agora é fora Temer, fora Cunha, fora Renan, fora Aécio, fora Serra, fora Alckmin e outros mais.

  6. A faxina contra o socialismo de extrema esquerda esta começando. avante na luta.

    • Os comunistas são insistentes: eles chegaram ao Brasil em 1922 vindos da Europa e estão nos prejudicando até ontem.

      Fizeram lambança em 1930, em 1937 , em 1945, em 1960 até 1964, retornaram em 1985, se fortaleceram em 1988, tomaram o poder em 2003. Eles não desistem fácil não.

      A diferença desde antes é que agora temos as redes sociais para desmascará-los. Todos viram e GUARDARAM OS NOMES deles. Desta vez os comunistas não conseguirão destruir provas e livros das bibliotecas desde 1922.

      Mas atenção, imprima essas notícias com as respectivas fontes, pois podem ser apagadas da net.

  7. José César Gonçalves

    Parabéns para os deputados, porém,infelizmente ainda não acabou e a situação pode ser revertida ,preste bem atenção no que vou falar, durante o governo do PT à CUT se manteve

    • Parabéns aos deputados……….Chega a ser patético.

    • Patético é defender quem te rouba. Vcs não dão uma dentro mesmo, além de elegerem a Dilbandida também elegeram o Temeroso. VCs Deviam ser todos transferidos para PQP.

    • Geninha, se você ou alguém da família e amigos têm conta na CAIXA ou Banco do Brasil tiveram seus dinheiros desviados para pagar programa social do PT. E por sorte sua o TCU descobriu as pedaladas fiscais e obrigou a Dilma a devolver o seu dinheiro.

      senão você, seus familiares e amigos ficariam sem os seus dinheiros.

      E por cima ainda ajudaram a eleger o Temer e o Cunha do PMDB que era partido aliado ao PT.

      O problema dos petistas é que eles não ouvem gente diferente da voz do Lula.

    • Que me desculpe a mula, mais este vai vendo é pior que uma mula.

  8. Só queria saber quem esqueceu a porta do hospício aberta, nunca tinha visto tanta gente doida junta, meu Deus são aquelas pessoas que vão comandar o país? vamos ver daqui alguns meses se vamos chorar ou comemorar.

    • Para quem já tem uma louca que fugiu do hospício governando o país há 5 anos, isso é o de menos!

Untitled Document