terça-feira, 11 de dezembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Câmara de Volta Redonda homenageia metalúrgicos em sessão solene

Câmara de Volta Redonda homenageia metalúrgicos em sessão solene

Matéria publicada em 15 de novembro de 2018, 13:23 horas

 


15 trabalhadores foram agraciados com a Medalha 9 de Novembro, data da maior greve da CSN, em 1988

Sessão solene na Câmara Municipal de Volta Redonda homenageia metalúrgicos (Foto: Divulgação)

Volta Redonda – A Câmara Municipal de Volta Redonda, localizada na Avenida Lucas Evangelista, no Aterrado, realizou na noite de quarta-feira, dia 14, a Sessão Solene comemorativa ao “9 de Novembro”, data marcada pela invasão do exército e da Polícia Militar tentando retomar a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), durante a maior greve da empresa, em 1988. A Medalha 9 de Novembro agraciou 15 trabalhadores e metalúrgicos que se destacaram na luta por melhorias das condições de trabalho.

Autor do Projeto de Resolução (PR) que criou a homenagem, Carlinhos Sant´anna discursou em nome dos vereadores e dos agraciados.

– Em 1988, eu tinha 27 anos e quem viveu sabe muito bem o que passamos nos 17 dias de greve, por causas trabalhistas. E eu estou aqui hoje para contar a história que William, Walmir e Barroso, os operários mortos, não puderam contar. E desde jovem, eu já havia pensado, que quando me tornasse vereador, eu faria esta homenagem aos companheiros metalúrgicos – frisou Sant´anna, ressaltando que o PR foi seu primeiro projeto na Câmara de Volta Redonda.

A vereadora Rosana Bergone (PRTB) entregou a medalha ao metalúrgico aposentado da CSN, Celso Francisco.  Ela justificou que em sua opinião Celso foi um trabalhador exemplar na empresa.

– Entrei como servente e me aposentei como supervisor da Aciaria. Esta homenagem premia o meu trabalho de 40 anos como metalúrgico, pois foram períodos de dedicação e crescimento profissional – comemorou Celso, que levou familiares para a cerimônia.

A presidência do Legislativo foi assumida pelo vereador Fernando Martins que também citou a greve em seu discurso e parabenizou os homenageados. Ele lembrou que participou da primeira greve da empresa em 1984 e na de 1988, na época com a filha recém-nascida,  ele conta que batalharam muito pelas melhorias das condições de trabalho.

A solenidade contou ainda com a presença da ex-deputada Inês Pandeló, o deputado federal eleito, dr. Antônio Furtado, José Eli Mendes, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, José Gama, o Zequinha, presidente do Sindicato dos Rodoviários, Sebastião Paulo, presidente do Sindicato da Construção Civil e Aline Mara, secretária municipal de Cultura.

Na quarta-feira, dia 21, haverá a sessão solene em homenagem à Proclamação da República com a concessão de Títulos de Cidadania Voltarredondense a 22 pessoas indicadas pelos parlamentares. No dia 28, a sessão solene será em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra. As sessões são abertas ao público e começam às 19h30min.

Homenageados Medalha 9 de Novembro: Wagner Martins Magalhães (Carlinhos Santanna); Miguel Antonio Lopes de Souza (Vair Duré); Rondinele Soares de Paula (Luciano Mineirinho); Carlos Alberto de Sant’Anna (José Augusto); Gerson Ferreira de Figueiredo Júnior (Fábio Buchecha); Maria Conceição dos Santos (Jari); José Geraldo Dornelas (Paulinho do Raio X); Waldyr Amaral Bedê (homenagem póstuma) (Rodrigo Furtado); Celso Francisco (Rosana Bergone); Adiel Pereira da Motta (Isaac); Carlos Henrique Perrut de Mello (Granato); José Gama (Pastor Washington); Walmir Batista (Fernando Martins); Marco Antônio de Souza e José Luiz Gonçalves Pereira (mesa diretora).


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

4 comentários

  1. QUEM paravam a CSN eram os operários da FEM O FAMOSO ARRASTÃO a fábrica da FEM ERA O QG E braço direito do SR.JUAREZ ANTUNES. Desde a sua posse no Sindicato a Deputado federal para depois ser prefeito que não chegou a exerce. Quando o ARRASTÃO saia da Fábrica peão da companhia aplaudida.
    JUAREZ ANTUNES IA NA FRENTE COMANDANDO O ARRASTÃO COM O SEU PALETÓ NA MÃO E A GALERA GRITANDO.
    PARA! PARA! PARA! Para!

  2. Homenagem para perrut,é brincadeira né, o cara que entregou tudo que tínhamos , fazia resultados das assembleias, tinha e prender esse calafrio, só mesmo a Câmara vr para prestar homenagem a essa pessoa mais odiada pelos metalurgicosvr.

    • Quem faz uma homenagem destas para o Perrut, não conhece a história de entreguismo do Perrut, juntamente com Luizinho entregaram de mão beijada todos os direitos que os trabalhadores da CSN possuiam. Um dos piores, talvez o pior dirigente sindical que tivemos.

  3. Recebi um convite para ser candidato a vereador por Barra do Piraí , Tem um porém moro na água limpa , Vivi 25 anos na Califórnia , Fui prá lá com 13 anos de idade e lutei muito contra a emancipação do distrito . .Minhas ideologia política é a anexação e já vencemos o primeiro passo . Vamos aguardar o segundo passo .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document